27/01/2011

Paróquia Divino Espírito Santo convida para a Festa Brasileira

Glória Neves - Pascom 3ª Forania

Programa de fevereiro/11 da Iniciação Cristã do Vicariato Norte

Dia: 07 a 11/02 - Semana de Formação
Local: Paróquia Nossa Senhora do Líbano, 638 - Tijuca
Horário: 14:00 às 17:00
Abertura: Pe. Gustavo José Cruz Auler (Vigário Episcopal)
TEMAS
Dia 07/02 – Animação Bíblica Pastoral – Tatiana Mili
Dia 08/02 – Meio de Comunicação e a Família – Irmã Lúcia
Dia 09/02 – Campanha da Fraternidade – Irmã Aparecida
Dia 10/02 – Catequese Narrativa - Maria da Gloria Louro
Dia 11/02 – A importância dos Mandamentos na Missão do Catequista -
Seminarista Jorge Ney
Importante:
• Não esquecer Bíblia e bloco para anotações.
• O Nosso lanche será comunitário, portanto, não esqueça de trazer alguma coisa gostosa
• Não falte, pois, de acordo com o nosso Plano Pastoral, devemos estar em constante formação.
Estamos esperando por Você!
A Paz de Jesus e o Amor de Maria.
Coordenação da Catequese.
Dia: 12/02 - Retiro da Iniciação Cristã
Local: Paróquia Nossa Senhora de Fatima Rainha de Todos os Santos
Rua Adriano, 158 - Todos os Santos
Horário: 8:00 às 17:00
Observações: Preencher a ficha de inscrição para o retiro. (Imprimir do site do V. Norte)
1 – Pregador: Pe. Antonio José
2 – Taxa de inscrição: R$ 20,00 para despesas com café, almoço e lanche
3 – Levar Bíblia, caneta e bloco.
4 – Inscrições com Mariana ou  Eline
5 – Refrigerante será vendido.
Dia 26/02: - Encontro de Coordenadores da Iniciação Cristã
Local: Paróquia Sagrados Corações - Rua Conde de Bonfim, 474 - Tijuca
Horário: 8:00 às 13:00.
Coordenadoras vicariais: Mariana Regis Nunes e Eline Faria
Origem: Paróquia Nª Sª Conceição Aparecida - Cachambi

Setor Juventude lança subsídio para a realização das Jornadas Diocesanas da Juventude em todo o Brasil

Fruto do trabalho de jovens representantes das várias expressões eclesiais da juventude de todo o Brasil, o subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011 - “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf. Cl 2,7) tem como objetivo criar uma caminhada de formação e preparação para um novo tempo de evangelização da juventude brasileira. Esse será o primeiro texto de uma coleção produzida para ajudar os jovens a caminhar em unidade pastoral, temática e celebrativa com a Igreja que, em diferente partes do mundo, vivencia a diversidade na celebração da unidade pelas Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ).
O subsidio, que será lançado pelas Edições CNBB, foi elaborado sob a coordenação de dom Eduardo Pinheiro e de padre Carlos Sávio Ribeiro, respectivamente bispo referencial e assessor nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A assessoria aos jovens foi feita pelo estudioso das Jornadas Mundiais da Juventude, Erofilho Cardozo, e pela assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris.
O material de 2011 visa ajudar os jovens a se prepararem para a celebração da JDJ e tem como subtítulo o tema da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Madri, na Espanha, no mês de agosto. O texto dá dicas e sugestões para essa preparação, abrindo espaço para a criatividade e a adaptação às realidades dos jovens. O documento propõe a realização de três encontros: um enfocando o relação pessoal com Jesus Cristo, outro dedicado à vivência do jovem na Igreja e outro voltado à atuação do jovem cristão na sociedade.
São apresentadas sugestões práticas para que a juventude possa conhecer a profundidade das mensagens bíblicas e experimentar a riqueza da espiritualidade celebrada nas jornadas e testemunhar o amor de Cristo no mundo hoje.
O subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011 pode ser adquirido direto no site das Edições CNBB, pelo telefone (61) 2193-3019 e pelo e-mail vendas@edicoescnbb.com.br.

