09/09/2016

Blog prega voto católico consciente



  
O Brasil vive mais um período eleitoral, desta vez para escolha de prefeitos e vereadores. Diante de inúmeros desafios que a sociedade enfrenta atualmente, a participação consciente do eleitor, dentre eles, o católico, é ainda mais importante e fará diferença na construção do futuro. 
    Com o objetivo de oferecer aos católicos do Brasil uma ferramenta para ajudar na escolha de seu candidato, alguns fiéis leigos criaram o blog Voto Católico Brasil.org (http://votocatolicobrasil.org/). Segundo seus administradores, esta é  uma iniciativa apartidária, que não tem, portanto, intenção de beneficiar nenhum candidato em especial. "Está aberto a todos os candidatos que se comprometam com os valores cristãos e inalienáveis da humanidade, a defesa da vida, a Doutrina Social da Igreja, a ética e a dignidade humana", afirma a sua página de apresentação.
Para que um candidato tenha sua campanha divulgada no blog é solicitado que sejam Ficha Limpa, que assinem um "termo de compromisso", registrado em cartório, e que não estejam vinculados a partidos cujo projeto político possua contradição com os valores citados.  "À coordenação deste trabalho é reservado o direito de não divulgar candidatos que, embora se denominando católicos, estejam filiados a partidos políticos que, em seus estatutos, defendam leis e atos administrativos que ferem os princípios e valores da fé católica. Entretanto, poderá vir a ser avaliado o pedido daqueles que, estando vinculados a tais partidos, obtenham destes uma autorização por escrito para legislar ou governar segundo a sua consciência católica e não segundo a orientação da bancada", esclarece os administradores na página oficial.
 Mas por que é importante incentivar o voto consciente dos católicos especificamente? A explicação é dada pelo próprio blog, na página "Sobre nós":
"É extremamente importante e urgente que os eleitores católicos conheçam candidatos comprometidos com os ensinamentos da Igreja, para que, melhorando sua representação no campo das decisões políticas, possam ajudar a conter diversas ameaças e hostilidades que atualmente vem ocorrendo contra a família, a vida e a Igreja. Exemplo dessas hostilidades é a seguinte situação: em diversas escolas de ensino fundamental e médio do Brasil, as nossas crianças estão recebendo ensinamentos da ideologia de gênero, que incentiva, entre outras coisas, que elas devem experimentar relações homossexuais. Isso é inaceitável. O eleitor católico pode impedir que essa agressão às crianças continue acorrendo."
Sobre a Ideologia de Gênero, o Papa Francisco foi claro em sua reprovação: "A ideologia de gênero é um erro da mente humana que provoca muita confusão”, disse o Pontífice em sua viagem à Nápoles, na Itália, em março de 2015. Além dessas questões, há ainda inúmeras tentativas de se aprovar a retirada de símbolos religiosos de espaços públicos, a legalização do aborto e do uso indiscriminado das drogas, a equiparação de uniões homoafetivas à condição de família, entre outras.
Como inspiração para seu trabalho, o Voto Católico Brasil.org utiliza os documentos do Concílio Vaticano II, que destacam a índole secular dos leigos e a "Nota doutrinal sobre a participação e comportamento dos católicos na vida política", da Congregação para a Doutrina e a Fé. Em um de seus trechos, o texto afirma que as sociedades democráticas atuais exigem novas e mais amplas formas de participação na vida pública da parte dos cidadãos, cristãos e não cristãos. "Todos podem, de fato, contribuir através do voto na eleição dos legisladores e dos governantes e, também de outras formas na definição das orientações políticas e das opções legislativas que, no seu entender, melhor promovam o bem comum."
O batizado não pode separar fé de vida pública, destaca o documento,  e a "liberdade política não é nem pode ser fundada sobre a ideia relativista, segundo a qual, todas as concepções do bem do homem têm a mesma verdade e o mesmo valor".
"Se o cristão é obrigado a 'admitir a legítima multiplicidade e diversidade das opções temporais', é igualmente chamado a discordar de uma concepção do pluralismo em chave de relativismo moral, nociva à própria vida democrática, que tem necessidade de bases verdadeiras e sólidas, ou seja, de princípios éticos que, por sua natureza e função de fundamento da vida social, não são 'negociáveis' ", enfatiza a Congregação para a Doutrina da Fé. 
É por esse motivo que os coordenadores do Voto Católico Brasil.org afirmam que nos dias atuais se faz ainda mais importante a reflexão da responsabilidade política dos fiéis católicos e o seu discernimento acerca das políticas públicas que apóiem e dos políticos que ajudam a eleger, pois o futuro da sua cidade, do seu país e de todo o mundo começa também no dia da eleição.
Conheça o projeto: http://votocatolicobrasil.org/
Curta a página no Facebook: http://fb.com/votocatolicobrasil.org
Andréia Gripp

Nenhum comentário: