31/12/2012

Feliz 2013!

Querido irmão(ã),
“Possa este Ano da Fé tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só n’Ele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia de um amor autêntico e duradouro” (PF n. 15).

agradecimento do Vicariato Norte a todos os colaboradores na Fé, neste ano que termina e desejamos que em 2013 a certeza de mais um ano juntos na Fé de Deus,nosso Pai. Amém!
Fraternalmente em Cristo
Pe. Cláudio dos Santos
Vigário Episcopal - Vicariato Norte/RJ

17/12/2012

Tema do 47º Dia das Comunicações Sociais: "Redes Sociais: portais da verdade e da fé; novos espaços para a evangelização"

Dia Mundial das Comunicações 2013 para se concentrar na Mídia Social
Roma, 1 de outubro de 2012 ( PCCS ) - Um dos desafios mais importantes para a tarefa da evangelização, hoje, é o que está emergindo do ambiente digital. Papa Bento XVI chama a atenção para este tema em particular, no contexto do Ano da Fé, em sua escolha do tema para o 47 º Dia Mundial das Comunicações Sociais, "Redes Sociais: portais da verdade e da fé; novos espaços para a evangelização".
O tema sugere uma série de pontos importantes para reflexão. Durante um tempo em que a tecnologia surgiu como parte do tecido de conectividade de experiências humanas, tais como relações e conhecimento, precisamos perguntar: pode ajudar homens e mulheres encontrar Cristo na fé? Não é o suficiente para encontrar uma linguagem adequada, mas sim, é necessário aprender a apresentar o Evangelho como a resposta a esse anseio humano básico de sentido e de fé, que já encontrou expressão online.
Tal abordagem, que servirá para criar um mundo mais dinâmico e humano digital, requer uma nova forma de pensar. Não é simplesmente uma questão de como usar a internet como um meio de evangelização, mas em vez de como evangelizar num contexto em que a vida das pessoas também encontram expressão na arena digital.
Em particular, é preciso estar atento ao surgimento e à enorme popularidade das redes sociais, as formas que privilegiam dialógicas e interativas de comunicação e relacionamentos.
Dia Mundial das Comunicações, a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II ( Inter mirifica , 1963), é comemorado na maioria dos países, por recomendação dos bispos do mundo, no domingo antes de Pentecostes (12 de maio de 2013).
A mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é publicada tradicionalmente em coincidência com a memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos escritores (24 de janeiro)
Fonte: www.signis.net

12/12/2012

Missa de Ação de Graças do Vicariato Episcopal Norte

Na noite de quarta-feira passada, 12/12, D. Luiz Henrique da Silva Brito, Bispo Auxiliar do Vicariato Norte, presidiu a missa de Ação de Graças pelos trabalhos realizados por todas as pastorais.. Ele destacou a contribuição das pastorais pelo seu trabalho missionário. Pe. Claudio, Vigário Episcopal, agradeceu a Deus pela sua Graça porque, disse ele, sem ela nada se pode construir. Representações das pastorais participaram da procissão de entrada, abrindo ala para os celebrantes passarem. Tudo bem preparado por Mariana, coordenadora da Iniciação Cristã. Pe. Lee, pároco da Paróquia S. Francisco Xavier, recebeu a todos com muito carinho. Dom Luiz lembrou que os dois foram colegas de seminário. No final, houve oferta de presentes ao clero.  As secretárias do Vicariato Norte também foram lembradas. Após a missa, houve confraternização no Salão Paroquial. Antes de partir o bolo, todos cantaram parabéns pelos aniversariantes. No próximo ano, a missa será no dia 4/12 para que os padres do Vicariato Norte participem. Nesse período, eles estão ocupados com as confissões como preparação para o Natal.
Dom Luiz Henrique da Silva Brito
Coordenadores das pastorais
À direita, Pe. Claudio

Peça teatral, na Paróquia Santo Antônio de Água Santa

Rua Paraná, 1.049 - Água Santa, RJ.
Tel.: 21-2594-4588
Acesse: www.santoantoniodeaguasanta.org.br

Vigília Arquidiocesana na Igreja de Santa'Ana


Calendário de 2013 da Pastoral Familiar RJ

Clique na imagem para ampliar.

Hymn Światowych Dni Młodzieży Rio 2013


Jornada Mundial da Juventude

Lançamento do livro "Jesus de Nazaré - A Infância de Jesus"


www.redentor.tv.br

Cantata de Natal na Paróquia Nª Sª Perpétuo Socorro

Cantata de Natal
Dia 18/12/12, às 20h
Paróquia Nª Sª Perpétuo Socorro
Tema: "Orando, Cantando, celebramos o Natal"
Coral: Unicanto e Orquestra de Câmara
Contribua com 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo.
Praça Edmundo Rego, 27, Grajaú.