26/01/2011

20/01/2011

OAB-RJ critica falta de legislação específica para evitar tragédias

Brasília, 19/01/2011 - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro, Wadih Damous criticou hoje (19) a falta de uma legislação específica no país sobre casos de tragédias e catástrofes, como a que ocorreu na região serrana do estado. "Tragédias como essa vem se repetindo ao longo dos anos, e a cada vez que acontece é de forma mais agravada. Pretendemos apresentar uma proposta de projeto ao Congresso Nacional do que estamos chamando de Lei de Responsabilidade Social, que prevê sanções aos administradores que não façam, durante todo o ano, investimentos para prevenir tragédias como essa", afirmou Wadih Damous em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional.

Ele lembrou que o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante propôs nesta terça-feira (18) ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) providências e responsabilidades sobre os desastres decorrentes das chuvas no país e principalmente no Rio de Janeiro, que é o estado com mais vítimas e onde os prejuízos foram maiores até o momento. O objetivo é fiscalizar ações de prevenção por parte das autoridades para que esses acontecimentos não se repitam.

Segundo o presidente da OAB-RJ, é responsabilidade da União fazer os repasses para esses investimentos num prazo previsto. Ele destacou que estados e municípios têm a obrigação de fazer os investimentos. "Cumpridas essas obrigações, esses órgãos devem apresentar um relatório ao Ministério Público. Queremos uma lei específica para isso. Já existe uma legislação geral com relação ao que o poder público deve praticar para evitar danos a sociedade, mas o que defendemos com esse projeto é algo especifico em relação as tragédias climáticas", ressaltou. (Agência Brasil)
Fonte: www.oab.org.br

11/2: Dia Mundial do Enfermo - Mensagem de Bento XVI

Bento XVI anuncia mensagem para o Dia Mundial do Enfermo 2011
Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 - 16h04min por CNBB
O papa Bento XVI divulgou hoje, 18, a mensagem do Dia Mundial do Enfermo 2011, que é celebrado no dia 11 de fevereiro. Nesta 19ª edição, o papa diz que é a ocasião propícia para "refletir sobre o ministério do sofrimento e, sobretudo, para tornar as nossas comunidades e a sociedade civil mais sensível aos irmãos e irmãs doentes".
Bento XVI cita a Carta Encíclica Spe Salvi quando afirma que "a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre. Isto vale tanto para o indivíduo como para a sociedade. Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem não é capaz de contribuir".

O papa manda um recado aos participantes da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em agosto, em Madri (ESP), afirmando que com frequência a Paixão e a Cruz de Jesus causam medo, porque parecem ser a negação da vida. "Na realidade, é exatamente o contrário! A Cruz é o ‘sim' de Deus ao homem, a expressão mais elevada e intensa do seu amor e a fonte da qual brota a vida eterna. Do Coração trespassado de Jesus brotou esta vida divina. Só Ele é capaz de libertar o mundo do mal e de fazer crescer o seu Reino de justiça, de paz e de amor ao qual todos aspiramos. A todos vós jovens, doentes e sadios, repito o convite a criar pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta sozinho, mas próximo de Deus e parte da grande família dos seus filhos".

Solidariedade com as vítimas das chuvas

Fotos: Gustavo Oliveira

Del Castilho

Fotos: Geraldo Paiva

Dia 9/1: Missa na TV Brasil

Sandra Maria Romio

12º dia da Trezena

Fotos: Sonia Oliveira

Encontro de jornalistas católicos

O Encontro de Jornalistas que atuam em dioceses, regionais e organismos ligados à Igreja, promovido pela CNBB, já tem data marcada. Será de 25 a 27 de março, em Brasília.

17/01/2011

Material de higiene pessoal e de limpeza

Boa tarde, meus irmãos da Pascom Brasil.
Meu nome é Leandro e faço parte da Comissão diocesana da Pascom (Petrópolis), moro no município afetado pela tragédia das últimas chuvas em São José do Vale do Rio Preto. Estamos necessitando com urgência de doações como material de limpeza e higiênico, estão chegando graças a Deus muitas roupas e alimentos mas pouquíssimo material higiênico e de limpeza, por favor nos ajude pois a cidade foi inteiramente afetada.
Outro ponto é a divulgação de uma conta aberta pelo Banco do Brasil para ajuda ao Município e até agora a grande mídia não tem anunciado e as doações chegam de forma muito modesta e não atende a urgência de nossas necessidades. Divulguem por favor em seus contatos e mídias
Banco do Brasil - Petrópolis
Ag. 0080-9
C.C. 77.000-0
Município de São José do Vale do Rio Preto
Para confirmação podem ouvir a Rádio da cidade via internet ativafm.com.br que está a todo momento divulgando esta conta.
Aguardo respostas
Deus abençoe sua vida!
Leandro de Souza Soares
24 92011718

Reuniões e Adoração/2011 dos Institutos Seculares

Os Institutos Seculares do Rio de Janeiro estarão reunidos nos dias 30/4, 30/7 e 3/12/11, às 8:30h, na Igreja de Sant'Ana, no centro.
Os doze grupos do Rio de Janeiro estarão em Adoração ao Santíssimo sempre no dia 28 de cada mês, às 9h. Somente em agosto será no dia 29.
Márcia Fátima Braga

Tríduo de S. Sebastião na Paróquia Nª Sª Auxiliadora - Jacarezinho RJ

A Pascom da Paróquia NªSª Auxiliadora, no Jacarezinho, estará realizando, nos dias: 17,18 e 19 de janeiro, às 20h, o Tríduo de São Sebastião como tema: "O Grande Mensageiro da Paz e da Fraternidade". Será uma oportunidade de rezar e entrar em sintonia com a nossa Igreja, louvando S. Sebastião. A Paróquia Nª Sª Auxiliadora fica localizada na Rua DarcyVargas, 12, Jacarezinho, RJ.
Geraldo Paiva

16/01/2011

3º Seminário Cristão para Jovens

Sonia Oliveira

15/01/2011

Tragédia no Rio mobiliza Igreja

O Rio de Janeiro sofre com a maior tragédia climática já registrada no país. Até as 19h dessa sexta-feira, dia 14 de janeiro, na Região Serrana do estado, contabilizava-se um total de 540 mortos. As vítimas fatais são moradores dos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis e Sumidouro. O número de desabrigados já ultrapassa 10 mil, e a busca por desaparecidos ainda está em andamento, o que pode elevar esse número ainda mais.
Assim que as primeiras notícias da tragédia chegaram através dos meios de comunicação, a Igreja se mobilizou. Dom Filippo Santoro, bispo de Petrópolis, e Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo de Nova Friburgo, percorreram as áreas atingidas. Padres, seminaristas e religiosos estão trabalhando no atendimento às famílias desabrigadas ou desalojadas. As paróquias e casas religiosas estão recebendo as famílias que perderam tudo e não têm onde dormir e como se alimentar. Também se transformaram em postos de arrecadação de donativos.
Segundo Dom Filippo, os seminaristas da Diocese de Petrópolis passaram o dia 13 doando sangue para o atendimento emergencial dos feridos mais graves. Foi aberta também uma conta chamada “SOS Serra”, no Bradesco – agência 4014, conta 114134-1 – da mitra diocesana.
– A situação na Diocese de Petrópolis é dramática, sobretudo nos dois focos da própria cidade de Petrópolis, em particular Itaipava, no Vale de Cuiabá, e em Teresópolis, onde o desastre é ainda maior. Os padres estão todos mobilizados, as igrejas estão à disposição, recolhendo desabrigados em primeiro lugar, dando primeiros socorros, as refeições diárias e recolhendo mantimentos, ressaltou Dom Filippo Santoro.
Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo diocesano de Nova Friburgo, após sobrevoar as áreas afetadas, manifestou seu pesar diante da tragédia que se abateu sobre o município onde está localizada a sede episcopal, que também está interditada, e acionou toda a igreja diocesana para atuar na ajuda às vítimas. Ele montou uma central de atendimentos na Catedral de Nova Friburgo para atender a população. As paróquias estão abrigando famílias que perderam as suas casas e voluntários preparam a alimentação dos desabrigados.
– Quero dizer que, além de oferecer orações em favor do nosso povo tão duramente atingido pelas chuvas, convoco todas as paróquias a prestarem socorro às vítimas e desabrigados. Uno-me às famílias que perderam seus entes queridos. A Igreja diocesana quer estar junto com os órgãos governamentais, num verdadeiro mutirão de solidariedade, com o objetivo de confortar espiritual e materialmente todos os atingidos, disse Dom Edney.

