29/04/2014

Paróquia Nª Sª da Conceição e S. José promove 5ª Feira da Cidadania




Feira da Cidadania na Paróquia N. Sra. da Conceição e São José

Neste sábado, 03, acontece a 5ª Feira da Cidadania na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, no Engenho de Dentro. Das 09 às 14 horas, serão oferecidas muitas atividades gratuitas com foco na prevenção da saúde, orientação jurídica e previdenciária, emissão de carteira de trabalho, inscrição para casamento coletivo, entre outras. Paralelo às ações, haverá recreação infantil. A Feira é uma parceria com o Lions Club RJ de Cachambi.

Confira as atividades gratuitas:

· Acuidade visual com encaminhamento para exame de refração (exame de vista);
· Teste de glicose;
· Aferição de pressão arterial;
· Triagem auditiva;
· Aplicação de flúor;
· Identificação de tipo sanguíneo;
· Medidas antropométricas (peso corporal);
· Orientação nutricional;
· Prevenção ao mosquito da dengue;
· Auriculoterapia (tratamento alternativo no ouvido);
· Massagem;
· Corte de cabelo;
· Orientação jurídica e previdenciária;
· Emissão de carteira de trabalho (documentos necessários: 1 foto 3x4 com fundo branco, carteira de identidade ou certidão de nascimento ou casamento)
· Inscrição para casamento comunitário;
· Orientação do grupo familiar Al-Anon (para amigos e familiares de alcoólicos).

Serviço:

5ª Feira da Cidadania (atividades gratuitas)

Sábado (03/05), das 09 às 14 horas.

Paróquia N. Sra. da Conceição

Av. Amaro Cavalcanti, 1761, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.

25/04/2014

23/04/2014

Santuário Salette: Missa da Reconciliação


Catequese e Bíblia agora tem site

A Comissão Episcopal de Pastoral para a Animação Bíblico Catequética está com seu site. Agradecemos a todos que nos visitaram durante estes anos aqui no blog Catequese e Bíblia. Iremos deixar no ar por termos muitos artigos publicados. Informamos que não iremos postar artigos no blog e sim no site. Contamos com a sua ajuda na divulgação do mesmo.

http://www.catequeseebiblia.com.br/

Paróquia Nª Sª da Conceição e S. José celebra Páscoa com moradores de rua



A Pastoral Arquidiocesana da População de Rua do Rio de Janeiro celebrou a Páscoa com cerca de 30 moradores de rua, nessa terça-feira, 22, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, no Engenho de Dentro. Desde o início desse mês de abril, o local se tornou um centro de acolhimento, na região, para esses nossos irmãos socialmente excluídos.
Todas as manhãs de terças-feiras, eles são recebidos com um café da manhã reforçado, usufruem de uma estrutura para realizar a higiene, como banho e serviço de cabelo e barbearia, e troca de vestimenta e, em seguida, almoçam. De acordo com o coordenador da Pastoral Arquidiocesana, Monsenhor Gustavo Auler, agora a Paróquia concentra uma série de atividades que vai desde o acolhimento espiritual, atendimento às necessidades básicas até a orientação profissional, dependendo da situação de cada cidadão.
Lá, uma equipe de voluntários está a postos para ouvir seus problemas e auxiliá-los. Quem quiser contribuir com as atividades, basta comparecer ao local, a partir das 07h30, das terças-feiras. Outra ajuda, também muito bem vinda, é a doação de roupas, material de higiene pessoal e alimentos, como carne vermelha e frango, para a preparação das refeições. Segundo uma das voluntárias, Cremilda de Souza, a maioria das pessoas atendidas é homem, por isso, há uma procura maior por roupas e sandálias masculinas nos tamanhos 40, 41 e 42.
Todos podem ajudar divulgando o trabalho, informando àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social que a Igreja Católica disponibiliza agora, em nossa região, esse novo espaço em defesa da vida. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José fica na Avenida Amaro Calvacanti, número 1761, no bairro Engenho de Dentro. Informações: 2269-9595.
Link para as fotos:

Não haverá mais a missa e a caminhada do Setor Juventude do Rio no dia 27/4.

Nova nota da arquidiocese do Rio de Janeiro

A Arquidiocese do Rio de Janeiro vem atualizar as informações relativas à ocupação da Catedral de São Sebastião pelo grupo OI/Telerj.
Desde o primeiro momento, a Arquidiocese do Rio tem prestado assistência aos efetivamente necessitados. Ao mesmo tempo, permanece em contínua mediação entre os necessitados e os poderes públicos, desejando uma solução definitiva para esta e para as demais questões ligadas à moradia.
Considerando que as primeiras negociações, ainda na sexta-feira, dia 18, não surtiram efeito, a Arquidiocese, nos termos da condição apresentada pelos ocupantes, condição essa divulgada pela imprensa, mediou o encaminhamento dos mesmos para um abrigo especial da Prefeitura, com a presença ininterrupta de diversas instituições da Igreja.
À diferença da primeira proposta, todos os ocupantes seriam, nesta segunda possibilidade, conduzidos a um único local, nos termos da solicitação dos ocupantes. A permanência no abrigo se daria até que uma solução definitiva viesse a ser encontrada. Esta segunda proposta, entretanto, não foi, na manhã de hoje, aceita pelos ocupantes, que solicitaram permanecer na Catedral ainda por algum tempo.
Diante desse novo fato, a Arquidiocese do Rio de Janeiro continua acompanhando as famílias que se encontram na Catedral, prestando-lhes apoio espiritual e humano. Ao contrário do que erroneamente se divulgou, não houve, em momento algum, por parte da Igreja manifestação no sentido de retirada dos ocupantes.

Rio de Janeiro, 23 de abril de 2014.

22/04/2014

Missa de S. Jorge

O arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta, presidirá a missa em ação de graças, às 12h, na Paróquia São Gonçalo Garcia e São Jorge, no Centro do Rio de Janeiro. A igreja está localizada na Rua da Alfândega, 382, esquina com a Praça da República. Informações: 2221-9661. 

Rádio Catedral FM 106.7 informa

Monsenhor Joel Portella comenta preocupação com manifestantes

E-mailImprimirPDF
Monsenhor Joel Portella, coordenador de pastoral e pároco da Catedral de São Sebastião, cujo terreno está sendo ocupado por pessoas que viviam no terreno da Oi/Telerj, no Engenho Novo, também falou nesta segunda-feira 21/4 sobre a situação no local, em entrevista à repórter Marcylene Capper, no programa Rádio Catedral Especial. Ele disse que “nossa preocupação é primeiro com as pessoas que ali estão; em segundo, com a questão da moradia, entre outras”. Afirmou ainda que a Arquidiocese tem recebido todos os tipos de interpretação sobre o esse fato. ”Muitos estão impactados com a porta da catedral fechada, mas a essas pessoas convido a se informarem melhor”, alertou.
www.radiocatedral.com.br

Rádio Catedral informa sobre a situação da invasão da Catedral Metropolitana

A Rádio Catedral FM reuniu as perguntas mais comuns dos ouvintes sobre os últimos acontecimentos na Catedral de São Sebastião e fez um programa especial. Ouça a reprise no dia 22/04, às 11h06.

18/04/2014

Fotos das celebrações nas paróquias

Agentes da Pascom - Urgente!

D.Orani solicita que as Pascons enviem para o Igor, do Testemunho de Fé, jornal@testemunhodefe.com.br,
ou jornalismo@radiocatedral.com.br, FOTOS dos momentos celebrativos e Via- Sacra das paróquias.
Pascom Vicarial

16/04/2014

16/4, 19h: Três paróquias da 6ª Forania do Vicariato Norte realizam a Procissão do Encontro


Atenção, Círculos Bíblicos! Vejam como chegar em Padre Miguel, dia 1º/5.

Centro de Convivência de Padre Miguel.
                           Rua Francisco Real, 365 Padre Miguel Tel. 3377-2629.
Como chegar?   Melhor caminho:  Trem
Trem. Descer na estação de Padre Miguel, lado esquerdo de quem vai para Santa Cruz e lado direito para Central.
Referencia: Igreja Sagrado Coração de Jesus, é só seguir em frente, é logo na Praça dos Abrolhos.
Avenida Brasil: Saída Deodoro, após o quartel dos Bombeiros - viaduto, seguir na direção Vila Militar, vai em frente, segue o transito e  sairá na estação Padre Miguel. Igreja – segue em frente, Praça dos abrolhos. Chegou. ( Deodoro – Vila Militar – Magalhães Bastos – Realengo  - Padre Miguel)
Zona Norte: Metro até a Central do Brasil – Trem (direção Santa Cruz), no feriado o trem é parador, tempo até Padre Miguel,  50 minutos. Atenção ao intervalo dos trens 40 minutos.
Leopoldina e Suburbano. O ônibus 918, Bonsucesso – Bangu -  passa por Ramos, Olaria, Penha, Vicente de Carvalho, Pilares, Madureira, Osvaldo Cruz, Bento Ribeiro, Marechal Hermes e segue, passando Por Padre Miguel, (estação) -  Igreja e Praça dos Abrolhos.
Ônibus : Cascadura xSepetiba
Van : Cascadura x CosmosObs. Em Cascadura existem linhas de ônibus para Bangu e Senador Camará, que passam por Padre Miguel.  Mesma dica – Estação – Igreja  e Praça dos Abrolhos.
Jacarepaguá.Melhor direção, ônibus ou Van até Madureira. Trem (direção Santa Cruz) ou o ônibus 918, direção Bangu.
Ônibus – Marechal Hermes – 786 MARECHAL-CAMPO GRANDE.
 Carro Praça Seca – Intendente Magalhães – Sulacap – Realengo  - Padre Miguel.
Na Taquara tem Van para Bangu e Campo grande. Demora e é mais cara.
Urbano e Sul.
É melhor usar Metro-trem.
Linha de ônibus com ponto final na Av. Chile. (Petrobras). Viagem demorada.
Barra da Tijuca:
Melhor opção – Barra para Jacarepaguá (Praça Seca) – Sulacap – Realengo – Padre Miguel.
Obs.
1-Dúvidas de como chegar é só falar comigo. Virgínio – 2413-4079 (noite), melhor horário.
2- Dia do evento 9 8794-8090





13/04/2014

Semana Santa - Palavra de Pe. Antônio José

A missa de Páscoa da Paróquia Nª Sª da Luz do Rocha terá transmissão pela internet.

Amigos, a Missa da Páscoa no próximo domingo 20/04, às 10h, terá transmissão ao vivo pela internet e celular.

Click aqui www.twitch.tv/pascomnsluz

Vamos Divulgar e Compartilhar!

Missão Jovem na Amazônia! Jovens, inscrições em maio!

Serviço
Missão Jovem na Amazônia
Data: 30 de novembro a 15 de dezembro
Local: dioceses de Roraima, Coari, Borba e Parintins, com formação presencial em Manaus
Inscrições: durante todo o mês de maio, pelo site www.jovensconectados.org.br
Mais informações: site dos Jovens Conectados ou pelo e-mail: missaoamazonia@jovensconectados.org.br


11/04/2014

"Favelão", jornal das favelas

Também acesse: facebook.com/pastoral de favelas

Rifas da Festa Junina da Paróquia Santo Afonso, 2ª Forania, VNorte



09/04/2014

Semana Santa - Paróquia Nª Sª da Conceição Aparecida - Cachambi, RJ

Semana Santa  - Paróquia NªSª Conceição Aparecida – Cachambi RJ
Rua Ferreira de Andrade, 103 - Tel.: 21-2281-3545

Tríduo Pascal
17/4 – Quita-feira Santa
9h – Missa dos Santos Óleos na Catedral
19h – Missa da Ceia do Senhor na Paróquia
21h – Vigília até às 23h
23h  - Procissão silenciosa pelas ruas do bairro

18/4 – Sexta-feira Santa
7h às 15h – Vigília por Pastoral
15h – Ação litúrgica da Paixão do Senhor
19h – Sábado Santo
8h – Café da Manhã partilhado
9h – Rito de lavagem do Templo com Ofício de Nossa Senhora das Dores
19h – Vigília Pascal

Domingo de Páscoa
7h – Missa Solene de Páscoa
8h30 – II Caminhada do Ressuscitado
10h30 – Missa Solene de Páscoa (Missa Campal)
18h - Missa Solene de Páscoa

Que todas as bênçãos que emanam da celebração
Desta  grande festa que é a Páscoa do Senhor
alcancem  sua vida e toda a sua família.
Que a alegria do Senhor Ressuscitado seja a vossa força!
Pe. Jorge André, Pe. Francisco Carlos,
Diácono Manuel Augusto, Diácono Leandro Moreira


08/04/2014

07/04/2014

Espiritualidade na Páscoa na Basílica Imaculado Coração de Maria

Dia 12/04/2014, sábado, das 9:00 h. às 11:30, na Basílica do Imaculado Coração de Maria, Rua Coração de Maria,66.
Nosso ponto de encontro : Capela do Santíssimo. 
O Diácono Dr. Almir Marcelo falará para nós sobre a Espiritualidade na Páscoa. Poderemos tirar nossas dúvidas também.
É hora de parar e ouvir. "Será que estou servindo certo ao meu Senhor? Será que é exatamente isso que Ele quer de mim?"
Vocês só precisam comparecer no dia , local e horário indicados. Ah! Levem um pequeno lanchinho para nossa partilha no intervalo, Ok?

05/04/2014

Núcleo da Caridade Social no Vicariato Norte começa a se organizar

No dia 05/4/14, das 9h às 12h, na Paróquia Divino Espírito Santo, representações de pastorais sociais do Vicariato Norte, reuniram-se para votar propostas para atividades em conjunto de todas as pastorais sociais, neste Ano da Caridade, sob a liderança de Ana Maria Secioso Sá, coordenadora do Núcleo da Caridade Social no Vicariato Norte.
Após a reflexão da Palavra, Ana Maria convidou  todos para pensar sobre os cinco encontros do livreto da Quaresma. Partindo desta reflexão, os agentes falaram de suas realizações e necessidades. Mostraram o desejo de informar ao Vicariato Norte o serviço que oferecem. Daí surgiram propostas para que isso aconteça: um agente por mês visita uma paróquia por Forania para informar sobre as atividades do Núcleo, criação de uma Página no Face da Caridade Social no Vicariato Norte, exposição de "Arte com Fé" e um Feirão, envolvendo todas as atividades sociais do Vicariato. Tudo ainda será apresentado ao Vigário Episcopal.
Um convite foi feito para a doação de um tempo para o dia de atendimento aos moradores de rua, do projeto recém criado por Monsenhor Gustavo Auler, na Paróquia Nª Sª Conceição e S. José, no Engenho de Dentro.
E rumo ao Encontro Arquidiocesano de Animação Bíblica de Pastoral, dia 1º de maio, no Centro de Convivência de Padre Miguel, missa com D. Orani João Tempesta, às 9h.


04/04/2014

Curso para Introdutores - Iniciação Cristã


Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Vicariato Episcopal Norte
Rua São Francisco Xavier, 75 - Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20550-010 – E-mail: vicariatonorte@hotmail.com
                        
 Rio de Janeiro 4 de abril  de 2014.

Reverendíssimo Padre,

Depois do grande sucesso da Semana de Formação realizada em fevereiro deste ano, a Iniciação Cristã de Jovens e Adultos do Vicariato Norte, tem o prazer de convidar o senhor e a Iniciação Cristã de sua paróquia (pastoral da crisma, catequese de adulto, batismo de adultos) para o evento: “CURSO PARA INTRODUTORES – INTRODUÇÃO PASSO A PASSO”, a ser realizado nos dias 07, 08 e 09 de abril de 2014, às 19hs na Basílica Santa Terezinha do Menino Jesus, situada no endereço: Rua Mariz e Barros, nº 354 – Tijuca.

Obedecendo o 11º Plano de Pastoral de Conjunto, que nos orienta quanto à formação do processo catecumenal, pedimos que envie 02 (dois) representantes de sua comunidade (outras pastorais), para que conheçam a importância de ser Introdutor, além, é claro, da presença de sua Equipe de Iniciação Cristã de Jovens e Adultos nesse importante event

Pe. Claudio dos Santos
Vigário Episcopal

03/04/2014

Encontro Arquidiocesano de Animação Bíblica de Pastoral

COORDENAÇÃO DE PASTORAL Arquidiocesana 
Rua Benjamin Constant 23, 6o
 andar, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20241-150 
Telefone (21) 2292-3132 Fax: (21) 2253-5768 coodenacaopastoral@arquidiocese.org.br 

ENCONTRO DE Arquidiocesano 
Animação Bíblica DA PASTORAL 
1. Dados: 1 º de maio de 2014 
 2. Local: Centro de Convivência de Padre Miguel, Rua Francisco Verdadeiro 365 

3. Programação 
08:00 Chegada, Acolhimento e Animação (Vicariato Oeste) 
09:00 Missa (Presidir D. Orani. Liturgia EAo Cuidados fazer Vicariato Oeste e fazer 
Vicariato de para a Caridade social. Ao da missa final, haverá uma Leitura da Carta 
Aberta AOS Trabalhadores) 
10:15 Intervalo 
10:55 Coleta (Cuidados EAo fazer Vicariato Oeste) 
11:00 Palestra sobre o Ano da Caridade (CON José Roberto da Silva) 
11:30 Fila do Povo sobre o Ano da Caridade (Condução Pelo Vicariato Oeste) 
11:50 Memória de Guido Vidal França Schäffer (D. Roberto Lopes) 
- Canto a discernir 
- Relato Histórico da Vida fazer Guido: D. Roberto 
- Momento de Oração e Homenagem Das Comunidades: a discernir. Pe. 
Joel Dara proposal de Texto. 
12:15 Painel sobre a Caminhada dos CB (Expositor: Mons Gilson Silveira.. 
Comentaristas: Lúcia Constâncio, Carmen Swire, obéir. Moderador: Pe. Joel) 
13:15 Oração final (Vicariato de para a Caridade Social), 

4. Responsabilidades e funções: 
 Vicariato Norte: Ordem e LIMPEZA 
 Vicariato Oeste Secretaria, liturgia, Sinalização e Apresentação 
 Vicariato Leopoldina Alimentação e hidratação 

Encontro de Formação sobre o Ano da Caridade 2014


ENCONTRO DE FORMAÇÃO SOBRE O ANO DA CARIDADE 2014

Próximo Encontro: 
Dia 05/4, das 8h30 às 12h
Paróquia Divino Espírito Santo e S. João Batista
Rua Felipe Camarão, 12 - Maracanã
Praça em frente à UERJ
O último foi realizado na P. Sagrados Corações.

Agenda do Vicariato Norte - Mês de abril


Mês de abril:
03: Canonização do beato José de Anchieta
05: Formação para as pastorais sociais
12 – Curso Arquidiocesano da Perseverança
     – Missa - tema CF/2014 integração c//jovens comemorando ao Dia 
Mundial de Juventude
13 – Domingo de Ramos
17 – Quinta-feira – Missa dos Santos Oleos
18 – Sexta-feira da Paixão
19 – Vigília Pascal – Igreja São Pedro
     –  5º aniversário da posse D. Orani
     –  Dia do Índio
20 – Páscoa da Ressurreição
21 – Tiradentes
23 – Festa em memória de Jorge
24 e 25 – Simpósio sobre Pensamento João Paulo II - Colégio São Bento
25 – Aniversário de Ordenação Episcopal D. Orani
     -  Páscoa dos Funcionários do Ed. João Paulo II
26 – Adoração Mensal do Clero – Igreja de Sant’Ana Vic. Norte
     – Encontro Arquidiocesano do Pré Catecumenato Infantil
26 – Missa no Monumento doa Mortos da II Guerra
27 –  Festa da Misericórdia – Catedral
      -  Santa Zita - Dia Internacional da Doméstica
      -  Canonização do Beato João Paulo II e Beato João XXIII
30 a 09/05 – Assembleia Geral da CNBB – Aparecida do Norte

02/04/2014

Festival Chama Jovem


O FESTIVAL CHAMA JOVEM já entrou para o calendário da Cidade do Rio de Janeiro como o Festival de Bandas Católicas que agita a juventude e leva a palavra de Deus através da musica ao corações sedentos de Amor e de Alegria. Em 2014 será mais um ano surpreendente, para ficar marcado no coração de cada pessoa que se fizer presente. A edição de 2014 acontecerá no dia 10 de Maio, a partir das 15 horas, no Ginásio Poliesportivo do Colégio Nossa Senhora da Piedade, na Avenida Amaro Cavalcanti, 2591 - Piedade, Rio de Janeiro.

No dia acontecerá a final do Concurso de Bandas católicas do FESTIVAL CHAMA JOVEM 2014, adoração ao Santíssimo Sacramento e muitos artistas da música católica estarão cantando e louvando a Deus.

Acesse nossa Fan Page e acompanhe todas as novidades.

https://www.facebook.com/pages/Festival-Chama-Jovem/597960323579344?ref=hl

Missa da Vitória


01/04/2014

Canonização do beato José de Anchieta

Será  um gesto de comunhão e celebração da Igreja no Brasil - CNBB
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convoca todas as Igrejas do país para que toquem os sinos, no dia 2 de abril, às 9 horas da manhã, por ocasião da canonização do beato José de Anchieta. 

Atenção foi adiada para 3/4.
Em carta, enviada aos bispos, o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, explica que será um “gesto de alegria, gratidão e comunhão por estar inscrito entre os santos, o Apóstolo do Brasil”.
Durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em Aparecida (SP), será celebrada Missa em ação de graças pela canonização do beato, no dia 4 de maio, às 8h, no Santuário Nacional de Aparecida.
Celebrações por onde Anchieta passou
O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, convidou o clero da arquidiocese para acolher a canonização com manifestações de “júbilo e ação de graças a Deus”, pedindo que os sinos toquem, todos juntos, às 14h, por cinco minutos, ao menos. No domingo, dia 6, haverá procissão saindo do Pátio do Colégio, às 10h15, em direção à Catedral da Sé, onde será celebrada Missa solene às 11h.
Em Salvador (BA), o arcebispo local e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrará uma Missa, às 18h, na Catedral Basílica.
Na arquidiocese de Vitória do Espírito Santo (ES) haverá Missa na catedral metropolitana, às 18h do dia 2, presidida pelo arcebispo local, Dom Luiz Mancilha Vilela. Às 20h, a comunidade Shalom apresenta o musical “Anchieta para todas as tribos”. No domingo, dia 6, duas Missas estão marcadas. Às 9h30, na paróquia Beato José de Anchieta, em Serra (ES), e às 16h, no pátio do Santuário de Anchieta (ES).
O arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, presidirá uma Missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no dia 2 de abril, às 18h.
História do Apóstolo do Brasil
O padre José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534, nas ilhas Canárias, Espanha. Seu primeiro contato com os jesuítas foi quando estudava filosofia na universidade de Coimbra, Portugal. Em 1551, Anchieta entrou na Companhia de Jesus.
A missão no Brasil começou em 1553, quando, ainda noviço, aos 19 anos, desembarcou em Salvador (BA) para trabalhar com padre Manuel da Nóbrega e outros missionários.
A fundação da cidade de São Paulo está relacionada à primeira Missa celebrada na missão de Piratininga, em 25 de janeiro de 1554, festa litúrgica da Conversão do apóstolo São Paulo. Ali, os jesuítas fundaram um colégio, o primeiro da Companhia de Jesus na América Latina.
Outros elementos são marcantes na história do beato José de Anchieta, no Brasil. Ele ensinou a língua portuguesa aos filhos de índios e de portugueses; aprendeu a língua indígena; escreveu gramática, catecismo, peças de teatro e hinos na língua dos índios, além de outras obras em português, latim, tupi e guarani; participou de negociações de paz em conflitos entre índios e portugueses; fundou outro colégio no Rio de Janeiro, no qual foi reitor; foi responsável por outras missões; provincial dos jesuítas no Brasil; e escreveu muitos relatos sobre a missão e particularidades da terra e do povo brasileiros.
José de Anchieta morreu em 9 de junho de 1597, em Reritiba, cidade fundada por ele no Espírito Santo que futuramente recebeu o nome de Anchieta.
O título de “Apóstolo do Brasil” foi dado pelo prelado do Rio de Janeiro, Dom Bartolomeu Simões Pereira, durante a homilia do funeral. (CNBB)

Curso SOS VIDA

A Paróquia São Cosme e São Damião desenvolve uma ajuda as pessoas que precisam de um apoio emocional, ou até mesmo de escuta de seus problemas. É o serviço voluntário SOS Vida. Se você quiser ser um atendente voluntário, a paróquia está oferecendo um curso, nos dias:

26 e 27 de abril.  

Rua Leopoldo, 434, no Andaraí  

Informações: 21- 2268-4088.

Encontro Arquidiocesano de Animação Bíblica

A Arquidiocese do Rio está organizando um Encontro

 de Animação Bíblica, com o objetivo de fortalecer a 

animação bíblica pastoral, integrar os círculos bíblicos,

 celebrar o Dia do Trabalho e o Ano da Caridade. Ele vai

 ser no dia 1º de maio, no Centro de Convivência de 

Padre Miguel, na Rua Francisco Real, 365, das 8h às

 14h. 

radiocatedral.com.br