29/09/2011

Programação intensa na Basílica Coração de Maria, no Méier

A Catequese da Basílica Imaculado Coração de Maria convida para a Feira Bíblica, dia 1º de outubro. Será no pátio interno da Igreja.
Os Círculos Bíblicos desta Basílica convidam para a Palestra do Prof. Carlos Frederico Schlaepfer sobre o Êxodo, no dia 15/10/11, num encontro dos CBs, das 8h às 12h. Os Círculos Bíblicos das outras paróquias poderão marcar os seus encontros paroquiais à tarde ou outro dia, para aproveitar a oportunidade de ouvir a palestra. O lanche será partilhado.
A Pastoral Familiar apresentará uma peça de teatro, no dia 23/10/11, num encontro da Pastoral, das 8h às 17h.
Todo 4º sábado do mês, às 10h,  há missa da Mãe Rainha.
Todo 3º sábado do mês, às 10h, há missa dos Círculos Bíblicos. Neste mês da Bíblia, eles têm sorteado bíblias nas missas de domingo.
Colaboração de Guanaíra (Círculos Bíblicos)

28/09/2011

Paróquia S. Joaquim
Rua Joaquim Palhares, 227- Estácio
Almoço dia 9/10
Convites: 2273-3596
www.padregleuson.com

Terço da Misericórdia - Quartas -15h
Rádio Catedral 106.7 FM


Seminário na UERJ: Gestão Socioambiental em Unidades de Conservação


Seminário - Gestão Socioambiental em Unidades de Conservação

SEMINÁRIO - GESTÃO SOCIOAMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Educação, Cultura e Meio Ambiente

Dia: 5 de outubro de 2011 (4af)
HOra: 9h às 18h
Local: Auditório 111 da UERJ (campus Maracanã)

PROGRAMAÇÃO

9h - Abertura
Moderador: Loscar
Convidados: Aureanice Correa (UERJ), Henrique Leão Zaluar (Parque Nacional da Tijuca, Marcelo Braga Pessanha (Coordenação Regional 8 - ICMBio), Marco Antonelli (Coordenação Municipal de Apoio ao Parque) e Padre Omar Raposo (Arquidiocese do Rio).

9h40 - Contextualização da Questão Ambiental
Convidada: Denise Alves (Educadora Ambiental)

10h10 - Cidadania, Meio Ambiente e Conflitos Socioambientais
Moderador: Leonardo Teixeira (FGV)
Convidados: Tânia Pacheco (Pesquisadora bolsista da Fiocruz) - “Racismo Ambiental e UCs”; Rafael Soares Gonçalves (PUC-Rio) - “Conflitos Socioambientais: da Lógica do Conflito à Lógica da Cooperação”; Carlos Frederico Loureiro (UFRJ) - “Da crise civilizatória à crise ambiental”, Lara Moutinho (SEA/RJ) - “Racismo na Conservação da Natureza”.

11h40 - Almoço

13h30 - O Desafio da Gestão Socioambiental em Unidades de Conservação
Moderadora: Eloise Botelho (UFJF)
Convidados: Luiza Helena Nunes Ermel (PUC-Rio) - “Cidadania e Organização Social”; Antônio Pedro (RIOTUR) - “Turismo como Instrumento de Inclusão Social em Unidade de Conservação”; Tereza Cristina Mendonça (UFRRJ) - “Turismo de Base Comunitária”; Mariana Pereira (UNIGRANRIO) - “Questão Social em Unidade de Conservação”.

15h - Pausa

15h15 - Performance c/ Companhia de Dança Espaço Aberto

15h45 - Experiências de Participação Popular na Gestão Socioambiental
Moderadora: Sylvia Chada (Coordenação Regional 8 - ICMBio)
Convidados: Gláucio Glei Maciel (Parque Nacional da Tijuca) - Projeto “Anfitriões do Cosme Velho”; Flavio Silva (Rebio Tinguá) - “Educação Ambiental como Ferramenta à Transformação Social”; Adriana Trindade (Fundação Roberto Marinho) - “Educação Ambiental no Ensino Formal”.

18h - Encerramento

IMPORTANTE: O evento é gratuito, mas o espaço possui apenas 215 lugares. Por isso, chegue mais cedo e participe!

27/09/2011

Nota de falecimento

Faleceu no dia 27 de setembro/11,  Pe. Pedro José de Andrade, aos 95 anos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cachambi. A missa de corpo presente será nesta paróquia, na quarta-feira, dia 28 de setembro/11, às 11h. O sepultamento será às 14h, no jazigo da Irmandade de S. Pedro, no cemitério do Caju.

26/09/2011

Começou a Novena de Santa Teresinha na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Tijuca

No dia 22/9, paroquianos e fiéis de Santa Teresinha reuniram-se na basílica para o início da novena em preparação à grande festa da padroeira. De acordo com o nosso lema paroquial deste ano — “Vivemos da Tua Palavra” -, em cada dia da novena somos convidados a meditar um aspecto do relacionamento de Santa Teresinha com as Sagradas Escrituras.
No primeiro dia, refletimos sobre o amor de Teresinha à Palavra de Deus. A Missa da Novena foi presidida pelo frei Wilson Gomes, concelebrada pelo pároco, frei César Cardoso, e teve a participação do Apostolado da Oração, Legião de Maria, Congregação Mariana, Pia União de São José, Devoção de Nossa Senhora de Fátima e Movimento de Nossa Senhora de Schoenstatt. A música ficou por conta do Coral dos Capuchinhos. Na homilia, frei Wilson lembrou do amor fervoroso com que Santa Teresinha se dedicava à leitura da Palavra, e destacou que amar não é só ter sentimentos prazerosos, mas cumprir os mandamentos de Deus. “Nem sempre praticar o bem é gostoso, mas é próprio do amor esquecer de si para pensar nos outros”, disse. Após a Missa, Marcella Matsumoto, do grupo teatral Lexovense, apresentou os poemas “Viver de amor” e “Minhas armas”, de Santa Teresinha.
O padre Ricardo Calvo, pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição, foi o presidente da celebração no segundo dia da novena. Foi concelebrante o frei Rafael Maria do Divino Amor, ocd. Participaram da procissão de entrada, na Missa animada pelo Coral Santa Teresinha, regido por um empolgadíssimo frei Adílson, o Movimento das Mil Ave-Marias, Grupo do Terço, Terço dos Homens, Grupo Com Jesus em Tua Casa, Grupo Zélia e Luís Martin e Setor de Alimentos da Pastoral da Caridade Social.
Explorando o tema “Teresinha lê a Palavra”, o celebrante lembrou que Santa Teresinha quis conhecer muito bem a Bíblia precisamente para viver em conformidade com a Palavra de Deus, acrescentando: “Em Teresinha se cumpre a Palavra de Jesus: as coisas escondidas aos sábios são reveladas aos simples. Santa Teresinha soube interpretar a Sagrada Escritura com sabedoria, originalidade e frescor”. Ele convidou a assembleia a, imitando Santa Teresinha, ser perseverante na leitura e conhecimento das Escrituras e deixar-se transformar pela Palavra. Disse ainda que “viver de acordo com a Palavra é difícil, mas Deus prometeu que ia caminhar conosco todos os dias. A Sagrada Escritura nos ensina a sintonizar a nossa história com a história de Jesus. Assim como Ele, todos nós encontramos no caminho calvário, algozes... Conviver é um desafio, mas nós aprendemos na Sagrada Escritura como ter uma convivência mais fraterna. Para Teresinha, a Palavra de Deus é força, energia, consolação, boa notícia que se acolhe no coração. Quem de nós ainda não experimentou dias cinzentos, escuros, de amargor, fel, incompreensões? Que nós, a exemplo dela, possamos nos aproximar sempre da Palavra de vida e de luz – ‘O Evangelho é Jesus vivo, e eu necessito desta luz’ – disse ela”.
Após a Missa, a deliciosa “Noite do samba e botequim” fez lotar o salão do Centro Pastoral e Cultural. Comunidade e visitantes foram brindados com o talento dos músicos Pedro Marques, Henrique Marin, Júlio e Viviane Morais. Mesmo aos que já conheciam a voz bonita e poderosa do pároco, foi uma surpresa ver a categoria com que levou a noite, junto com a irretocável Beth Webler. Ao longo do evento, grandes sambas e marchinhas memoráveis foram apresentados. No final, um trenzinho de pura alegria saiu arrastando quem, àquela altura, ainda conseguia estar sentado.


Endereço da paróquia
Rua Mariz e Barros, 354- Tijuca
Tel.: 2569-8904
Colaboração: Andreia Mello da Silveira (Pascom)

25/09/2011

Capacitação de novos agentes da Pastoral da Aids

Local: Colégio Regina Coeli
Rua Conde de Bonfim, 1.305 - Tijuca
Período: 30/9 a 2/10
Sem taxa de inscrição.
Promoção Regional Leste1
Contato: Ana Carolina Tel.: (22) 2522-3964
Acesse: www.pastoralaids.org.br

8 a 11/10: Congresso Nacional de Animação Bíblica de Pastoral, em Goiânia, GO


Semana Nacional da Vida - Paróquia Santo Afonso

Clique no cartaz para ampliar.

Baile da Primavera - Paróquia Nª Sª Conceição e S. José

Festa de S. Francisco de Assis

Novena e Festa de Nª Sª Aparecida, em Aparecida do Norte, SP


Seminário de Reavivamento no Espírito


Com uma organização da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro, Casa de Marta e Maria, e Grupo de Oração ICTUS, a Paróquia Santo Afonso, na Tijuca, vai realizar o Seminário de Reavivamento no Espírito.
 Com quatro encontros, o Seminário terá início no dia 6 de outubro, às 20h, no Salão Paroquial. As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Confira os temas:
 Dia 06 de outubro
Tema: Amor do Pai
 Dia 13 de outubro
Tema: Pecado e Jesus Salvador
 Dia 20 de outubro
Tema: Fé e Conversão
 Dia 28 de outubro
Tema: Batismo no Espírito Santo
 A Paróquia Santo Afonso fica na Rua Barão de Mesquita, 275 – Tijuca. Informações pelo telefone (21) 2264-6162 ou através do site http://santoafonsorj.org.br .

23/09/2011

Capela Nª Sª de Pompeia:

Almoço na Capela de Nª Sª de Pompeia
Rua Cirne Maia, 9, Cachambi
Dia 9 de outubro, domingo.
Menu: bacalhau às natas
Convites a R$10,00 (Falar com Cecília, após as  missas)
Também haverá o tríduo a Nª Sª: dias 4,5,6/10
A capela pertence à Paróquia Santo Antônio

Participe deste Festival e evangelize através da ARTE!

Paróquia S. Camilo
Estrada Velha da Tijuca, 45
5º Festival "UM DIA COM MARIA"
Dia 23/10, das 13h às 18h
Objetivo: evangelizar através da ARTE
Poesia, canto, dança e teatro
Inscrições até 15/10/11
E-mail: rjmariafestival@gmail.com
Tels.: 2288-9771/2288-4262

20/09/2011

Festa de S. Cosme e S. Damião, no Andaraí

Clique no cartaz para visualizar melhor.

Chá do Príncipe para a Casa do Padre

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTXr5mU5IMV5123IWYG5D26VU8VuAPhWHmXnQrK_B9AGHpvChBkChá do Príncipe
Casa do Padre Cardeal Câmara
Arquidiocese do Rio de Janeiro
Av. Paulo de Frontin, 568 - Rio comprido
 Dia 08 de outubro de 2011 às 15h
Convites R$ 20,00
(Com direito a brindes e cartela de bingo)
Venha participar!
Informações 2273-4022
Quem quiser ajudar na preparação,estamos precisando de:
Brindes... utilidades para o lar e outros
Bingo. Cafeteira, torradeira, sanduicheira, batedeira....
Comidas...
Bolos, tortas,biscoitos, pães, queijos.... chocolate quente, sucos, café, leite
Aceitamos doações em gêneros acima citados
Ou em espécie. Falar com as irmãs ou a secretária.

Vamos à Feira da Solidariedade do Grajaú?

16/09/2011

Bom clipe para a chegada da Cruz da Jornada Mundial da Juventude 2013


Chegada da Cruz no Campo de Marte, SP
Dia 18/9/11, a partir das 9h

15/09/2011

Entre em contato com o animador de Círculos Bíblicos de sua Paróquia!

Pela cultura da VIDA!

Cartas e Documentos de João Paulo II: estudo

Informações: UERJ

Alguém pode precisar: avise.


A CASA DE FRANCISCO DE ASSIS, à Rua Alice 308 - Laranjeiras, Tels: 2265-9499 e 2557-0100, www.casadefranciscodeassis.org.br http://www.casadefranciscodeassis.org.br/ > e e-mail: cfassis@uol.com.br < mailto:cfassis@uol.com.br , mantém diversos médicos com as especialidades abaixo, que atendem com hora marcada pessoas com renda comprovada de até 3 (três) salários mínimos, ao custo de R$10,00 a R$15,00. Para aqueles que não possam pagar os valores citados anteriormente, será feita uma avaliação com a Assistente Social para ser concedida gratuidade:
- Homeopatia (Crianças)                                           - Cromoterapia
- Pediatria e Otorrinolaringologia                               - Psicologia Infantil
- Pediatria                                                                 - Fonoaudióloga  (CRECHE)
- Psiquiatria                                                               - Nutricionista
- Psicologia                                                                - Odontologia - Crianças e Adultos
- Cardiologia                                                              - Ginecologia
- Fisioterapia                                                             - Serviço Social
- Jurídico
LIGAR HORÁRIO COMERCIAL E FALAR/AGENDAR C/CARMEN
Atendimento gratuito.
AJUDE A DIVULGAR- ALGUÉM PODE ESTAR PRECISANDO!
A Clínica de Enfermagem Arte do Cuidado, da UniverCidade, presta atendimento gratuito e está agendando para preventivo ginecológico.
Qualquer mulher interessada deve ligar para os seguintes números:
2219-8100/ 2233-8389 ramais 225/226.
· Endereço: Av. Presidente Vargas, nº 2700. Praça XI, ao lado do prédio do Metrô, Rio de Janeiro .
· Funcionamento: de segunda à sexta das 08h00min às 11h00min e de 19h00min às 22h00min, aos sábados de 08:00h às 11:00h.
Também são realizados EXAMES LABORATORIAIS, tudo gratuito.

Ajude a divulgar!
Há muitas pessoas que não têm essa oportunidade.

Jornada Vocacional da Juventude

Contamos com a participação de todos os Nossos Jovens, PASTORAL VOCACIONAL e OVS (Vicariato Jacarepaguá) na JORNADA VOCACIONAL da JUVENTUDE da ARQUIDIOCESE do RIO DE JANEIRO - JVJ.
Será um momento impar de revitalização de nossa fé e de amadurecimento espiritual.
O evento será : dia 02 de outubro das 08h às 17h.
O local será : Instituto Isabel, situado na Rua Mariz e Barros nº612-Tijuca.
Terá como ápice : Santa Missa presidida por D. Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e concelebrada por D. Antonio Dias Duarte, Bispo Animador da Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A animação ficará por conta da banda Bom Pastor e do Seminário São José. O investimento será de R$ 5,00 incluindo café da manhã e almoço, e deverá ser pago no dia do evento. Maiores informações no Instituto Isabel no telefone: (21) 2569-3849, e-mail: jvjrio@gmail.com.
Com Carinho, 
Pe. Rogerio Branco (animador vocacional Arquidiocesano)
Irmã Coceição Marques - CNS
Gustavo M. Neves (Past. Vocacional JPA) 

8h – acolhida Irmã Conceição Marques (CNSV) e Mons. Gustavo Auler
9h – animação (banda Bom Pastor)
9h30 – pregação “Espírito Santo e Vocação na Juventude” (Pe.Jorge)
10:15h - dinâmica – Eline Ribeiro
10:45h – testemunho vocacional (religiosa e seminarista)
11:20h - Adoração S.S. ( Pe. Rogério Branco e Banda Bom Pastor)
12h – almoço (c/ visita aos stands das congregações e comunidades religiosas)
13:30h – animação Banda Bom Pastor
14h – mesa redonda c/ D. Antônio Dias, Pe. Fabio de Freitas, Ir. Percila, Gualdir & Vânia
15:30h – Teatro da paróquia Cristo Rei : "A volta"
16:15h - preparação p/ Santa Missa
17h – Celebração Eucarística presidida 
por Dom Orani
Obs : durante toda a Jornada será realizada Confissão.

Manhã de Louvor e Missa Campal na Dias da Cruz em comemoração ao Mês da Bíblia

12/09/2011

Semana de Educação Especial


Elas só querem ser aceitas.

11/09/2011

Palestra sobre o Livro do Êxodo

Palestra sobre o Livro do Êxodo,
 na Paróquia S. Camilo, dia 29/9, às 19h
Estrada Velha da Tijuca, 45, Usina
Tel. 2238-3509
Mais...

  • Novena em honra a Nª Sª. Aparecida: 12/10
  • De 3 a 11/10/11        Celebrações às 8h e 18h30min.                                                                              Procissão após a  Celebração das 8h
  • 5º FESTIVAL UM DIA COM MARIA
  • 23/10 de 13 às 18 h (inscrições abertas) até dia 15/10
  • 2288-9771/2288-4262 
  • Durante o mês de setembro haverá uma gincana Bíblica com as crianças da Catequese

Bingo beneficente

Paróquia S. Camilo
Estrada Velha da Tijuca. 45-Usina
Tel. 2238-3509

Semana de Cura pela Palavra na Paróquia S. Joaquim

E no dia 9 de outubro almoço programado para às 12h.
Convites à venda na secretaria da Paróquia.

09/09/2011

Vida de oração e espiritualidade nos ministérios da Liturgia

XV Bienal do Livro no Rio

Debate na Paróquia Nª Sª Conceição e S.José, Eng. Dentro: REFORMA POLÍTICA COM PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA.

Convidamos você para o debate que realizaremos sobre Reforma Política com participação democrática, na paróquia de Nossa Semhora da Conceição e São José - Engenho de Dentro (em frente à estação ferroviária), no dia 24 de setembro de 2011 - sábado, às 15 horas.
Textos base:'Por uma Reforma de Estado com Participação Democrática'(CNBB). 'Proposta de Iniciativa Popular para a Reforma do Sistema Político'.
Palestrantes:  Léo Lince (sociólogo) Maria Apparecida Fenizola (socióloga - IDEPS)
Local:  Avenida Amaro Cavalcante, 1761 – Engenho de Dentro / RJ.
Contamos com sua participação. Convide amigos.
P/Movimento De Combate à Corrupção Eleitoral
Comitê Engenho de Dentro .

08/09/2011

3º. SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO DA UERJ

3º. SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO DA UERJ 
Aspectos sociais e culturais na compreensão e prevenção do suicídio

Dia 24/10, no Auditório 11do Pavilhão João Lyra Filho - UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 1º andar - Maracanã RJ

Retiro da Pastoral Familiar do Vicariato Norte RJ

06/09/2011

Como foi o mini-círio de Nazaré no Rio

Encontro de Formação para Agentes do Batismo


Nos dias 1º e 8 de outubro, das 8h30min às 12h, o Vicariato Urbano vai promover o Encontro de Formação para os Agentes da Pastoral do Batismo de 2011. O evento é aberto a todos os agentes de outros vicariatos e será realizado na Igreja de Sant’Ana, no Centro.
No dia 1º de outubro o palestrante será o Diácono Gilvan Francisco, da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana. Já na segunda semana de formação, dia 8, a palestra será feita pela Assessora Arquidiocesana do Pré-Catecumenato Infantil, Maria da Glória G. Louro Braga.
 A organização do encontro pede ainda que os participantes levem um lanche para a partilha.
 As inscrições já podem ser feitas pelos telefones 2265-9402 / 3903-8864 / 9316-9052 ou através do e-mail: mariocineiaflanklim@gmail.com .
 A Igreja de Sant'Ana fica na Praça Cardeal Dom Sebastião Leme, 11 – Centro.
www.arquidiocese.org.br





05/09/2011

Rádio Catedral com um novo programa: A Bíblia nos dias de hoje

Ouça este programa na Rádio Catedral, às segundas-feiras, às 17.15h

"Cristo abraça os aposentados"

Um evento organizado pelo Sindicato Nacional dos Aposentados e pela Força Sindical vai acontecer no dia 6 de setembro no Santuário Cristo Redentor. Vai ser um ato religioso e vigília com o tema “Cristo abraça os aposentados”, que visa chamar a atenção das autoridades públicas para a situação dos aposentados no país. O início está previsto para as 18h.
www.radiocatedral.com.br

01/09/2011

Pastoral de Favelas - Vida, Apesar de Tudo


No dia 5 de setembro, às 18h30min, a Pastoral de Favelas da Arquidiocese 
do Rio vai lançar o filme “Vida, Apesar de Tudo”. O documentário 
apresenta a trajetória dos 34 anos de lutas e conquistas da pastoral.
Após a sessão, um debate será realizado com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e do Coordenador da Pastoral de Favelas, Monsenhor Luiz Antonio Pereira Lopes.
Segundo Monsenhor Luiz Antônio, a intenção da Pastoral de Favelas é exibir o filme nas comunidades, paróquias, escolas, universidades e instituições do governo, não só para divulgar o trabalho que a Pastoral realiza, mas também para expor e propagar todas as discussões que o documentário aborda.
A sessão será realizada no 2º andar do Edifício João Paulo II, na Rua Benjamin Constant, 23 – Glória. Informações pelo telefone 2292-3132.
www.arquidiocese.org.br

Mensagem de Dom Jacinto Bergmann para o mês da Bíblia CNBB

Mensagem de Dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, para o mês da Bíblia 
Mês da Bíblia
Mês de Setembro para a nossa Igreja no Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.
Também já é uma bonita tradição, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, oferecer um tema para o Mês da Bíblia para o estudo, a reflexão, a oração e a vivência da Palavra de Deus. O tema pode girar ou em torno de trechos bíblicos, ou de um Livro bíblico, ou até de um conjunto de Livros bíblicos. A escolha do tema para o Mês da Bíblia deste ano de 2011, concentrou-se no trecho do Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”.

É necessário olharmos as etapas da travessia desértica do Povo de Deus, saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades enfrentadas pelo Povo de Deus, tanto os problemas da natureza, quanto os desafios oriundos pela convivência humana, criaram a necesidade de enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Queremos aprender com o Povo de Deus a realizarmos a nossa travessia de discipulado e missão. Eis, pois, o tema tão propício para o Mês da Bíblia de 2011: “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”. Mas, o fundamental em tudo isso, é estar próximo ao Senhor Deus. Assim, do capítulo 16, versículo 9, é tirado também o lema: “Aproximai-vos do Senhor”.
Vamos viver intensamente o Mês da Bíblia em todas as nossas comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo.
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética