25/02/2014

Missa pelo aniversário da cidade do Rio na Paróquia S. Sebastião dos Frades Capuchinhos



Em preparação aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro em 2015, a igreja dos Capuchinhos celebrará o terceiro ano do tríduo, com missas dias 26, 27 e 28 de fevereiro, às 19 horas e no dia 01/03, às 9horas, missa pelo aniversário da cidade celebrada por Dom Orani J. tempesta.

Os Capuchinhos são os guardiães das relíquias históricas do Rio de Janeiro, na entrada do altar estão os restos mortais de Estácio de Sá e a esquerda ao altar principal está o marco da cidade.

A bênção dos Capuchinhos e a procissão de São Sebastião que ocorre no dia 20 de Janeiro são agora patrimônios da cidade.

Mônica Accioly
PASCOM Capuchinhos

Hoje, 25/2, às 17h45, na Catedral Metropolitana, Missa e acolhida do Cardeal Tempesta.

24/02/2014

SIGNIS Congresso Mundial 2014, em Roma, de 25/2 a 1/3/14

SIGNIS CONGRESSO MUNDIAL 2014 - Roma, de 25/2 a 1/3/14
O Congresso irá abordar estas questões através de atividades que vão desde o diálogo interativo, debates, workshops, um elemento de juventude forte e a participação ativa dos profissionais de mídia criativa, seguindo três grandes vertentes:

-  Uma visão do futuro : o que é a forma da cultura emergente? Quem são os criadores das imagens que estão se formando a imaginação das pessoas? Quais são as implicações para a Igreja e para o mundo em geral?

-  Cultura Emergentes : Uma perspectiva teológica e ética e crítica sobre os valores dessa cultura emergente. Que valores estão sendo transmitidos através do mundo a imagem que está sendo criado? Como podem esses valores ser influenciado?

-  Desafios da nova geração : uma resposta criativa e imaginativa à nova cultura. Ouvir e se envolver com aqueles, especialmente os jovens, que estão criando e produzindo as imagens de amanhã.

22/02/2014

Cardeal Tempesta!

Foto: Carlos Moioli/Pe. Jeferson

21/02/2014

Workshop de Comunicação no Vicariato Suburbano

INSCRIÇÕES PELO LINK
https://docs.google.com/forms/d/1aPxgSgJnlBAb38gd39XoV6aCML46hjcJTUiun0iOLx0/viewform

Oficina de Língua de Sinais na Basílica Imaculado Coração de Maria, no Méier

A Pastoral dos Surdos do Méier, Comunidade Filhos do Coração de Maria, convida
os interessados em conhecer um pouco da cultura Surda e seus Sinais, para
participarem da Oficina de Língua de Sinais em nossa paróquia.
Oficinas da Pastoral dos Surdos - 2014 
Início: 10 de março (o curso vai até 16 de junho) 
Sempre às segundas-feiras das 18:30h às 20h 
Local: Basílica do Imaculado Coração de Maria 
 Rua Coração de Maria 66. Méier 
 Salão 2 
Trazer material para anotações.
Haverá oportunidade de estágio na Pastoral dos Surdos para
treinamento da Língua de Sinais
Contato: Margareth tel. 2241-9907 (à noite)

20/02/2014

Shalom promove mais um Reviver

Retiro de Carnaval explora o tema da misericórdia

Quer viver um Carnaval diferente com uma alegria que não termina na quarta-feira de cinzas? O Reviver é o retiro de Carnaval da Comunidade Shalom. O evento é gratuito e vai acontecer na UERJ, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, de 2 a 4 de março. O Reviver deste ano explora o tema "Há mais alegria na misericórdia de Deus".
 
A proposta do Reviver da Comunidade Shalom é proporcionar um Carnaval em Deus, não um retiro fechado, de acordo com a missionária da Comunidade, Michele Magalhães. A programação de 2 a 4 de março conta com missas, pregações, seminário de vida no Espírito Santo, cursos, espaço infantil (Reviver Kids), formações para famílias e jovens e atrações artísticas. A animação e o louvor começam às 8h30, seguida por adoração. No dia 4, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, celebra missa às 11h30. O espetáculo Canto das Írias também será apresentado no Reviver.

O tema da misericórdia, tão lembrado pelo Papa Francisco, é a grande experiência de proporcionar um Carnaval em Cristo. "Todo mundo que procura festa está em busca de uma grande felicidade. O Reviver é uma experiência que não passa e não precisa esperar o próximo Carnaval. Perdura!”, explica Michele.

O espaço para stands mostra o trabalho na comunidade na Promoção Humana, Projeto Juventude, Centro de Formação, Providência, Vocacional, além da Livraria e Lanchonete Shalom. Um stand especial é o da Peregrinação para a Canonização de João Paulo II e João XXIII em Roma. 

16/02/2014

Fórum da Pastoral Social: misericórdia e luta por ações socio-transformadoras

O Fórum Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro reuniu diversas representações de Pastorais Sociais, na Paróquia Sagrados Corações, no dia 15/2, das 9h às 12h. 
Inicialmente, Ana Maria Secioso de Sá falou sobre o Ano da Caridade e o 11º Plano Pastoral de Conjunto que orientarão os trabalhos pastorais até 2016. Ela  tem esperança na construção de uma projeto social, envolvendo todas as Pastorais Sociais. Explicou que a distribuição de bolsa de alimento nas paróquias é apenas um item dentro da Pastoral Social e que muitos confundem  Pastoral Social com prestação de serviço. Num primeiro momento, vem a assistência, mas num segundo momento, temos que pensar numa ação sócio-transformadora. Lutar contra as situações injustas.

Em seguida, falou Tobias Tomine Faria, da Pastoral da Criança do Vicariato Oeste. Explicou que o cristão tem que demonstrar em atos que é alguém que dá esperança ao outro. Trabalhar na fronteira, indo ao encontro dos que estão fora da Igreja e fazendo a opção preferencial pelos que sofrem. Caridade é amor. É não fechar os olhos para o resto do mundo. E isto inclui lutar por direito e cidadania.E finalizou, desejando uma sociedade que não precise de Pastoral Social, uma utopia do Reino.

Também falou Karla Ellwein, assistente social que vem esclarecendo aos envolvidos com pastorais sociais que as ações não podem ser pontuais. As ações tem que ser integradas. Após 1988, a assistência social é dever do Estado. E o foco é a família como centro, a participação social, a territorialidade e a articulação do trabalho em rede. E pediu para acessar o site: www.social-paroquias.org.br
Presença de dois representantes do clero: Ir. Pedro Magalhães Gomes, CSSR, da Paróquia Santo Afonso, e Pe. Edilberto Luis de Menezes, que agora é pároco da Paróquia S. José e Nª Sª das Dores. Este último deu seu depoimento sobre a sua missão em Moçambique, nesses últimos sete anos.
Ana Maria avisou que haverá Formação da Pastoral Social, no dia 5 de abril, das 9h às 12h, na Paróquia Divino Espírito Santo, no Maracanã.


Ir. Pedro, Paróquia Santo Afonso
Karla Ellwein, assistente social
Ana S. de Sá, abrindo o encontro
Tobias Tomine Faria, Pastoral da Criança,Vicariato Oeste
Karla Ellwein
Pe. Edilberto Luis, VNorte, P.S. José e NSdas Dores
Esteve sete anos em Moçambique

14/02/2014

Santuário Nossa Senhora da Salette - 1ª Forania do Vicariato Norte


Gestão Comunitária com ênfase em sustentabilidade ambiental

Período: de 13/3 a 17/7/14
Às quintas-feiras, das 14h às 16h
Local: Cáritas da ArqRio
Inscrições até 25/2 pelos tels.: 21-2240-2819/2262-8094

Formação: Pastoral da Sobriedade


Oficina de Oração para crianças



Paróquia Nª Sª da Luz, do Rocha
Quartas-feiras, às 15h
Início: 19/2
Tel. 2208-8425

Semana de Formação da Iniciação Cristã

Coordenador IC Jovens e Adultos: Valdir Moreira
Foto oficial do encontro da ICristã

Pastoral do Turismo do Vicariato Norte

Desde 1952, o Santo Padre, Papa Pio XII a Igreja Católica tem uma diretriz sobre o Turismo Religioso e a Pastoral do Turismo.
Em 1969, a Igreja católica elabora e aprova o Diretório "Peregrinos na Terra", aprovado pelo Santo Padre Paulo VI, a 27 de março de 1969.
Somente 30 anos mais tarde - 1999 - a Organização Mundial do Turismo - OMT, órgão da ONU, aprova o Código Mundial da Ética do Turismo.
O Santo Padre, João Paulo II, em sucessão aos Papas Pio XII, João XXIII e Paulo VI, passa a ser o maior incentivador quanto à utilização da Pastoral do Turismo como forma diplomática entre os povos, agente missionário e formador de trabalho e renda.
O Santo Padre, Papa Bento XVI, observando que, em alguns países, Igrejas Locais não estavam implantando a Pastoral do Turismo, profere posição mais contundente afirmando que a Pastoral do Turismo deveria ser considerada como uma Pastoral Orgânica das Arquidioceses, Dioceses, Igrejas e Institutos Religiosos (de qualquer natureza).

Objetivos imediatos:

*Implantar a Pastoral do Turismo em todas as paróquias do V. Norte 
*Integração com as demais pastorais já existentes, sendo que com especial atenção com as Pastorais: da Comunicação, Pastoral da Acolhida, Pastoral da Juventude, Pastoral da Família, Pastoral da Pessoa Idosa. 
*Implantar as diretrizes da Pastoral do Turismo, perante a Pastoral da Acolhida, precipuamente quanto à "mobilidade humana", "migrantes" e nômades. 
*Implantar sistema de acolhimento nas Basílicas, nos Santuários, nas Igrejas e Capelas Históricas e nas Igrejas e Capelas Tombadas, das 8h00 às 19h00, durante os sete dias da semana. (Rodízio).
*Implantar, no prazo de 2 anos, missas em pelo menos 5 idiomas. E, no prazo de seis anos, missas em 10 idiomas. 
*Integração imediata com todos os Colégios Católicos e com os Institutos de Vida Consagrada existentes na área de atuação do Vicariato Norte.


Pascom em parceria com a Pastoral do Turismo do Vicariato Norte
Solicite para entrar no Grupo da Pastoral do Turismo:
https://www.facebook.com/groups/pastoraldoturismodovicariatonorte/

Fazem parte do Setor de Mobilidade Humana os seguintes grupos: Apostolado do Mar, Pastoral Rodoviária, Pastoral dos Nômades, Pastoral do Turismo, Pastoral dos Refugiados, Núcleo dos Estudantes Internacionais, Pastorais das Migrações, Serviço Pastoral dos Migrantes, Pastoral Nipo-Brasileira e Missão Católica Polonesa.

AMANHÃ, sábado, 15/2, 9h às 12h, na Paróquia Sagrados Corações


12/02/2014

Você já leu o Boas Novas? Já está no nº 27!

Trata-se de uma publicação da Pastoral da Comunicação da 5ª Forania do Vicariato Norte (PASCOM). Sonia Oliveira é a jornalista responsável e coordenadora forânea (5ª) da Pascom. Tem 12 páginas e 3.000 exemplares/mês. 
E-mail: bnboasnovas@gmail.com

Terço dos Jovens

Dia 22/2,  às 14h, na Praça do Rio Comprido, ponto final do ônibus 607

11/02/2014

Missa dos Enfermos, no Hospital Salgado Filho

No dia 11/2, Dia de Nª Sª de Lourdes, houve a Missa dos Enfermos no Hospital Salgado Filho, no Méier. A missa foi presidida pelo bispo auxiliar do Vicariato Norte, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, e concelebrada pelos padres Fernando e Carlinhos, pároco e vigário, da Basílica Sagrado Coração de Maria e pelo Diácono Celso.
Elizabeth Catão falou sobre a necessidade de mais pessoas para visita aos doentes e que todos os hospitais do Rio estarão inseridos neste projeto de Acolhimento Espiritual. No dia 23/1, ela e o Diácono Sérgio Catão deram entrevista na Rádio Catedral sobre a Pastoral da Saúde e o Hospital Salgado Filho. Contato com Bete Catão: 21- 2281-4267. Participe da Pastoral da Saúde. 

Paróquia Sagrado Coração de Jesus tem baile à fantasia!


8/3: Encontro de Clero e Leigos

O Vigário Episcopal do Vicariato Norte convida clero e leigos para o Encontro que acontece todos os anos. Neste ano, será no dia 8/3, às 8h, na Paróquia Sangue de Cristo, Rua Adalberto Aranha, 48-Andaraí. 

Coleta especial para a JMJ nos dias 15 e 16/2

Coleta especial para a JMJ no próximo final de semana.
Em comunhão com a Arquidiocese do Rio, dioceses fluminenses se unem em coleta pela JMJ

Momentos de alegria, fraternidade e presença de Cristo Jesus. Essas são as lembranças dos dias iluminados passados com o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Apesar da chuva e do frio, a jornada foi um sucesso.

Entretanto, a JMJ Rio2013 teve um custo alto para a Arquidiocese do Rio de Janeiro. , As perdas e deslocamentos, devido aos imprevistos ocasionados pelo mau tempo, custaram o que não estava previsto pela organização. Mesmo com a contribuição do Papa Francisco, realizada em janeiro, e as ações e campanhas realizadas pela arquidiocese, ainda há um valor para saldar.

Por isso, os bispos do Regional Leste 1 da CNBB, num gesto e solidariedade fraterna, resolveram fazer uma coleta especial em todas dioceses do Estado do Rio de Janeiro, no terceiro final de semana de fevereiro, nas missas celebradas nos dias 15 e 16, que serão destinadas à Arquidiocese do Rio de Janeiro para ajudar no que for necessário e possível.

De acordo com o arcebispo de Niterói e secretário do Regional Leste 1, Dom José Francisco, a coleta não vai cobrir totalmente os gastos do evento, mas expressará a unidade, comunhão e generosidade do Regional para com a Arquidiocese do Rio.

“Esse gesto de partilha quer ser também um agradecimento a Deus por sua suprema gratuidade e generosidade experimentadas durante os dias da JMJ Rio2013. Esperamos que todos sejam generosos nessa coleta! E tenhamos a certeza de que Deus nunca se deixará vencer em generosidade.”, comentou Dom José Francisco.

Todos investimentos da Jornada estão sendo pagos com recursos próprios da Igreja no Rio de Janeiro. Os contratos ainda em aberto estão sendo renegociados e os valores pendentes devem ser quitados na medida em que os recursos estiverem disponíveis.

Esses recursos foram oriundos das inscrições dos peregrinos, da venda de patrimônio da arquidiocese e do licenciamento de marca. Para pagar o saldo remanescente, continuam a ser arrecadados recursos através de doação dos fiéis e benfeitores. Não houve qualquer aporte de dinheiro público. A participação da administração pública se deu apenas para assegurar o funcionamento dos serviços públicos durante o evento.
Patrícia Pougy
Estagiária da Assessoria de Imprensa do Regional Leste 1

10/02/2014

Pastoral do Turismo do Vicariato Norte

Endereço do Vicariato Norte
Igreja São Francisco Xavier 
Rua São Francisco Xavier nº 75 – Tijuca
Rio de Janeiro – Estado do Rio de Janeiro
Cep: 20.550-010
Telefones: 55 – 21 – 2569-6312 e 2568-8374
Expediente Secretaria: 2ª feira a 6ª feira, de 9h às 12h e de 13h30min às 18h

Reunindo 40 Paróquias divididas em 6 Foranias, o Vicariato Norte, por suas caraterísticas, apresenta excelentes condições para o desenvolvimento da Pastoral do Turismo conforme o Diretório Geral para a Pastoral do Turismo – Peregrinans in Terra – preparado pela Sagrada Congregação para o Clero e aprovado pelo Santo Padre, Papa Paulo VI, a 27 de março de 1969, e publicado na "Acta Apostolicae Sedis" 61 (1969), pp. 361-384, e no "L' Osservatore Romano" de 13 de julho de 1969.

Pastoral do Turismo: 
Coordenador Vicarial do Vicariato Norte: Ney Gerhard
E-mail: pastoradoturismovicariatonorte@hotmail.com 
Endereço Facebook:
www.facebook.com/groups/pastoraldoturismodovicariatonorte/

08/02/2014

Participe da Pastoral da Saúde

8/2: Romaria Nacional, em Aparecida
Tema: "Saúde não é favor, é direito"
11/2: Dia Mundial do Enfermo - Nª Sª de Lourdes
11/2: Missa no Hospital Salgado Filho, no Méier, presidida pelo bispo auxiliar do Vicariato Norte, Dom Luiz Henrique
Horário: 16h
De 27 a 29/3 - Assembleia da Pastoral da Saúde, em Salvador,Bahia
3/4,15h, na sede do Vicariato Norte: Reunião dos coordenadores forâneos da Pastoral da Saúde
7/4 - Dia Mundial da Saúde
Contato: deja_borges@yahoo.com.br   - Tel.: 21-2234-6638

Texto de Sebastião Venâncio, coordenador nacional:
Olá meus queridos irmãos e irmãs em Cristo!
Saúde, paz e alegria...
Queridos agentes da Pastoral da Saúde inicia-se um ano novo, com novas esperanças que podemos ajudar muitas pessoas a alcançá-las.
Quando elaboramos nossos planejamentos para 2014, percebemos que é um ano curto, pois temos Copa do Mundo e Eleições.
Só gostaria de lembrar que as pessoas vão precisar de nós da mesma maneira.
Não podemos deixar que pão e circo nos acomodem.
Por isso, estamos sugerindo que a cada 02 meses estudem um tema da Plataforma em Defesa da Saúde Pública: Acesso, Gestão, Privatização, Educação e Saúde, Participação Popular, Financiamentos, a Cartilha Agente de Fé e de Coração, e a Lei Complementar 141 de 13 de Janeiro de 2012.
Feliz 2014!

Sebastião Venâncio
Coordenador Nacional

Preparação para o Jubileu dos 100 anos de Schoensttat

Abertura do Ano no Santuário do RJ
Dia:22/02    Hora: 8h às 14h
Para: Coordenadores Vicariais, Forâneos, Paroquiais e de Grupo da Campanha da Mãe Peregrina, Dirigentes dos Ramos e Ligas.
Há também as Missas dos dias 18 (exceto abril deste ano) no Santuário. Outubro ainda não sabemos como será. Esse dia (18) tem o nome de FESTA DA ALIANÇA
14h - NOVENA DO JUBILEU
15h - SANTA MISSA
A NOVENA DO JUBILEU SERÁ MENSAL, mas ainda não temos a data e paróquia escolhidas p/ março.
18 de março: PEREGRINAÇÃO DO VICARIATO NORTE AO SANTUÁRIO 
 Pe. Leandro Câmara,  neste mês, é o responsável pela realização da NOVENA (14h)e organização da MISSA.

Eventos agendados sobre a Campanha da Fraternidade 2014

Participem ativamente da CF 2014. Estes são os eventos já agendados:
·         12/02/14 - 19h30 às 22h – Vic. Leopoldina – Paróquia Santo Antonio do Quitungo (palestra Pe Mario)
·         15/02/14 - 9h às 11h – Vic. Oeste - Capela S Sebastiao - Inhoaíba (palestra Virginio)
·         22/02/14 -10h às 12 – Palestra do Prof. Adolfo Borges Filho (PUC), promovida pelo Centro Loyola em conjunto com a Arquidiocese, no auditório da Mitra.
·         25, 26 e 27/02/14 - 19h30 às 21h – Vic. Leopoldina - Paróquia Bom Jesus (palestras Diácono Melquisedec)

Paróquia Santo Antônio de Água Santa prepara-se para o seu jubileu de ouro

A comunidade de Água Santa, comemorará, no próximo dia 14, a contagem regressiva de 10 meses para seu Jubileu de Ouro Paroquial. 
A programação, que se iniciará às 19h terá a Reza do Santo Terço, juntamente com Louvores a Maria e culminará com a Celebração da Santa Missa.
Venham todos participar! A paróquia fica localizada na Rua Paraná, 1049 - Água Santa.
www.santoantoniodeaguasanta.org.br

9/2, 15h, Paróquia Anunciação à Nª Sª - Rua Frei Pinto,27 - Juventude!

Juventudeeeee ,

É com muita alegria que convidamos todos vocês para uma tarde muito abençoada e animada na Paróquia Anunciação a Nossa Senhora (Rua: Frei Pinto, 27 - Riachuelo) às 15:00h, um encontro recheado de louvor, música e animação. Traga seu amigo também, vamos tecer relações !!

"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?
Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo." I Cor 6, 19-20.

Que a ALEGRIA do Senhor seja a nossa FORÇA !!

07/02/2014

Colação de Grau dos formandos do Curso de Ciências Religiosas


Tráfico de Pessoas com o Prof. Adolfo Borges Filho. Inscreva-se!

No dia 22 de fevereiro, das 10h às 12h, Adolfo Borges Filho, professor do Departamento de Direito da PUC-Rio e Procurador de Justiça no Ministério Público do Rio de Janeiro, abre as atividades do Centro Loyola de Fé e Cultura/PUC-Rio com uma palestra sobre Tráfico de Pessoas.
Segundo a ONG Walk Free, 30 milhões de pessoas no mundo são vítimas do tráfico humano, que envolve desde a exploração sexual e trabalho escravo até o tráfico para extração de órgãos ou adoção ilegal de crianças e adolescentes.
O encontro será uma oportunidade de conhecer a fundo o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade deste ano: “A Fraternidade e o Tráfico Humano”.
Em uma parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o CL promove a palestra em um
      NOVO LOCAL: Edifício João Paulo II - Rua Benjamin Constant, 23 / 2º andar - Auditório. Glória
Os interessados podem inscrever-se gratuitamente pelo e-mail sculturaloyola@puc-rio.br ou clicando aqui e preenchendo o formulário.
O evento faz parte de um conjunto de atividades que irão acontecer ao longo de 2014 para celebrar os 20 anos do Centro Loyola.

06/02/2014

Missa de Ação de Graças pelo cardinalato de Dom Orani J. Tempesta


Catedral Metropolitana
Dia 25/2, terça-feira, às 18h.
Chegar às 17h45

Iniciação Cristã: Envio da Catequese Especial



Data: 29/3
Horário: 9h
Paróquia de S. Benedito
Informações: tel.: 21-2581-4832

Catequese (Jovens e adultos) e agentes da Pastoral do Batismo terão Semana de Formação




Período da Semana de Formação
De 10 a 14 de fevereiro 
Das 19h às 21h
Paróquia Nª Sª do Líbano
Rua Conde de Bonfim, 638 - Tijuca
Informações: Vicariato Norte - 21-2569-6312

Encontro de Coordenação da Iniciação Cristã (Crianças e adolescentes)

Data: 22/3
Das 8h às 12h
Paróquia Nª Sª da Consolação e Correia
Rua Barão de Bom Retiro, 909 - Engenho Novo

Retiro da Iniciação Cristã

Iniciação Cristã (Crianças e adolescentes)
Data: 15/2/14
Das 8h às 16h
Paróquia Nª Sª de Fátima
Rua Adriano, 158 - Todos os Santos
Informações:
ninha.nunes@yahoo.com.br

Semana de Formação - Iniciação Cristã (Crianças e adolescentes)



Período: de 10 a 14 de fevereiro
Das 14h às 17h
Paróquia Nª Sª do Líbano
Rua Conde de Bonfim, 638 - Tijuca
Informações:
E-mail: elinefaria@gmail.com

Pastoral Familiar e movimentos para as famílias - XIV Encontro dos agentes


Dia 22/3, das 8h às 12h
Local: 2º andar do Ed. João Paulo II
Rua Benjamin Constant, 22, Glória
Informações:
E-mail: paclima@ig.com.br


Peregrinação ao Santuário de Schoensttat

A Pastoral da Mãe Peregrina convida para uma Peregrinação ao Santuário de Schoensttat, saindo do Vicariato Norte
Data: 18/03/14, às 15h
Missa e 3º dia da novena do Jubileu dos 100 anos
Estrada dos Bandeirantes, 13.833 - Vargem Pequena
Contato pelo e-mail: roqmaso@ig.com.br

Experiência de Oração

Venha participar de uma experiência de oração conosco. Anote:
Sábado - das 8h às 18h
Domingo - das 8h às 15h30
Basílica Na. Sa. de Lourdes
Av. 28 de Setembro,200
Promoção da Renovação Carismática Católica
Contato: maryncouto@gmail.com

Pasconeiro, mostre a sua cara.

Pascom Rio está atualizando seu cadastro para que possamos nos comunicar melhor. Preencha o formulário online com seus dados e mostre a sua cara.
Clique aqui:
https://docs.google.com/forms/d/171qKSAmryoj1NQGcL7Onza07osaZmTBTHKihvPe-M_0/viewform
 

Catequistas da Iniciação Cristã e agentes da Pastoral do Batismo


05/02/2014

8a. Batalha de Confetes na Paróquia Santo Antônio, no Cachambi




Dias 8 e 9/2
Horário: 18h
Rua Tenente França, 141
Entrada franca

Agenda de palestras sobre a Campanha da Fraternidade 2014


·      Estamos em Campanha de conscientização sobre o Tráfico Humano. Que todos os Vicariatos incentivem os paroquianos a refletir sobre o tema. Segue a orientação da Coordenadora Arquidiocesana, Carmem Swire.
Seguem as prioridades para a CF 2014, conforme apresentadas no sábado – 01/02/14, no Anúncio Arquidiocesano:
Da análise do tema na Comissão Arquidiocesana, chegamos a algumas conclusões que consideramos importantes, sobre o foco da ação em 2014, que compartilhamos a seguir:
1.       Fortalecimento da Pastoral Familiar nas Paróquias, com o objetivo de atuação junto às famílias e desenvolvimento de canais de orientação e denúncia.
2.       Mapeamento das iniciativas já existentes na Arquidiocese voltadas à população de rua, menores, prostitutas e outros grupos em situação de vulnerabilidade social.
3.       Acolhimento dos resgatados nas comunidades e desenvolvimento de ações consistentes de reinserção, no âmbito da Arquidiocese.
4.       Especialmente no Vicariato Sul (na proximidade dos hotéis), desenvolvimento de iniciativas voltadas ao combate ao turismo sexual e à exploração sexual de menores. 
No Vicariato Norte, na 1ª. Forania, procuraremos dar apoio à atuação das Missionárias da Vida, na Capela São José, no acolhimento às prostitutas da Vila Mimosa. Além de alimentos não perecíveis (em especial, leite em pó), elas necessitam de voluntários/as para aulas de artesanato e outras ações de acolhimento.
Para potencializarmos a divulgação, solicito que os eventos relativos à CF 2014, programados em cada paróquia, sejam informados, diretamente aos grupos CF-Animadores ou CBs-VN, com cópia para o e-mail carmem@biodinamica.bio.br.
Palestras:
12/02/14 - 19h30 às 22h – Vic. Leopoldina – Paróquia Santo Antonio do Quitungo (palestra Pe Mario)·         

      15/02/14 - 9h às 11h – Vic. Oeste - Capela S Sebastiao - Inhoaíba (palestra Virginio)       
   22/02/14 -10h às 12 – Palestra do Prof. Adolfo Borges Filho (PUC), promovida pelo Centro Loyola em conjunto com a Arquidiocese, no auditório da Mitra
   25, 26 e 27/02/14 - 19h30 às 21h – Vic. Leopoldina - Paróquia Bom Jesus (palestras Diácono Melquisedec)

04/02/2014

Almoço beneficente na Paróquia Nª Sª da Guia, no Lins

 Almoço beneficente  na Paróquia Nª Sª da Guia,  neste domingo  dia 9/2, ao meio dia. 
 O cardápio é: strogonoff de frango, carne assada com batatas, raviole e batatas calabrezas. 
Sobremesa: sorvete. O preço? R$ 15,00. 
 Endereço: Rua Lins de Vasconcelos, 699),
Após o almoço teremos sorteios de brindes e o tradicional bingo.

03/02/2014

Conheçam o jornal "Capuchinhos em Foco"


Curso à distância da CNBB sobre a CF2014


Festival de Sorvetes - Paróquia Santo Afonso


Reuniões da PASCOM

Reuniões da PASCOM:
5/2 - 19h30, Pascom Arquidiocesana - Vinícius Brum vai representar o Vicariato Norte 
5/2 - 20h, Conselho Vicarial de Pastoral - Pascom do VNorte - Waldéa 
10/2 - 19h30, Par. Divino Espírito Santo - Coords. (Vicarial/forâneos) da Pascom e Pe. Ramon.

Hotsite do 4º Encontro Nacional da Pascom no ar

Estimados amigos e amigas comunicadores da Igreja no Brasil,

   Trazemos a feliz notícia de que o hotsite do 4º Encontro Nacional da Pascom já está no ar. Pedimos a todos que nos ajudem na divulgação do hotsite que contém outras informações sobre o evento.
   Para acessar o site, clique no link a seguir:


Atenciosamente,

                         Pe. Clovis Andrade de Melo
  Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação
             RIIBRA - Rede de Informática da Igreja no Brasil
                                   riibra@cnbb.org.br
                                 Fone: (61) 2103-8300

02/02/2014

Agenda de D. Orani no Consistório, em Roma - Clique na página acima

11/2: dia de Nª Sª de Lourdes - Missa dos Enfermos, no Méier

Missa dos Enfermos
Presidida por D. Luiz Henrique, bispo auxiliar do Vicariato Norte
Dia 11/2, às 16h
7o. andar do H. Salgado Filho - Méier

Fórum das Pastorais Sociais - Paróquia Sagrados Corações