10/12/2016

Vicariato Norte promove Assembleia Pastoral



O Vicariato Episcopal Norte realizou no dia 3 de dezembro, Assembleia Vicarial de Pastoral. O evento aconteceu na Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, no Maracanã. Participaram do encontro os representantes de pastorais, associações, movimentos e serviços de evangelização vicariais.
O propósito principal da assembleia foi avaliar a caminhada pastoral de 2016 e planejar as atividades pastorais para o ano de 2017. O vigário episcopal, Padre Cláudio dos Santos, destacou a importância de se trabalhar a ação pastoral com unidade, esforço e dedicação:
“A Assembleia Pastoral é um momento de encontro e diálogo, para olharmos de perto tudo o que realizamos, para tomarmos consciência das realidades, fortalecer a unidade com dedicação e esforço para melhorarmos o testemunho da nossa fé em Jesus Cristo em nossa ação pastoral", esclareceu o sacerdote.
As atividades planejadas pelo vicariato estão em consonância com o 12º Plano Arquidiocesano de Pastoral, mais conhecido como Plano Pastoral de Conjunto (PPC), que entrou em vigor no dia 12 de outubro. O período de três anos de vigência do PPC foi dividido em três fases: a primeira será o Ano Mariano com foco na família, de 12 de outubro de 2016 a 11 de outubro de 2017; a segunda, dedicada à vocação para o laicato por meio da observação da santidade, será de 25 de novembro de 2017 a 24 de novembro de 2018; e a terceira, que trabalhará o tema da vocação para a santidade, com foco no sacerdócio e na vida consagrada, terá início em 25 de novembro de 2018 e culminará em 23 de novembro de 2019.
O novo plano concentra o que há de mais importante nas urgências da ação evangelizadora: o Ano Santo da Misericórdia e da missionariedade. Para o tema da família, a referência oficial será o documento resultante do Sínodo da Família, em 2015, e a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, que serão trabalhadas ao longo do ano no Vicariato Norte.

O tema a ser trabalhado nesta primeira fase do PPC será “Maria, mãe das famílias”. O Ano Jubilar Mariano, iniciado em 12 de outubro, foi estabelecido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) devido ao fato de 2017 ser o ano em que se comemoram 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul – fato que deu início à devoção à padroeira do Brasil. Em 2017, celebraremos o centenário da aparição de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal.
A proposta é celebrar o Ano Mariano com o enfoque familiar, destacando a realidade familiar, como nos indicou o Papa Francisco na Exortação Amoris Laetitia. Para incentivar e motivar essas ações, a imagem missionária de Nossa Senhora Aparecida, que foi doada pelo Santuário Nacional durante a romaria ocorrida em agosto passado, percorrerá toda a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

No encerramento da assembleia, padre Cláudio destacou o empenho e a participação de todos, agradecendo o apoio e carinho que sempre recebeu da coordenação vicarial, desde que foi designado para o pastoreio do Vicariato Episcopal Norte:
"Vocês todos sabem que são a minha família e que, em Cristo Jesus, formamos uma só família. Eu só tenho a agradecer por todo o apoio que sempre recebi de todos nesse trabalho de evangelização. Renovemos a confiança em Deus e continuemos esse trabalho, juntos, em 2017", concluiu.

Após a assembleia, os presentes participaram de uma singela confraternização, reforçando o espírito alegre e fraterno registrado ao longo de todo o encontro.
Foto: Divulgação
ArqRio.org

Nenhum comentário: