30/04/2012

3º Encontro Nacional da Pascom, em Aparecida, continuam abertas as inscrições.


Ainda estão abertas as inscrições para o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que acontecerá em Aparecida (SP), de 19 a 22 de julho, abordando o tema “Identidade e Missão”.

O setor hoteleiro de Aparecida fechou um contrato com a comissão organizadora do Encontro no qual reservou 320 vagas para os participantes inscritos. Isso significa que as inscrições só serão validadas após a confirmação do pagamento efetuado em qualquer agência bancária.
Os interessados poderão acessar o seguinte endereço: www.cnbb.org.br/3enc.
Outras informações estão disponíveis no setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no telefone: (61) 2103-8366.
Segundo a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, irmã Élide Maria Fogolari, este Encontro quer ser um momento importante de reflexão, estudo e trocas de experiências para todos os que desejam comunicar Jesus Cristo a todos com a Comunicação.
“O papa João Paulo II recomendava e insistia em suas homilias, que ‘não basta utilizar a mídia para difundir a mensagem cristã e o magistério da Igreja, mas é preciso integrar a própria mensagem nesta nova cultura criada a partir da comunicação moderna’ (Redemptoris missio, 37). Esta é a motivação que dá sentido realizar mais um encontro da Pascom, em Aparecida, onde juntos, vamos planejar a comunicação a partir do contexto cultural em que nos situamos”, explicou a assessora da CNBB.

 


26/04/2012

Simulado de Catequese para a JMJRio2013, dia 19/5, 8h às 12h, em uma paróquia de sua Forania (região).

Paróquias do Vicariato Norte que centralizarão todas as outras paróquias para o Simulado de Catequese!!!
1ª F.: P. S. Francisco Xavier
2ª.F.: P. Santo Afonso
3ª F.: P. Nª Sª de Lourdes
4ª F.: PNª Sª Consolação e Correia
5ª F.: P. Nª Sª de Fátima Rainha de Todos os Santos
6ª F.: P. Nª Sª da Conceição (Engenho Novo)

“Sede firmes na prática da hospitalidade” (Rm 12, 13). Esse é lema que vai guiar o Simulado de Catequese em preparação para a Jornada Mundial da Juventude em 2013 que será realizado em 38 paróquias da Arquidiocese do Rio (uma por forania) no dia 19 de maio.
O simulado será promovido pelo Comitê Organizador Local (COL), sendo coordenado pelo Setor de Preparação Pastoral.
"Vamos trabalhar justamente a questão da acolhida da Jornada, da hospitalidade. Vamos falar um pouco também, dentro do tema, sobre o que é a Jornada Mundial da Juventude", disse um dos diretores do setor, padre Arnaldo Rodrigues.
Segundo o também diretor do Setor de Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin, está em fase de finalização o processo de escolha das 38 paróquias. "Os jovens terão a oportunidade de participar de um evento que dará um pouco do gostinho do que será a Jornada e poderão ser inseridos nos vários campos de trabalho, para que naquele ambiente, onde, em torno de seis até dez Paróquias vão estar reunidas em uma única manhã, possam perceber como funciona a JMJ", explicou.
As atividades seguirão o mesmo padrão de catequese de uma Jornada. A programação está dividida assim: animação inicial; oração; abertura; palavra de boas vindas; pregação e espaço para perguntas. O encerramento será com a celebração eucarística. Simultaneamente acontecerão confissões.
O simulado, a princípio, acontecerá somente no Rio de Janeiro. "É possível que façamos ainda outro simulado ampliando ainda mais o número de Paróquias e estendendo isso às sub-sedes", disse padre Leandro.
Padre Arnaldo reforça o convite para que todos participem: "Todos são chamados a participar da catequese. Por mais que se diga que o protagonista da Jornada Mundial da Juventude ou de qualquer atividade da Jornada seja o jovem, também é a família, também são os membros da comunidade, da paróquia. Todas as pessoas serão chamadas a viver a experiência do que é o Simulado da Catequese, porque quando acontecerem as catequeses na JMJ será um movimento que vai envolver a todos, e não somente os jovens"
www.rio2013.com

24/04/2012

3ª Feira de Saúde e Cidadania na Paróquia Nª Sª Conceição e S. José, no Engenho de Dentro

No dia 05/05/12, das 9h às 14h, na Paróquia Nª Sª da Conceição e S. José,  Av. Amaro Cavalcanti, 1761, no Engenho de Dentro, acontecerá a 3ª Feira de Saúde e Cidadania, com a colaboração do Lions Club de Cachambi.
Confira os diversos exames e documentos que as pessoas poderão conseguir gratuitamente.
                               

Dia Mundial das Comunicações. Programa da comemoração na Arquidiocese Rio de Janeiro

Agentes da Pascom,
Confirme a sua presença enviando e-mail com o nome completo, paróquia, vicariato, para
pascom.arqrio@gmail.com  até o dia 11/5/12.


Páscoa da Iniciação Cristã do Vicariato Norte

Dia 28/04/12
Missa das 9h, presidida por Pe. Claudio dos Santos,
Vigário Episcopal do Vicariato Norte
Paróquia Divino Espírito Santo e S. João Batista
Rua Felipe Camarão, 12 - Maracanã


20/04/2012

Capacitação da Assistência Religiosa

Clique na imagem para ampliar.

19/04/2012

19/05: Dom Orani João Tempesta e o Vicariato para as Comunicações Sociais convidam para o Encontro de Comunicadores para comemorar o Dia Mundial das Comunicações na Arquidiocese do Rio de Janeiro

Agentes da Pascom, confirmar presença até 11/5, através do e-mail
pascom.arqrio@gmail.com (Nome completo, paróquia e Vicariato)
Assunto: presença no Dia Mundial da Comunicação
Clique na imagem para ampliar

16/04/2012

Encontro de Formação dos Círculos Bíblicos do V. Norte


De 5 a 25/5: campanha nacional de vacinação contra a gripe


Por Redação, com ABr - de Brasília
Descrição: cid:image003.jpg@01C9E4F3.C018B3C0No ano passado, cerca de 25 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe sazonal
A campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal ou gripe comum será feita entre os dias 5 e 25 de maio. A vacina utiliza as três cepas de vírus que mais circularam no país no ano anterior e, de acordo com o Ministério da Saúde, vai imunizar também contra a influenza A(H1N1) – gripe suína.
O público-alvo da campanha inclui idosos (a partir de 60 anos), população indígena, crianças com idade a partir de 6 meses e menores de 2 anos, grávidas em qualquer período de gestação e profissionais de saúde.
A pasta informou que, apesar dos casos de infecção e morte por H1N1 registrados nas regiões Norte e Nordeste em pleno verão brasileiro, não há previsão de antecipação da campanha.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, onde pelo menos duas mulheres grávidas tiveram a doença, o período de chuva provoca maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, o que facilita a disseminação do vírus.
Dados do ministério indicam que, no ano passado, cerca de 25 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe sazonal. Em 2011, assim como este ano, quem recebeu a vacina também ficou imunizado contra a gripe suína.
Samanta C. C. S. de Paiva Abreu
Planejamento e Controle - PLANE
Fundação Ampla de Seguridade Social – BRASILETROS
Tel.: (55 21) 2707-5573    Fax: (55 21) 2707-5558

Nota da CNBB sobre o aborto de Feto "Anencefálico"


 Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”
Referente ao julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54
 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamenta profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54. Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar.
 Os princípios da “inviolabilidade do direito à vida”, da “dignidade da pessoa humana” e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação (cf. art. 5°, caput; 1°, III e 3°, IV, Constituição Federal), referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos. Quando a vida não é respeitada, todos os outros direitos são menosprezados, e rompem-se as relações mais profundas.
 Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!
 A gestação de uma criança com anencefalia é um drama para a família, especialmente para a mãe. Considerar que o aborto é a melhor opção para a mulher, além de negar o direito inviolável do nascituro, ignora as consequências psicológicas negativas para a mãe. Estado e a sociedade devem oferecer à gestante amparo e proteção
 Ao defender o direito à vida dos anencefálicos, a Igreja se fundamenta numa visão antropológica do ser humano, baseando-se em argumentos teológicos éticos, científicos e jurídicos. Exclui-se, portanto, qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico. A participação efetiva na defesa e na promoção da dignidade e liberdade humanas deve ser legitimamente assegurada também à Igreja.
 A Páscoa de Jesus que comemora a vitória da vida sobre a morte, nos inspira a reafirmar com convicção que a vida humana é sagrada e sua dignidade inviolável.
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nos ajude em nossa missão de fazer ecoar a Palavra de Deus: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).
 Cardeal Raymundo Damasceno Assis  
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

01/04/2012

Clic - Programa da Iniciação Cristã

Comunidade Coração Novo



Inscrições para o Encontro de Blogueiros

Clique aqui para se inscrever:
app.questionar.com.br
Será do dia 14/4 - das 8h às 17h - Arquidiocese.
R$ 15,00 para o almoço e despesas.

Semana Santa na paróquia Jesus Divino Mestre - Cachambi

Paróquia Jesus Divino Mestre
Cachambi - Tel.: 2281-6344

Voluntários para a JMJRio2013 da Basílica Nª Sª de Lourdes - Vila


Basílica Nª Sª de Lourdes - Vila Isabel RJ

Clique na imagem para ampliar.
www.nsl.org.br

A Juventude RJ se reúne no Domingo de Ramos no Vicariato Sul