31/08/2012

Palavra de D. Orani sobre o Mês da Bíblia



Setembro: mês da Bília
Estamos em mais um dos meses temáticos. Além dos temas dos textos bíblicos e os próprios da liturgia, a Igreja no Brasil nos sugere um assunto que perpassa todo o mês para a nossa reflexão.
Em setembro, a Igreja Católica celebra o mês da Bíblia. Esse mês temático foi criado em 1971 e ele foi escolhido porque no último domingo celebramos o Dia Nacional da Bíblia, devido à proximidade da festa de São Jerônimo, patrono dos estudos Bíblicos, no dia 30.
A cada ano um livro bíblico é aprofundado em nossas comunidades, seja pelas reuniões de grupos, seja pelas publicações, ou ainda pelas celebrações. Nesse ano, o tema deste mês é “discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos”. A escolha desse evangelista ocorre devido ao ano “B” da liturgia dominical, que contempla a leitura desse texto. Jà está previsto para os próximos anos seguir o mesmo tema à luz do evangelho do domingo: Lucas, Mateus e depois, em 2015, João.
Graças aos apóstolos, mais próximas testemunhas que viveram com Jesus Cristo, chegam até nós a Boa-Notícia da Salvação proclamada pelo Filho de Deus. Assim se expressa São Pedro: "Senhor, para quem iremos nós? Só Tu tens palavras de vida eterna?" (Jo 6, 68).
Fé na Palavra, que é viva! O Verbo é o prório Cristo: Ele é a Palavra viva! A Bíblia, ou Sagrada Escritura, é como uma carta enviada, que hoje atualizamos com a prática da fé, à luz da Tradição da Igreja e do Magistério Pontifício. É a Sua Palavra viva e eficaz.
O que a Palavra de Deus me diz, ainda hoje, aqui e agora? Deus fala, ainda hoje, e as palavras são dirigidas a todas as pessoas. Este é o grande mistério da Palavra de Deus. Para cada um dirige pessoalmente a sua voz.
Essa verdade tem consequências enormes. Você precisa ter consciência do que Deus diz na Palavra, a fim de não perder esses momentos especiais. É então que se faz necessário perguntar: O que Deus diz para mim, hoje?
Fé na Palavra, que dá a vida! A Palavra que é dirigida a mim, pessoalmente, é a fonte da verdadeira vida. A Palavra deve ser assumida com uma fé profunda, que é sempre dirigida a mim – aqui e agora!!
 Encontro com a Palavra viva: sobre o tema, a verdadeira escola de escuta e oração, o Papa João Paulo II, em sua Carta para o terceiro milénio, Novo millennio ineunte, nos lembra este verdadeiro programa de pastoral. Ele escreve: "É necessário que a escuta da Palavra de Deus deve tornar-se uma vida de acordo com a tradição antiga e sempre válida da lectio divina, para ajudar a encontrar o texto bíblico como Palavra viva que interpela, orienta e plasma a existência". Este foi o método escolhido para ser seguido pelos nossos círculos bíblicos.  É também o capítulo IV de nosso 11º Plano de Pastoral de Conjunto: “A Palavra de Deus: lugar Privilegiado para o En contro com Jesus Cristo”.
A Palavra é uma palavra constantemente presente. Jesus envia seus discípulos a todo o mundo, ordena-lhes fazer discípulos entre as nações por onde passaram, a pregar a Palavra exatamente como foi comunicada a eles.
Ler a Bíblia supõe abertura a ação do Espírito Santo, mas também aprofundamentos. São importantes alguns estudos preliminares que fornecem uma visão geral das informações básicas sobre o ambiente em que o livro foi escrito. Por isso, é preciso conhecer o contexto mais amplo da Bíblia. Este contexto irá variar dependendo de qual livro queremos ler.
Por exemplo: é óbvio que devemos ler os Evangelhos com uma ótica diferente como lemos o livro do Apocalipse. Esta preparação é ainda mais necessária no caso do Antigo Testamento, que contém uma série de textos escritos dentro de uma cultura muito antiga. Novas traduções são fornecidas e somos ajudados com os comentários de rodapé ou à margem do texto. Recorrer aos Dicionários Bíblicos também nos complementa a ter uma visão mais ampla dos temas e situações. Estes materiais nos ajudam para a leitura individual. Nesse aspecto, vale a pena mencionar dois princípios básicos de leitura da Bíblia. Na sua base, há uma regra geral que diz que toda a Bíblia é um farol para os seres humanos. Assim, o primeiro e fundamental princípio para se ler a Bíblia é este: cada declaração das Escrituras considera o contexto em que ela ocorre.
A segunda regra aplica-se a ter em conta os diferentes tipos de passagens literárias da Bíblia. Quem já teve até mesmo um contato superficial com várias obras literárias sabe que o caminho para ler e interpretar tais documentos, ou prosa (como o romance) e poesia é uma forma diferente. Os autores bíblicos também se beneficiaram de uma grande variedade de gêneros literários. Na Bíblia, encontramos textos poéticos (por exemplo, Salmos); encontramos fragmentos de documentos oficiais (por exemplo, no livro de Esdras, Macabeus); encontramos fragmentos de narrativa (por exemplo, em Atos dos Apóstolos). Cada leitura é um pouco diferente. E é necessário evitar o maior perigo na leitura da Bíblia, que é a interpretação fundamentalista. Esta interpretação é de significado literal de cada uma das frases das Escrituras, sem levar em conta as implicações históricas da criação do texto. A leitura fundamentalista da Bíblia enfatiza a interpretação literal. Necessitamos descobrir o que está na narrativa bíblica e que é o mais importante, a saber – a mensagem de levar o homem para a salvação.
O nosso dia deveria começar com a leitura da Palavra. A tradição da Igreja nos coloca os salmos para a oração da Liturgia das Horas. É, pois, importante que o inciemos com a leitura orante da Palavra de Deus, algo que vai proteger o nosso coração durante o dia, como Maria, que mantinha tudo no seu coração. Armanazenar a Palavra logo de manhã para irmos “ruminando” durante todo o dia. No final do mergulho na meditação, iniciamos um novo dia com todos os problemas que ele traz, mas no coração temos uma palavra, ou pelo menos um de seus versos, algo recebido e acolhido a partir da leitura.
Na liturgia da missa os vários textos se complementam e na sequência nos ajudam a mergulhar ainda mais no mistério.
Que no mês da Bíblia, em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas comunidades e principalmente na animação do nosso círculo bíblico possamos cada vez mais colocar a Palavra de Deus como centro de nossa ação evangelizadora.
† Orani João Tempesta, O. Cist.
  Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Músicos católicos promovem feijoada no centro do Rio


Músicos católicos promovem no próximo domingo, 2 de setembro, a 1ª Feijoada da Música Católica na cidade do Rio. Estimam-se mais de 150 ministérios de músicas espalhados pelo município, entre bandas, cantores, corais e instrumentistas que colocam seu dom a serviço da Igreja Católica. Com o intuito de promover a unidade e um momento de partilha e confraternização entre eles, os organizadores do evento - Banda Canto Novo, Banda Sambandorando e o espetáculo de Stand-Up Comedy, Rir é um Santo Remédio - organizarão um espaço aberto onde os músicos possam cantar, tocar e mostrar seus respectivos trabalhos.
 Sustentados na palavra de Deus, a 1ª Feijoada de Músicos Católicos tem como tema o Salmo 133: “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.”
 Data: 02/09/2012 - Horário: 11h
Ingressos Feijoada: R$ 25,00 (CAMISETA)
Reserva: 7805-3196 (Fred) e 7515-2642(Luciana)
Local: Santuário Nacional de Adoração Perpétua - Igreja de Sant´Ana - Praça Cardeal Leme, 11 – Centro/RJ
Assessoria de Imprensa: Vivi Mariano [Contato: 7957-7475 e 7164-5453]
Email: imprensa.feijoadacatolicarj@gmail

Jovens Vicentinos - Encontro Regional em Jacarepaguá, RJ


Encontro Regional para Jovens Vicentinos
Venham ao "Caldeirão Vicentino"
Dia 29/09, na Cidade dos Velhinhos, Jacarepaguá ,
Inscrições e informações: 
savv.rio@asvp.org.br 
Telefone: 21- 2563-9450 (até o dia 25/09).

Romaria e Festa de Nª Sª da Salette

Queridos irmãos irmãs!
 Que a paz do Senhor e a presença amorosa da Virgem Maria estejam com todos!
Convidamos vocês, sua comunidade e Paróquia a participarem da Festa e Romaria de Nossa Senhora da Salette.
A nossa festa tem o seu início dia 09 de Setembro às 10:30h com a tradicional carreata pelas ruas de nosso bairro, e às 18h teremos a Missa Solene, que será presidida por Dom Paulo César Costa, nosso Querido Bispo auxiliar.
A novena em preparação da Festa e Romaria de Nossa Senhora da Salette, acontecerá de 10 a 18 de Setembro, no santuário Paróquia Nossa Senhora da Salette - Catumbi - 78.
Dia da festa, 19 de Setembro, 166 anos da Aparição da Virgem Santíssima em La Salette.
Missa às 07h, 08h30 Missa pela Rádio Catedral, 10h Missa Festiva, 11h30 Reza do Santo Terço; 12hMissa dos Comerciantes, 15h Terço da Divina Missericórdia, 16h Santa Missa, 17h30 - Terço Cantado, 18h Ângelus e Procissão Luminosa.
19h. Missa Solene Presidida por Pe. Ildefonso Salvadego MS, logo após a tradicional coroação e consagração a nossa Senhora com uma chuva de rosas de Bênçãos para todos. Participe!
Aqueles que desejarem podem acompanhar pelo site da nossa web Rádio: www.saletterj.com ou www.reconciliaivos.com.br ou ainda:www.portalsalette.com.br.
 SANTUÁRIO SALETTE E VOCÊ LEVANDO JESUS A TODO POVO!
Abraços a todos!
Pascom de La Salette

28/08/2012

Paroquianos da Nossa Senhora da Luz chamam para a NOVENA

A Novena de Nª Sª da Luz vai começar no dia 30/8/12


25/08/2012

JMJRio2013: Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora

22 a 27/8: Percorrendo a Dicese de Rio Branco, AC - Noroeste
De 1 a 30/9: Norte1
Veja o todo o percurso no mapa da página www.jovensconectados.com.br:

Debate com candidatos a prefeito e a vereador do Rio de Janeiro


De  acordo com a orientação da nossa Igreja, representada pela CNBB, conforme texto abaixo, convidamos  para a reunião/debate que será realizada com candidatos a prefeito e candidatos a vereador, sobre as eleições municipais.
 1º DE SETEMBRO/2012- 15 HORAS
 LOCAL:  PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E SÃO JOSÉ
 AV. AMARO CAVALCANTI, 1761 - ENGENHO DE DENTRO.
 CONVIDE AMIGOS  E COMPAREÇA.
Edmílson e Maria José
P/Comissão organizadora.
Trecho do documento da CNBB sobre as eleições 2012:
"O momento da realização das eleições municipais em nosso País deve ser aproveitado para a reflexão e a construção de novas práticas, de novas posturas, tanto do Estado como do povo frente a ele para darmos passos na consolidação da democracia. O primeiro passo será buscar a construção da consciência coletiva, levando o povo a se constituir como sujeito do processo político. Os grupos comunitários, organismos ou pastorais sociais tenham esta preocupação entre seus objetivos; podem ser o espaço aglutinador e coordenador do processo de construção da consciência coletiva, objetivando a construção da cidadania.

14/9: lançamento do Hino da JMJRio2013

O Hino da JMJRio2013 será lançado no dia 14/9, na Vigília dos Jovens Adoradores, na Paróquia Nª Sª da Conceição, em Santa Cruz, RJ.
PJ Rio

24/08/2012

Inscrições abertas para o Congresso de Jovens Shalom


Inscrições abertas para o Congresso de Jovens Shalom
Em preparação para a JMJ Rio2013, Comunidade Shalom realiza congresso de jovens no Rio de Janeiro
A Comunidade Católica Shalom, em preparação para Jornada Mundial da Juventude Rio2013, realizará de 21 a 23 de setembro, no América Football Club, na Tijuca, Rio de Janeiro, o CONGRESSO DE JOVENS SHALOM (CJS).
Aberto a jovens com idades entre 13 e 28 anos, que participem ou não de grupos e movimentos eclesiais, o encontro terá como tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4, 4a), o mesmo que o Papa Bento XVI sugeriu para as Jornadas Diocesanas da Juventude 2012. Com realização anual, em cada edição, o CJS acontece numa cidade diferente e recebe jovens de todas as regiões do país.
O congresso visa levar o jovem a refletir e experimentar a alegria de se ter a pessoa de Jesus Cristo como referencial primeiro dos projetos e da vida. Tem o objetivo de favorecer a experiência pessoal com Deus e o crescimento humano dos jovens, através dos direcionamentos dados pela Igreja, que tem com frequência convidado os jovens a se tornarem novos apóstolos da juventude, caminhado com Jesus, “O Jovem”, sendo assim, autênticas testemunhas da esperança e da verdadeira alegria.
Durante o CJS haverá celebrações eucarísticas, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e  workshops. O fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, e a co-fundadora, Emmir Nogueira, já estão confirmados.
As inscrições poderão ser feitas na Livraria Shalom do Rio de Janeiro (Rua Bento Lisboa, 112 - Catete) ou pela internet: inscricoes@gmail.com. O custo é de R$ 20,00, até o dia 10 de setembro, e de R$ 25,00, após o essa data. Mais informações: (21) 3251-4831 | 8038-8036 | cnj@comshalom.org.
Serviço
CONGRESSO DE JOVENS SHALOM
Tema:
“Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4, 4a)
Data e local:
Sexta-feira, dia 21
Abertura: Celebração Eucarística às 19h30, na Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus (Rua Mariz e Barros, 354 – Tijuca).

Sábado e Domingo (dias 22 e 23)
O evento prossegue no América Football Club (Rua Campos Sales, 118 - Tijuca),  a partir das 8h.
Pregadores
Moysés Azevedo e Emmir Nogueira
Valor da Inscrição
R$ 20,00 até o dia 10/09
R$ 25,00 após o dia 10/09
Onde inscrever-se?
Livraria Shalom: Rua Bento Lisboa, 112 - Catete. Pela internet: inscricoes@gmail.com
Mais Informações
(21) 3251-4831 | 8038-8036 | cnj@comshalom.org | www.facebook.com/congressodejovensshalom
Assessoria de Imprensa
Andréia Gripp - (21) 8866-2293 | (21) 7653-5986

23/08/2012

Semana da Juventude na Paróquia S. Joaquim, no Estácio

Semana da Juventude
Tema: "Buscando o meu lugar"
Palestras: 19h
27/8: Meios de Comunicação - Ana Carolina Bayer
28/8: Namoro - Pe. Roberto
29/8: Hobbies - Frei Junior
30/8: Vícios - Mariana Longuinho
31/8: Amizade e Família - Pe. Gleuson
1º/9, 18h:  Barzinho de Jesus - Música, louvor e oração
Participação de Lipi Freitas
Paróquia S. Joaquim
Rua Joaquim Palhares, 227
Tel. 2273-3596
    

21/08/2012

Independência Jovem, em Bangu


A Pastoral da Juventude(PJ) da paróquia São Judas Tadeu- Bangu estar organizando um evento para celebrar a independência do Brasil e arrecadar fundos para os preparativos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O evento acontecerá no dia 7 de setembro e terá dois momentos marcantes: Iniciará com a celebração da Santa Missa na paróquia às 15h e após a Santa Missa todos se dirigirão ao Centro Paroquial Beato João Paulo II, Rua Renato Rebechi 130, onde acontecerá um show com as bandas: Shekinah, Anjo Guardião,Bio 4 e Ministério Faça-se.
Os convites custam $2,00 e podem ser adquiridos na secretaria paroquial.
A Paróquia São Judas Tadeu situa-se na Av: Engenheiro Pires Rebelo, 1825. Mais informações podem ser adquiridos   através do telefone da paróquia: 33314268.
Importante lembrar que não será vendida bebida alcoólica nem permita a entrada da mesma.

20/08/2012

Núcleo de Comunicação Comunitária do Projeto Comunicar da PUC-Rio forma mais agentes da Pastoral da Comunicação

Formatura dos agentes da Pastoral da Comunicação
Vicariatos Leopoldina, Norte e Suburbano
Curso: Comunicação, Igreja e Sociedade
Dia 26/8, das 9h às 12h
9h: Missa celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-chanceler da PUC-Rio9, Dom Orani João Tempesta, O.Cist
10h: apresentação dos sites das paróquias, seguida de diplomação
11h: Coquetel de confraternização
Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Rua Marquez de S. Vicente, 225- Gávea
Para parentes e párocos dos alunos.

Pastoral da Comunicação do Vicariato Norte reuniu representantes paroquiais

Com a representação da PASCOM de todas as seis Foranias do Vicariato Norte, houve um Encontro feliz da Pastoral, dia 18/8, pela manhã, na Paróquia Divino Espírto Santo, no Maracanã.
Oração inicial e abertura com o Vigário Episcopal, Pe. Claudio dos Santos.
3º Encontro Nacional da Pascom: Ana, Vinícius, Zaira
Curso da PUC - Vinícius, Igor, Eliane, Denise
Avisos da Arquidiocese RJ e SECOM-Rio: Ana, Vinícius
Rádio Catedral - Programa "A Voz do Vicariato":Diácono Gayoso
Web TV em rede: Alfredo Miranda da P. Sagrado Coração de Jesus
RadioWeb da Graça: Waldéa 
8º MUTICOM: Waldéa
 JMJ: Pe. Arnaldo, de passagem por ali.
Avaliação do Encontro por coordenadores forâneos.
Exposição de Fotografias do Guilherme
Estande de livros sobre Comunicação das Paulinas.
Música de Claudio Lima.
No farto lanche, cantamos o parabéns para a aniversariante do dia, Ana Galheigo, que ofereceu um delicioso bolo de chocolate.
Em setembro, haverá reunião para preparação de um Seminário sobre Comunicação. Sugestões através do googlegroups dos Agentes da Pascom do Vicariatpo Norte.
E assim pretendemos dar início a uma nova etapa de conscientização da necessidade urgente da representação da PASCOM de todas as paróquias, tendo em vista o serviço ao Reino e a próxima JMJRio2013.
Contato: pascom.vnorterj@gmail.com



15/08/2012

Curso para Lideranças Pastorais e Comunitárias

Organize seu trabalho social! Curso com início em setembro/12!!!
Participe do Curso de Mobilização e Capacitação de Lideranças Pastorais e Comunitárias
Módulos do curso:
Identidade
Participação
Família
Ação
Até 25 alunos
Algumas paróquias já foram capacitadas. Serão priorizadas paróquias que não enviaram lideranças.
Início: 20/9/12
Basílica Santa Teresinha do Menino Jesus
Rua Mariz e Barros, 354 - Tijuca
Quintas-feiras, das 13h30 às 17h30
Duração: 2 meses e meio
Curso gratuito, com cartilha e certificado ao final.
Informações: Karla
Vicariato Norte: 21-2569-6312
karlaellwein@arquidiocese.org.br

Inscrições para o Seminário de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Regional Leste1)


MENSAGEM:
 Informamos que acontecerá no dia 2 de setembro o 4º SECOM-Rio, Seminário de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro com o tema"Comunicação e Igreja: comunicando pela rede e em rede".
 O custo por participante será de R$20,00 - incluindo o almoço. 
As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de agosto através deste email.
Os interessados deverão efetuar o depósito do valor citado na conta:
 BRADESCO
Ag. 0814
C/c: 74152-3
Mitra Paróquia N.S. de Bonsucesso de Inhaúma.
 Para inscrição:
 1º - Efetuar o depósito;
2º - Enviar o email  com a inscrição devidamente preenchida (em anexo) e também com o comprovante de pagamento anexado. (pascom.arqrio@gmail.com)
OBS: O assunto do email de inscrição deverá ser: INSCRIÇÃO SECOM-Rio
 O encontro será das 9h às 17h, com missa às 16h, presidida por Dom Orani João Tempesta.
Será no auditório do 2º andar do Edifício João Paulo II que fica na Rua Benjamin Constant, 23 - Glória - RJ.
Gustavo Kelly - secretário da Pascom ArqRio

Capacitação para a Pastoral da VISITAÇÃO

Inscrições: de 15/8 a 10/11/12
Data da Capacitação: 24/11
Paróquia S. José e Nª Sª das Dores
Rua Barão de Mesquita,763- Andaraí
Contato: 21-2238-4614
malice.pereira2012@gmail.com

09/08/2012

Aniversário sacerdotal do Pe. Flávio


Foi comemorado no dia 05/08/2012 o 11º Aniversário Sacerdotal do Padre Flávio, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Srª da Conceição e São José. A Missa foi celebrada pelo Pe. Flávio e cocelebrada por D.Edson de Castro Homem, Monsenhor Gustavo Auler e pelos Padres: Pedrinho, Bené (Diocese de Paritins) e Antonio (Religioso) e ainda contou com a presença dos Diáconos: Sergio Catão e Hélio Jr e o Seminarista Walace.
Após a Missa foi servido um delicioso jantar para os presentes.
Eduardo-Pascom P. NS Conceição e S. José

07/08/2012

Site sobre ações sociais das paróquias: www.social-paroquias.org.br


A Arquidiocese do Rio, por meio do seu Vicariato para a Caridade Social, lançou um novo site: “Ações Sociais das Paróquias” (www.social-paroquias.org.br). Por ele os agentes das pastorais sociais e toda a sociedade poderão ter acesso a informações atualizadas sobre instituições e atividades sociais desenvolvidas pela Igreja na cidade do Rio de Janeiro, bem como dados relativos a instituições públicas em três áreas: educação, saúde e assistência social. A iniciativa foi apresentada aos bispos no dia 7 de agosto.
Leia mais no site do Regional Leste 1 da CNBB:
http://cnbbleste1.org.br/2012/08/arquidiocese-do-rio-lanca-site-que-ajudara-promocao-humana-e-social-na-cidade-do-rio/ 
Andreia Gripp

04/08/2012

Abertura da Semana Nacional da Família no Vicariato Norte

Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus
Dia 11/8/12
Programa
8h30: Acolhida
9h00: Abertura
9h10: Participaçãop dos jovens da JMJRio2013
Pastoral da Juventude
9h40: Grupo Cativarte (P. Imaculado Coração e S. Sebastião)
10h: Lanche
10h20: Apresentação da experiência de Milão
Ronaldo e Tatiana - Coordenadores Arquidiocesanos do setor pré-matrimonial
11h10: Santa Missa, presidida por Pe. Claudio, Vigário Episcopal do Vicariato Norte
Agora é lei: a Semana Nacional da Família faz parte do calendário de
 eventos da cidade do Rio de Janeiro - Lei Municipal 5444 
 Carlos e Conceição
 Coordenadação da Pastoral Familiar
 Vicariato Episcopal Norte

Círculos Bíblicos refletem sobre o Ano da Fé e preparam a Assembleia de setembro, Mês da Bíblia

Representantes ds Círculos Bíblicos do Vicariato Norte se reuniram no dia 04/8,de manhã, na Paróquia Nª Sª da Conceição e S. José, no Engenho de Dentro, para refletir sobre a Carta Apostólica -Porta da Fé e organizar a sua Assembleia Vicarial que se realizará em 1/9, das 8h às 12h, no Colégio Maria Imaculada, Rua S. Francisco Xavier, 935. Tema: O Evangelho de Marcos.
Carmen iniciou o encontro falando sobre o Ano da Fé que terá início em 11 de outubro e irá até 2013. Neste ano o documento Vaticano II comemora  50 anos de existência e o Catecismo da Igreja Católica, 20 anos. Outubro é o mês das missões e os Círculos Bíblicos atuam nas casas, são missionários. Em outubro, haverá encontros paroquiais dos Círculos Bíblicos que refletirão sobre o Ano da Fé".
Pe. Pedrinho, como é conhecido nesta Paróquia, veio cumprimentar o grupo e lembrou que "Jesus olhava a fé no coração das pessoas. A sua transformação dependia da fé. Os Círculos Bíblicos têm um trabalho de grande imensidão dentro da Igreja. Muitas casas estão sedentas desse Deus. Que elas comecem a amar esse Deus conosco. Você começa a sonhar, lendo o texto. Mas é preciso uma reviravolta: que mais pessoas se transformem. Não é levar somente a Palavra, mas o testemunho. Precisamos trabalhar essa raiz: a formação em Deus. Quem trabalha com amor,  não cansa. Agradecemos pela coragem. Se fôssemos avaliar o que já conseguimos, muito já se atingiu até hoje com os Círculos Bíblicos".
Para o Mons. Gustavo e Pe. Pedrinho,  o grupo cantou, pedindo bênçãos a Deus pelo Dia do Padre

Jovens, inscrevam-se!


Seminário Nacional Juventude e Missão

As Comissões Episcopais para Juventude e Dimensão Missionária da CNBB, juntamente com as Pontifícias Obras Missionárias (POM), convidam as lideranças jovens envolvidas na missão em cada Diocese para participarem do Seminário Nacional: Juventude e Missão, com o tema “A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo”.
Este é mais um dos eventos que tem como objetivo colocar a juventude do nosso país no clima da Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em julho do ano que vem, no Rio de Janeiro.
O evento acontecerá de 28 a 30 de setembro de 2012, em Brasília DF, no auditório do Centro Educacional Maria Auxiliadora - CEMA (Endereço: Quadra 702/703 Sul, próximo ao Santuário Dom Bosco). As inscrições custam R$150,00 (incluindo alimentação e kit que cada participante receberá) e estarão disponíveis no site www.jovensconectados.org.br , de 05 de agosto  a 05 de setembro de 2012.

01/08/2012

Encontro de Vida Consagrada

Local: Colégio Nª Sª de Lourdes, em Botafogo
Novas comunidades, congregações religiosas, sociedades de vida apostólica e instituições seculares.
Participação de Dom Roberto Lopes (Vigário episcopal dessas instituições)
Missa presidida por D. Orani João Tempesta
Fonte: www.arquidiocese.org.br

Programação da Paróquia Santo Antônio (Água Santa)