31/05/2014

Recado do Pe. Gleuson no Face

Amanhã ,1/6, Domingo da Ascensão do Senhor , o DIA DA PROMESSA, estarei 

celebrando na São Joaquim as10 e 18h !!! Lembrando que teremos ainda nesta 

semana de Oração pela UNIDADE DOS CRISTÃOS nesta que é a primeira quarta-feira 

do mês nossa MISSA DA RESTAURAÇÃO às 19 h !!! Vivendo a força da PROMESSA 

!!!! Tb teremos no DOMINGO DE PENTECOSTES AS MISSAS 10 e 18, porém a das 

18 será antecedida de uma maravilhosa TARDE DE LOUVOR que contará com as 

especiais presenças JACIRA MOURÃO e TERESA ARRUDA !!! Teremos : LOUVOR-

ADORAÇÃO -PREGAÇÃO -CURA INTERIOR -SANTA MISSA na qual estarei tb 

comemorando os meus 13 anos de SACERDÓCIO !!!! Informações tel 22733596

 POSSO ESPERAR POR VC???

30/05/2014

Pascom da 5a. Forania comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociaiscom evangelização na Rua Dias da Cruz

Neste domingo (1º), acontece uma manhã de louvor e celebração da Santa Missa, na Rua Dias da Cruz, no Méier, a partir das 08 horas. Com o tema “A Igreja comunica com alegria a Boa Nova”, as paróquias da 5ª Forania do Vicariato Norte se reunirão para celebrar o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMC).
A proposta do evento é levar a Palavra de Deus para fora dos muros da Igreja. Uma ótima oportunidade para ir em busca de um “autêntico encontro”, como orienta o Santo Padre em sua mensagem para reflexão sobre a comunicação no mundo de hoje (A comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro).  
Além da presença dos párocos Antônio José, Leandro Cury, Monsenhor Gustavo Auler e Camilo Albuquerque, o evento contará com a participação da Pastoral da Juventude da forania (Pajuvin) e com os agentes das diversas pastorais e movimentos católicos para prestar orientação ao público presente.
Doação de alimentos - A quem puder, os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos serão doados a uma instituição de caridade da região e para o centro de acolhimento da população de rua, que fica na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José.
A celebração está sendo organizado pela Pastoral da Comunicação das paróquias Nossa Senhora de Fátima R.T.S (Todos os Santos); N. Sra. da Conceição e São Sebastião (Engenho de Dentro); N. Sra. da Conceição e São José (Eng. de Dentro); Capela Jesus Eucaristia (Eng. de Dentro) e Santo Antônio (Água Santa).
Sobre o DMC - O Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMC) é celebrado no dia da Ascensão do Nosso Senhor Jesus Cristo. A data é móvel e neste ano de 2014 será no dia 1º de junho, neste domingo. A cada ano, a mensagem do Papa é anunciada em setembro e publicada na integrada em 24 de janeiro. Nesse dia em janeiro, celebra-se São Francisco de Sales, doutor da Igreja e patrono dos jornalistas e escritores.
Confira na íntegra a 48ª mensagem do Papa Francisco em celebração ao DMC

24/05/2014

Pascom comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais, peregrinando pelos santuários marianos

A Pastoral da Comunicação do Vicariato Norte abriu a semana da comunicação com uma peregrinação aos santuários marianos (Na. Sa. Fátima e de Schoenstatt). Pe. Jefferson falou sobre as mídias sociais da arquidiocese do Rio - #ArqRio. Pe. Ramon, assessor eclesiástico da Pascom V. Norte, refletiu com o grupo sobre o tema da mensagem do Papa Francisco: " Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro". A missa foi celebrada por D. Orani J. Tempesta, às 14h30. Ele recebeu como lembrança uma charge sua feita pelo cartunista da 5a. Forania do Vicariato Norte, José Antônio. A missa e o Terço da Misericórdia foram transmitidos pela Rádio Catedral.

16/05/2014

4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação

Vamos para o 4º Encontro da Pascom e 2º Seminário dos jovens comunicadores! 

Vamos para o 4º Encontro da Pascom e 2º Seminário dos jovens comunicadores! / Arqrio
A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB realiza de  24 a 27 de julho de 2014, na cidade de Aparecida-SP, o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores. O evento aguarda cerca de 800 agentes da Pascom, jovens comunicadores, professores, profissionais, pesquisadores da área da comunicação preocupados com a comunicação nos Regionais, Dioceses, comunidades, congregações, Instituições e sociedade em geral.
O evento conta com palestrantes do exterior como Pe. Antonio Spadaro, Leticia Soberon e Cristiane Monteiro que irão refletir nos painéis e nos seminários temáticos. Foram convidados pesquisadores e professores do Brasil, como Moisés Sbardelotto, Elson Faxina, entre outros.
No período da tarde os relatos das experiências e a fundamentação teórica, certamente irão contribuir de forma efetiva na formação dos agentes da comunicação de forma concreta e real.
Outro momento importante será a reflexão do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil que, após uma gestação de 12 anos, todos os envolvidos com a comunicação podem contar com o texto denso, prático e acessível a todos, pautando a comunicação da Igreja em dialogo com a sociedade.
Está sendo organizado um grande show para o dia 25 à noite e será transmitido ao “vivo” pelas TVs Católicas e conta com a presença do Pe. Zézinho, o grupo Ir ao Povo e o Grupo Chamas. Vai ser uma festa comemorativa pela comunicação na Igreja. Na ocasião serão homenageados os responsáveis pelas emissoras televisivas católicas.
Este evento conta com sua valiosa presença que certamente irá enriquecer com suas contribuições no sentido de se envolver, provocar e suscitar a prática da comunicação mais justa a fraterna na sociedade atual.
Diante da importância do evento que vem favorecer a comunhão, o diálogo, a partilha das experiências de todos os envolvidos com a comunicação de todo o Brasil, pedimos que divulguem, façam sua inscrição, caso ainda não tenham se inscrito para que possamos aos pés de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da comunicação da Igreja no Brasil, pedir que nos ensine a comunicar Cristo a todos como ela o comunicou e continua comunicando.
Contamos com sua colaboração,
Pe. Clovis Andrade de Melo
Ir. Elide Maria Fogolari
Assessores da Comissão para a Comunicação da CNBB

14/05/2014

Adeus Pe. Nelson Rabello - Igreja de Sant'Ana

VELÓRIO PADRE NELSON RABELLO - IGREJA DE SANT'ANA
Início do Velório: Hoje, 14/5, a partir das 16 horas - Igreja de Sant'Ana
Às 18.00h, Missa na Intenção do Padre Nelson
Amanhã: Ao meio-dia Missa de Corpo Presente. Celebrante Cardeal ArcebispoDom Orani João Tempesta. Sepultamento, às 14 horas, no cemitério da Ordem do Carmo - no Caju.

Manhã de Formação para a Pastoral da Saúde e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs)

Pastoral da Saúde e  MESCs
Manhã de Formação
Dia 24/5, das 8h às 13h
Ed. João Paulo II - 2º andar

08/05/2014

Vamos peregrinar com a Pascom V. Norte?

Dia 24/5, saída do Vicariato Norte, às 8h.

Fale com o coordenador forâneo da Pascom de sua Forania:
1ª Forania:
2ª Forania:
Sandra Mara: smrgs@terra.com.br
3ª Forania:
Maria Alice: malice.pereira2012@gmail.com
Alba: moraes.alba@gmail.com
Maria de Fátima: mfatima.pascom@yahoo.com.br
4ª Forania: 
Paula: paula.alberigi@globo.com
Marcelo: marcelo.felix@globo.com
5ª Forania:
6ª Forania:
Igor: marquesigor5@gmail.com 
Eurides: epsilvas@gmail.com


REDE VIDA - Assembleia CNBB - Programa Tribuna Independente

http://www.redevida.com.br/programa/tribuna-independente/entrevistas/cobertura-da-assembleia-da-cnbb-2014-parte-2.html

REDE VIDA - Assembleia CNBB - Parte 2

http://www.redevida.com.br/programa/tribuna-independente/entrevistas/cobertura-da-assembleia-geral-da-cnbb-com-pe-marcial-macaneiro-parte-2.html

REDE VIDA - Assembleia da CNBB - Programa Tribuna Independnte

http://www.redevida.com.br/programa/tribuna-independente/entrevistas/cobertura-da-assembleia-da-cnbb-2014-parte-1.html

Notícias da Basílica Santa Teresinha - Tijuca

Queridos paroquianos e amigos,
Já está disponível no site a edição eletrônica do Boletim Chuva de Rosas de maio, que será distribuído após as Missas do próximo final de semana.
Dedicamos o informativo deste mês à recordação da Semana Santa e à reflexão sobre a vivência cristã após a Páscoa. Logo na primeira página, Frei Fábio, na seção Mensagem do Pároco, nos atenta para não cairmos no erro de considerar Jesus somente como uma figura histórica, sem perceber Sua presença em nossas vidas. Jesus, como diz nosso pároco, continua caminhando conosco.
Dando seguimento a esse pensamento, Alexandre Britto, na coluna Liturgia, nos convida a pensar a espiritualidade deste importante momento que é a Páscoa, enfatizando a participação na vida de Cristo Ressuscitado. Já na coluna Espiritualidade de SantaTeresinha, José Grillo volta a atenção para a santidade de Maria, que sustentou a esperança da Ressurreição, na primeira parte de sua ponderação sobre a unidade dos cristãos.
Após a exposição das diversas abordagens sobre o tempo pascal, relembramos as principais atividades e celebrações que ocorreram durante a Semana Santa no texto da última página. A cobertura fotográfica completa também já se encontra no site.
Neste boletim, ainda prosseguimos com a nova coluna, apresentando mais um trecho da Encíclica Deus Caristas Est, do papa emérito Bento XVI, em que reflete acerca da vida em comunidade e na prática do amor; e divulgamos uma chamada sobre a Pastoral da Sobriedade.
Por fim, convidamos todos a acompanhar os avisos e a agenda dos eventos do mês através também do site e da nossa página no Facebook (acessível por meio do link:https://www.facebook.com/PascomSantaTeresinhaTijuca?fref=ts).
 A paz de Cristo Ressuscitado,
Rodrigo Pinto Tiradentes   Pascom

07/05/2014

Atendimento aos desalojados da OI/Telerj

04/05/2014 21:42 - Atualizado em 06/05/2014 13:22 
Por: Andréia Gripp (andreiagripp@testemunhodefe.com.br)

Paróquias do Rio se revezarão no atendimento aos desalojados da Oi/Telerj 0

Paróquias do Rio se revezarão no atendimento aos desalojados da Oi/Telerj / Arqrio
Atendendo ao pedido feito pela arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, as paróquias da arquidiocese, unidas, se responsabilizarão pela alimentação e assistência espiritual das pessoas desalojadas do prédio da Oi/Telerj que foram transferidas, no sábado, dia 3 de maio, da Catedral para a Igreja Nossa Senhora do Loreto.

>>> "Aqui estamos seguros e abrigados. Confiamos na Igreja"
O planejamento desta ação foi feito durante uma reunião realizada no domingo, dia 4 de maio, na paróquia da Ilha do Governador, e dirigida pelo vigário episcopal para a Caridade, cônego Manuel Manangão. Na ocasião, padres, religiosos e leigos representantes das paróquias da cidade se comprometeram com o plano de ação.
“Todas as nossas paróquias, de alguma forma, generosamente atuarão junto aos desalojados. Estamos com o coração aberto e queremos que eles resgatem a sua dignidade. Tenhamos claro que não somos tutores deles. Somos irmãos que estamos juntos neste caminho de luta por uma vida digna”, afirmou cônego Manangão.
Por sugestão dos participantes da reunião, os dias da semana serão divididos pelos vicariatos territoriais. Cada um ficará responsável por, num dia por semana, prover a alimentação e os materiais de higiene (pessoal e geral) necessários para manter o abrigo e dar condições dignas de vida às pessoas que ali estão, enquanto aguardam uma solução definitiva do poder público para as suas reivindicações. Esta ajuda será mantida pelo tempo em que essas pessoas estiverem abrigadas pela Igreja.
Segundo orientação do pároco da Igreja Nossa Senhora do Loreto e vigário episcopal do Vicariato Leopoldina, padre Alex Siqueira, é melhor que os alimentos cheguem ao abrigo já prontos, em quentinhas. A cada dia devem ser providas quatro refeições, para uma média de 150 a 200 pessoas, das quais, cerca de 50% são crianças.
Os materiais de higiene serão listados pelas assistentes sociais da arquidiocese e passados para os vigários episcopais. “Todo o trabalho e toda doação, deverá obedecer ao plano organizado pelos vicariatos. Todas as iniciativas de ajuda são bem-vindas, mas devem estar inclusas nesse plano, para que as ações sejam eficazes”, frisou o vigário episcopal para a Caridade.
temp_titleabrigo_desalojados_oi_telerj_3___Cpia_04052014213754A divisão ficou assim estabelecida:
Segunda-feira: Vicariato Leopoldina
Terça-feira: Vicariato Sul
Quarta-feira: Vicariato Norte
Quinta-feira: Vicariato Jacarepaguá
Sexta-feira: Vicariato Oeste
Sábado: Vicariato Urbano

