29/04/2013

Inauguração do Espaço de Leitura Comunitário

Notícia da paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, Do Engenho de Dentro.
Aconteceu na quinta-feira (18/04/2013), no Colégio AIACOM, a Inauguração do Espaço de Leitura Comunitário, uma inicitativa apoiada pelo "Esquina do Livro", Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura.

Neste espaço, além do acesso orientado ao livros e outras publicações, alunos, familiares e a comunidade do entorno do Colégio e Projeto Social AIACOM, terão também acesso à internet e uma série de outros eventos culturais.
Para saber mais do AIACOM:
Rua Barão do Bom Retiro, 920 - Engenho Novo - RJ/RJ
Tel: 2581-9918 - cultural@aiacom.org.br
www.aiacom.org.br
AIACOM
Armazém de Ideias e Ações Comunitárias
Colégio e Projeto Social
Rua Barão do Bom Retiro, 920 - Engenho Novo
20715-000 - Rio de Janeiro - RJ
Tel (21) 2581 9918 - www.aiacom.org

Pastoral da AIDS em campanha pela erradicação da transmissão vertical do HIV

Foi realizado no dia 28/04/2013 em Itaipú,Niterói,RJ, no Centro de Espiritualidade Madre Marcelini, uma Campanha da Pastoral da Aids em parceria com a Pastoral da Criança e a Pastoral da Saúde do Regional Leste 1 da CNBB e da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Tema: "Vamos Erradicar a Transmissão Vertical do HIV"
Se cada um fizer a sua parte, não teremos mais crianças com Aids.
"Se inicia aqui um grande passo para nossa Igreja. E é com muita alegria que a CNBB se faz presente aqui. Esse trabalho de Pastoral de Conjunto que tem como base a erradicação na transmissão vertical do HIV é de grande importância sim pois é o nosso futuro e da nossa Igreja. Acolher, abraçar, atender e orientar os Pais para o tratamento certo e no Serviço especializado, vai garantir um parto seguro e evitando assim que passe o vírus da mãe para o bebê.
Agradeço a participação de várias Dioceses neste dia tão rico: Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Niterói, Petrópolis, Cabo Frio e Rio de Janeiro." Essas foram as palavras do nosso expositor e celebrante, Frei Luiz Carlos Lunardi - Assessor da Pastoral da Aids.
7Paz & Bem,
Geraldo Paiva
Tel. (21) 22289514 / 83664406 / 87162165
Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Aids no RJ

CF 2013 - TEMA: "FRATERNIDADE & JUVENTUDE"
LEMA: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)

26/04/2013

Curso para leitores e comentaristas

Local: Paróquia S.José e Na.Sa.das Dores
Rua Barão de Mesquita, 763 - Andaraí
Tel:21-2238-4614
Dia 04/5
Das 9h às 11h

22/04/2013

Vigília da Juventude no Vicariato Norte

Vigília da Juventude pela JMJRio2013.
Dia 26/4, 22h
Paróquia Nª Sª do Perpétuo Socorro
Praça Edmundo Rego, 27 - Grajaú.
Transmissão: WebTVRedentor e Rádio Catedral

Comemoração do 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais no Vicariato Norte


Pascom do Vicariato Norte
Convocação de todos os agentes da Pascom!

Paróquia Nª Sª Conceição e S. José - 4ª Feira de Saúde e Cidadania

Colaboração: Eduardo.

18/04/2013

Arte do Humberto no Vicariato Norte, 6ª Forania. Nossos parabéns!


Humberto José Coutinho Nogueira, um paroquiano da 6ª Forania do Vicariato Norte que, além de servir a Pastoral da Caridade, na Paróquia Nª Sª Conceição Aparecida, no Cachambi, vem se destacando com seus quadros em diversas exposições do Rio.
Ganhou algumas menções honrosas, medalhas de bronze na Sociedade Brasileira de Belas Artes, exposições do Corpo de Fuzileiros Navais.
Participou de exposições do Clube dos Subtenentes e sargentos do Exército, TRT, Clube Naval, SBBA, Centro Cultural dos Bombeiros, Casa de Deodoro (Exposição individual).
Destacamos uma das medalhas na mostra de Arte Sacra, em dezembro passado, na Sociedade Brasileira de Belas Artes.
As próximas exposições de que participará são:
Clube Naval de 16/04 a 25/04/23013.
BNDES (abertura 26/04) e TRT a marcar (Centros Culturais).
Eis alguns quadros do pintor:

Blog:  oartistadoamor.blogspot.com

16/04/2013

II Encontro Internacional da Juventude da Ordem do Carmelo Descalço RJ


 Está tudo pronto para o II Encontro Internacional da Juventude da Ordem do Carmelo Descalço (OCD) no Rio de Janeiro! A equipe que prepara a Jornada reuniu-se na basílica Santa Teresinha nos último fim de semana para os preparativos finais. O encontro com o Pe. Geral, fr. Saverio Cannistrà, será realizado nas dependências de um clube próximo à basílica, cujo salão tem capacidade para 2.000 pessoas.
A programação constará de uma abertura feita por Pe. Saverio, momentos de oração, reflexão, performance teatral, brincadeiras e concertos com cantores ligados à Ordem. O encontro se encerra com a Eucaristia presidida pelo Pe. Geral e concelebrada pelos padres presentes. 
   Os jovens da Ordem que virão para a JMJ Rio 2013podem chegar no dia 21/7 para participar do encontro, que ocorrerá no dia 22/7. O Comitê que organiza a JMJ oferece hospedagem para os grupos de 21 a 31/7. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo sitewww.carmelitas.com.br
    Informamos ainda que, durante a JMJ, a basílica ficará aberta todo o dia de quinta a sábado.
Abraços fraternos,
PasCom
www.basilicasantateresinha.org.br

14/04/2013

2º Encontro de Coordenação da Pascom do Vicariato Norte

Mais um encontro de coordenadores forâneos da Pascom do Vicariato Norte aconteceu, na Basílica Imaculado Coração de Maria, no Méier, dia 13/4, das 9h às 13h15. Igor, paroquiano anfitrião, nos recebeu com um mesa de biscoitos, sucos e bolos na qual colocamos também nossa oferta. Presentes: Eliane e Denyse (1ª), Sandra (2ª),Alba e Fátima (3ª), Igor, Vinícius e Eurides (6ª), Waldéa (Coord. Vicarial) e Diácono Marcos Gayoso (Assessor).
Início com a reflexão sobre Jo 6,16-21. Rezamos pelas aniversariantes de abril: Alba (5/4) e Denyse(8/4).
A PASCOM se  prepara para o Encontro Vicarial do dia 04/5, das 8h às 12h, na Paróquia Divino Espírito Santo, e do Encontro Arquidiocesano, dia 11/5, às 9h, na arquidiocese (O programa ainda não está pronto). Nos dois encontros, comemoraremos o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano cai no dia 12/5. A mensagem de 2013 ainda é do Papa Emérito Bento XVI pois é sempre lançada por ocasião da Festa de São Francisco de Sales, no dia 24/1. O tema "Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização" será o conteúdo a ser debatido nos dois encontros. É importante ler a mensagem antes.
Analisamos a Pastoral da Comunicação das seis Foranias. Algumas paróquias estão sem representação. Mas a maioria ativa demonstra cuidado e atenção para com o repasse de informações pelas redes sociais, blogs e sites. A atualização dos sites e blogs  mantém a comunicação viva.
Os coordenadores precisam informar os e-mails dos novos agentes para que possamos incluí-los no grupo do Google. É por este grupo que repassamos as informações da Pascom Brasil, Pascom ArqRio, Pascom Vicarial Norte e outros.
Está marcado o encontro da Pascom da 2ª Forania: 7/5, 19h, na Paróquia Sagrados Corações, Tijuca.
É importante informar as datas de encontros das Foranias.
Os agentes que se inscreveram para voluntário da Pascom ainda receberão instruções de como atuar na JMJ. E o Retiro foi remarcado para o dia 21/9.
O próximo encontro com os coordenadores forâneos será no dia 25/5, 9h às 12h, na Paróquia Nª Sª Conceição e S. José, Rua Amaro Cavalcanti (com i), 1.761, no Engenho de Dentro.

11/04/2013

Anote em sua agenda para estar presente nesses eventos dos 100 dias para a JMJ


A partir do dia 12 de abril, começa a contagem regressiva para Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Faltarão 100 dias para a Jornada e para comemorar esse marco, do dia 12 a 16 de abril, diversos eventos acontecerão para celebrar ainda mais a chegada da JMJ. 
No primeiro dia, na sexta-feira,12, haverá a Vigília dos Jovens Adoradores, às 22h, na Catedral, com a missa presidida por padre Reginaldo Manzotti. Depois todos seguirão em procissão pela Lapa em direção à Igreja de Sant’Ana, animados pela Banda Bom Pastor. A Vigília contará com a presença da banda Frutos de Medjugorje e pregação e oração de Cassiano Meirelles, da Canção Nova.
Dando sequência às comemorações, no dia 13 de abril, sábado, será a Feijoada JMJ, na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca. O evento foi sucesso nos vicariatos onde ocorreu e por isso será repetido, dessa vez para um público maior. A feijoada será das 12h às 16h e começará a ser servida às 13h. 
Padre Omar será o anfitrião e convidará cantores católicos e seculares.
No dia 14, domingo, está previsto um dia dedicado aos esportes. Para finalizar as comemorações, na terça-feira, 16 de abril, Dom Orani João Tempesta presidirá a missa de encerramento das comemorações dos 100 dias para JMJ. A missa será na comunidade Mandela, às 11h, com a presença de todos os voluntários do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013.
Carol de Castro  Assessoria de imprensa  assessoriadeimprensa@rio2013.com | +55 (21) 3177 2013 ramal 6640 / 3559 9110 | + Skype: caroldecastro

06/04/2013

Venham celebrar os 99 anos da Paróquia-Santuário Nª Sª da Salette, 1ª Forania do Vicariato Norte


Convidamos todos vocês a celebrarem conosco, os  99 anos da Paróquia - Santuário Nossa Senhora da Salette.
No dia 14 de abril, conforme a programação em anexo.
A Missa Solene acontecerá no Estacionamento do Santuário, ao lado do mesmo, à Rua Catumbi, 78, Catumbi - RJ.
Para mais informações entre contato conosco:
e-mail: santuariosaletterj@gmail.com ou por telefone: (21)  2502 - 1564 ou pela nossa Web Rádio: www.saletterj.com
Se possível, peço que divulgue esse nosso evento.
Com afeto:
Pe. Marcos

03/04/2013

3/4: realizado o Conselho Vicarial do Vicariato Norte

Pastorais do Vicariato Norte tiveram o seu Conselho Vicarial neste 3/4, às 19h30.
O evento vicarial em destaque é a Peregrinação pelo Ano da Fé, saindo da Paróquia Divino Espírito Santo, Maracanã ao Santuário de Nª Sª de Lourdes, em Vila Isabel, a fim de obter a indulgência plenária. No dia 16/3 foi a vez das 1ª e 2ª Foranias. No dia 20/4, será das 3ª e 4ª Foranias e no dia 11/5, dia das 5ª e 6ª Foranias. Portanto, as  paróquias dessas Foranias devem ficar atentas às datas e se dirigirem para lá para fazerem a Peregrinação. Confirmem antes, pode haver mudança.
No dia 12/5, às 10h, missa do 1º ano de Ordenação de Dom Luiz Henrique, na Basílica de Nª Sª de Lourdes.
No dia 13/4, Bodas de Ouro de Ordenação Sacerdotal do Pe. Argemiro, da Paróquia Sagrados Corações.
Coordenadores presentes falaram de seus eventos:
Pastoral da Comunicação: próximo encontro de coordenação, dia 13/4, 9h às 12h, Basílica Imaculado Coração de Maria. Todos os coords. forâneos, adm. do site e assessor.
Dia 4/5: Encontro Vicarial com representantes das 40 paróquias.
Dia 11/5, 9h: Comemoração do Dia Mundial das Comunicações - Na Arquidiocese - Todos os Vicariatos.
Pastoral da 3ª Idade: IVº Encontrão da 3ª Idade
Tema: Juventude e a 3ª Idade
Dia 20/4, 8h30 às 12h, Paróquia Nª Sª da Conceição e S. José
MESC:
Encontro 1ª e 3ª Foranias: 20/4, 8h30 às 12h
Encontro 2ª e 4ªForanias: 15/6, 8h30 às12h
Encontro 5ª e 6ª Foranias: 05/10, 8h30 às 12h
Perseverança:
15ª Caminhada Arquidiocesana da Perseverança
Dia 4/5, 8h, Santuário de Nª Sª da Penha
Curso de Formação para novos Ministros da Consolação e Esperança
Pessoas com dons específicos para atuarem nos cemitérios. Cada paróquia enviar uma pessoa, pelo menos.
Dias 4, 11,18, 25 de maio, das 13h às 16h.
No subsolo da Catedral Metropolitana
Contato:2218-8595
Curso de Libras (Sinais para deficientes de audição), 2ªs-feiras, 18h30, Basílica I. Coração de Maria, Méier.
Iniciação Cristã: Páscoa, dia 3/4, 9h, Paróquia Anunciação a Nossa Senhora.
Vigília dos Jovens Adoradores: 12/4, 22h. Saída em procissão, dia 13/4, às 11h, para a Igreja de Sant'Ana.
14/4: Esporte
16/4: missa na Comunidade Mandela.
RCC - Houve Via Sacra com o Pe. Antônio José
Retiro: Dias 6(8h às 18h) e 7 (8h às 16h)de abril, Paróquia Nª Sª das Dores, 1ª Forania.
Páscoa da RCC do Vicariato Norte, 27/4, 9h,  Paróquia Nª Sª de Fátima RTS
Vigília da Juventude do Vicariato Norte: toda última 6ª do mês, 26/4, talvez na P. Perpétuo Socorro.
Retiro da Pastoral da Juventude: 19, 20, 21, na Baixada - Ligar: 3624-8790/9241-4302
Pastoral Familiar
25/5: Simpósio das Famílias
26/5: Peregrinação Nacional das Famílias
Agosto: Semana Nacional da Família
Círculo Bíblico

Os livretos são arquidiocesanos. A assinatura anual custa R$8,00. Um livreto avulso custa R$2,00. Qualquer pastoral ou pessoa pode fazer a assinatura com os coordenadores dos Círculos Bíblicos que encaminharão à arquidiocese.
Imagem Original de Nª Sª de Shoensttat visitando o Vicariato Norte. As pessoas do movimento estão preparando terços, dizendo:"Rezei um terço por você" para dar aos peregrinos da JMJ. Em troca, pedirão que rezem para quem ofereceu o terço.
Batismo: encontro realizado.
Distribuição de chocolate aos coordenadores.
Oração final

Nota da Arquidiocese do Rio de Janeiro


Nota da Arquidiocese do Rio de Janeiro
sobre o acidente com o ônibus na Avenida Brasil
 A Arquidiocese do Rio de Janeiro se solidariza com o povo carioca, sobretudo com os familiares e amigos das vítimas do acidente ocorrido hoje com o ônibus na Avenida Brasil.
Nesta semana em que celebramos a Páscoa de Jesus Cristo, a dolorosa experiência do sofrimento e da morte parece contradizer com toda a esperança. Mas, assim como a Ressurreição fez brotar a vida, nossa fé se fundamenta nas promessas e na vitória de Nosso Senhor. Unimo-nos a todos nas preces pelos falecidos, pedindo a Deus que os acolha na sua misericórdia; pela recuperação dos que foram atingidos no acidente; pela missão dos que se dedicam à sua cura, e pelos familiares e amigos que sofrem a perda de entes queridos.
Que o compromisso com a segurança e a vida esteja presente em nossa cidade, dando-nos a certeza de que podemos trabalhar por tempos e situações melhores.
Com uma saudação fraterna e dolorosa, nós nos unimos a todos.
 Rio de Janeiro, 02 de março de 2013
 D. Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro

Campanha para obras da Paróquia S. Sebastião dos Frades Capuchinhos

Clique na imagem para ampliar.

Curso para novos ministros da Consolação e Esperança


13/4: Feijoada em benefício da JMJ.


A partir do dia 12 de abril, começa a contagem regressiva para Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Faltarão 100 dias para a Jornada e para comemorar esse marco, do dia 12 a 16 de abril, diversos eventos acontecerão para celebrar ainda mais a chegada da JMJ. 
No primeiro dia, na sexta-feira,12, haverá a Vigília dos Jovens Adoradores, às 22h, na Catedral, com a missa presidida por padre Reginaldo Manzotti. Depois todos seguirão em procissão pela Lapa em direção à Igreja de Sant’Ana, animados pela Banda Bom Pastor. A Vigília contará com a presença da banda Frutos de Medjugorje e pregação e oração de Cassiano Meirelles, da Canção Nova.
Dando sequência às comemorações, no dia 13 de abril, sábado, será a Feijoada JMJ, na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca. O evento foi sucesso nos vicariatos onde ocorreu e por isso será repetido, dessa vez para um público maior. A feijoada será das 12h às 16h e começará a ser servida às 13h. Padre Omar será o anfitrião e convidará cantores católicos e seculares.
No dia 14, domingo, está previsto um dia dedicado aos esportes. Para finalizar as comemorações, na terça-feira, 16 de abril, Dom Orani João Tempesta presidirá a missa de encerramento das comemorações dos 100 dias para JMJ. A missa será na comunidade Mandela, às 11h, com a presença de todos os voluntários do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013.
Carol de Castro  Assessoria de imprensa  assessoriadeimprensa@rio2013.com | +55 (21) 3177 2013 ramal 6640 / 3559 9110 | + Skype: caroldecastro