07/12/2012

Campanha "Natal é Jesus", do MVC da Paróquia Nª Sª da Guia, no Lins


  • ajuda com mantimentos para a cesta que estamos montando na Paróquia Nossa Senhora da Guia, composta de: 1 lata de leite em pó. 2 kg de arroz; 1 panetone; 1 kg de macarrão; 500g de café, 1 kg de farinha de mandioca; 1 lata de pêssegos em calda, 4 pacotes de suco em pó; 1 l de óleo de soja; 2 pacotes de biscoito Maizena; 2 kg de feijão e 1 kg de açúcar (valor aproximado de R$ 50,00)
  • ajuda com brinquedos novos ou em bom estado; 
  • ou doações, de qualquer valor feitas diretamente na conta da Campanha: Bradesco: Ag. 2778-2, conta 1039-1 – Associação Brasileira de Apostolado, CNPJ 31118383/0002-01;
Mas há uma novidade: neste ano, atendendo à solicitação de algumas famílias, selecionamos algumas famílias para serem beneficiadas com a "Caixa Solidária".
 É uma família "adotando" a outra e preparando uma "caixa" especial com comidas e presentes para todos os membros da família beneficiada.
Se alguém desejar ajudar nesse sistema, deve entrar em contato com a secretaria do MVC (3899-0936).
Neste ano podemos acompanhar o andamento da campanha pelo Facebook:

A Feira da Providência acontece muito animada! Não perca! De 5 a 9/12, no Riocentro

Retiro e Assembleia dos Coordenadores Vicariais de Pastorais do Vicariato Norte


No dia 1º/12/12, os coordenadores vicariais de pastorais do Vicariato Norte chegaram a  Guaratiba, na “Casa de Maria, Mãe de Deus”, para um Retiro de manhã e Assembleia, à tarde.           
          Bons momentos de reflexão sobre a fé na parte da manhã e a verificação de todas as datas de eventos arquidiocesanos e vicariais. Pe. Rafael Siqueira, pároco da Paróquia S. Pedro Apóstolo, falou sobre a Porta da Fé e sobre o nosso compromisso de batizados. 
Pe. Claudio, Vigário Episcopal do Vicariato Norte, apresentou o calendário arquidiocesano e vicarial de janeiro a dezembro de 2013. Na oportunidade, os coordenadores puderam verificar algumas coincidências de datas e horários e procuraram modificá-los.
O que vai acontecer na Arquidiocese RJ em linhas gerais:
Janeiro: Novena e Festa de S. Sebastião (Reflexões sobre o Ano da Fé)
Fevereiro: Festa da Apresentação do Senhor (Nª Sª das Candeias). Concentração no Largo da Carioca. Procissão das Velas até a Candelária.
Março/Abril: Período Quaresmal. Campanha da Fraternidade/13 em Família (Livreto). Festa da Misericórdia
Maio: Visita do Ícone Mariano às Famílias (Ano da Fé).
           Culto Ecumênico no Cristo Redentor.
Junho: Corpus Christi (Tapetes/Ano da Fé). 22/6: Santificação do Clero. Adoração, palestra (Presbyterorum Ordinis), confissão e missa. Sugestão de palestrante: Dom Celso.
Julho: Jornada Mundial da Juventude
Agosto: Romaria à Aparecida do Norte – 31/8
Setembro: Semana Bíblica organizada pelo Seminário Arquidiocesano. Celebrar o mês da Bíblia, acentuando o Ano da Fé. Mostra Bíblica pela Catequese, no último domingo.
Outubro: Semana Teológica – Instituto de Teologia da Arquidiocese. Temas: Dimensão Eclesial da Fé e a Contribuição da fé e do cristianismo na formação da civilização ocidental.
Novembro: Encerramento na Catedral – Sábado que antecede Cristo Rei, com a presença dos voluntários da JMJ. Missa às 15h. Valorizar testemunhos de fé.
Finalizamos com a dinâmica Porta Fidei pela qual nos introduzimos na vida de comunhão com Deus que está sempre aberta para nós. Diante da Bíblia, reconhecemos o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus. Diante do Documento Concílio Vaticano II, seguimos a orientação de Bento XVI que o indica como bússola que nos orienta neste século que começa. Diante do Catecismo da Igreja Católica, lembramos que é norma segura no caminho da fé. Diante do pergaminho do Credo,  Credo Niceno-Constantinopolitano,confessamos a nossa fé. Diante do Crucifixo, vimos a revelação de amor de Cristo por nós, lembramo-nos da conversão de vida por meio da remissão dos pecados. Por fim, vimos que é o amor de Cristo que nos impele e leva-nos a evangelizar.
“A fé de fato, abre o coração e a mente dos ouvintes para acolherem o convite do Senhor a aderir à sua Palavra a fim de se tornarem seus discípulos”. (Porta Fidei 7)