Domingo: Vicariato Suburbano
Por ser o menor vicariato e por possuir em sua região paróquias históricas, em áreas comerciais, sem comunidade, o Vicariato Urbano contará com a ajuda de foranias de outros vicariatos maiores. Essa ajuda será coordenada pelos vigários episcopais, com a ajuda das assistentes sociais da arquidiocese.
“Continuaremos nossa missão de mediadores nesse processo de diálogo com o poder público. Precisamos ajudá-los em suas necessidades mais urgentes, mas precisamos também atuar junto aos governos para que essas pessoas tenham os seus direitos garantidos”, pontuou o cônego.
 Novas comunidades e movimentos também são convocados
temp_titleabrigo_desalojados_oi_telerj_1___Cpia_04052014214024Além dos alimentos e materiais diversos, as pessoas que se encontram abrigadas na Igreja Nossa Senhora do Loreto precisam da presença amiga dos fiéis. Em meio aos desafios e à situação de abandono que eles viveram desde que foram retirados do prédio da Oi/Telerj, a solidariedade dos fiéis, padres e religiosos que os acompanharam todos os dias no acampamento em frente a Catedral foram um diferencial na vida de cada um.
Orientação espiritual e pessoal, orações e celebrações marcam a vida de quem luta a cada dia para não perder a esperança.
Religiosos de diversas espiritualidades têm se revesado neste serviço de amor. E para manter essa assistência, a Arquidiocese do Rio está convocando todas as novas comunidades e movimentos a doarem uma parte do seu tempo para estarem junto aos que sofrem.
O planejamento dessa atividade será feita amanhã, às 20h, numa reunião convocada pelo vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, na Paróquia Nossa Senhora do Loreto.
“Todos os responsáveis por novas comunidades que atuem nesta arquidiocese estão convocados. E todos os movimentos estão convidados a se juntarem a nós, para juntos sermos a presença de Cristo em meio a essas pessoas que sofrem”, afirmou Dom Roberto.

A Igreja Nossa Senhora do Loreto fica na Avenida Maracajás, 635, Galeão, Ilha do Governador.

V Encontro de Coroinhas Jovens do Vicariato Norte


06/05/2014

Pascom Vicariato Norte e o Dia Mundial das Comunicações Sociais



Solicitação à PASCOM - Pastoral da Comunicação

Caros agentes da Pascom,
Mais uma vez solicitamos o apoio e a participação de todos vocês no trabalho de comunicação da Igreja do Rio. A equipe responsável pelas Mídias Sociais da Arquidiocese do Rio, coordenada pelo Padre Jefferson Merighetti, está intensificando a divulgação das redes sociais ARQRIO, a fim de conseguir novos seguidores que curtam, compartilhem e acessem as publicações que diariamente são veiculadas em todos os meios.

Essa iniciativa se deu, pois a equipe identificou uma fraca interação de muitos fiéis e membros de pastorais nos compartilhamentos, retuitagens, curtidas, etc, das redes sociais de paróquias e grupos com as redes da ARQRIO.

Por isso, pedimos que convidem os demais agentes da Pascom e membros de outras pastorais, grupos e associações para que acompanhem as nossas mídias sociais. Além disso, que também coloquem nas páginas pessoais e de suas referidas paróquias o convite para que outros se tornem seguidores desses meios de evangelização.
Em caso de dúvidas e sugestões o contato com a equipe pode ser feito através do e-mail: midias@arquidiocese.org.br
Att.
Igor Marques
Coordenador da Pascom na 6ª Forania do Vicariato Norte
Mídias da Arquidiocese do Rio
Fanpage: Facebook.com/arqrio
Twitter: twitter.com/arqrio
Foursquare: foursquare.com/arqrio
Youtube: youtube.com/arqrio
Flickr: flickr.com/arquirio
Pinterest: pinterest.com/arqrio
Tumblr: arqrio.tumblr.com
Sound Cloud: soundcloud.com/arqrio

04/05/2014

Reunião marca atuação das paróquias junto aos desalojados

Uma reunião convocada pela Arquidiocese do Rio reuniu na Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, neste domingo,dia 4 de maio, padres e representantes das paróquias da cidade para juntos traçarem um plano de ação junto aos desalojados da Oi/Telerj que estão abrigados naquela paróquia.
Os vicariatos episcopais ficarão responsáveis por prover a alimentação e os materiais de higiene (pessoal e geral) necessários para manter o abrigo e dar condições dignas de vida às pessoas que ali estão, enquanto aguardam uma solução definitiva do poder público para as suas reivindicações.
Cada vicariato ficou responsável por um dia da semana:
Segunda-feira: Vicariato Leopoldina
Terça-feira: Vicariato Sul
Quarta-feira: Vicariato Norte
Quinta-feira: Vicariato Jacarepaguá
Sexta-feira: Vicariato Oeste
Sábado: Vicariato Urbano (com a ajuda de foranias de outros vicariatos maiores)
Domingo: Vicariato Suburbano
A organização ficará a cargo dos vigários episcopais, junto com o clero da sua região. (Fotos: Armênio Pinto de Souza)


Um padre e um leigo de cada Paróquia e de Novas Comunidades do Rio, hoje, 4/5, 14h, na Ilha.

A Arquidiocese do Rio divulgou uma nota convocando todas as paróquias para uma reunião neste domingo, dia 4 de maio, na Paróquia Nossa Senhora do Loreto.

Confira o texto:

A Arquidiocese do Rio de Janeiro convoca um padre, mais um leigo, de cada paróquia da cidade, para uma reunião amanhã, domingo, dia 04 de maio, às 14h, na Igreja N. Sra. do Loreto, na Ilha do Governador. Nessa igreja estão abrigados as famílias que foram transferidas da Catedral. A reunião tem o objetivo de partilhar as ações que serão assumidas por toda a arquidiocese como um dos gestos concretos do Ano da Caridade. Também estão convocados os responsáveis, mais um membro, das Novas Comunidades.

O endereço é: Estrada do Maracajá, 635, Galeão, Ilha do Governador
Telefones: 3393-6474, 3393-8623

5ª Feira da Cidadania - Paróquia Nª Sª Conceição e S. José, no Engenho de Dentro

Ao todo, 817 pessoas buscaram os serviços de prevenção à saúde e orientação jurídica na Feira da Cidadania da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, no Engenho de Dentro. A quinta edição da Feira aconteceu neste sábado (03), e contou com a parceria do Lions Club RJ Cachambi.
 Além dos serviços gratuitos, nove casais se inscreveram para a realização do casamento coletivo. Houve também distribuição de livros para crianças, jovens e adultos. No segundo semestre deste ano, a Feira está prevista para acontecer na Igreja Jesus Eucaristia, no dia 04 de outubro, na Rua Dona Teresa, 72, no mesmo bairro.
Parabéns, Monsenhor Gustavo Auler, o pároco, e todos os participantes desta obra.
Pastoral da Comunicação
Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José
Engenho de Dentro, Rio de Janeiro
"Somos todos comunicadores de Cristo"