Arquidiocese do Rio mobilizada
As dioceses vizinhas, que fazem parte do Regional Leste 1 da CNBB, logo se mobilizaram em apoio à população.
A Arquidiocese do Rio, de imediato, colocou a Cáritas Arquidiocesana em prontidão. Do fundo de emergência da entidade já foram doados R$ 20 mil a diocese de Petrópolis e R$ 20 mil a diocese de Nova Friburgo. Além disso, a Cáritas Rio já enviou caminhões de donativos para as áreas mais atingidas, contendo mais de 20 mil litros de água, uma tonelada de roupas e alimentos.
A Cáritas Rio de Janeiro também disponibilizou duas contas para arrecadar doações em espécie: uma no Banco Bradesco – agência 0814-1, conta 48.500-4 – e outra no Banco do Brasil – agência 3114-4, conta 30000-4.
As igrejas e instituições de ensino da Arquidiocese do Rio estão mobilizadas para arrecadação de donativos. O principal posto de coleta é a Catedral de São Sebastião, no Centro, onde funciona a sede da Cáritas (Avenida Chile, 245 – Centro). Estão sendo arrecadados roupas, colchonetes, água e alimentos não perecíveis.
O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, que percorre toda a cidade do Rio de Janeiro com a imagem peregrina de São Sebastião, em solidariedade às vítimas, mudou o enfoque da Trezena em honra ao padroeiro da Arquidiocese. Adotando o slogan “São Sebastião nos convoca à solidariedade”, junto aos carros do comboio que acompanha a imagem, inseriu um novo veículo, que recolherá donativos em diversos pontos do Rio que serão, posteriormente, levados às regiões atingidas.
– A nossa carreata de São Sebastião Mensageiro da Paz transformou-se na carreata da solidariedade. Além de sabermos que temos que tomar atitudes concretas para que a paz reine nos corações, nas vidas, nas famílias, também temos que tomar atitudes concretas em relação aos acontecimentos que fizeram sofrer tantas pessoas e famílias em nosso estado do Rio de Janeiro, especialmente nas cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis, com o distrito de Itaipava, disse Dom Orani.

Solidariedade da Igreja no Brasil
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota oficial de solidariedade às vítimas da tragédia. Juntamente com a Cáritas Brasileira, a Conferência lançou a campanha “SOS SUDESTE”, com o objetivo de arrecadar dinheiro em todo o Brasil, que será doado às regiões atingidas pelas chuvas. Há duas contas destinadas a esse fim: Caixa Econônica Federal – agência 1041-OP.003, conta corrente 1490-8 –, e Banco do Brasil – agência 3475-4, conta 32.000-5.
O Trabalho da Cáritas Brasileira está sendo realizado com o apoio da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, que é o canal de entrega dos donativos. O presidente da Cáritas Brasileira, Dom Demétrio Valentini, sugeriu que, no dia 30 de janeiro, todas as dioceses do país façam uma coleta em favor das vítimas das chuvas.
A Arquidiocese de São Paulo é outra igreja particular mobilizada na ajuda às vítimas. O cardeal arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, através da Cáritas São Paulo, iniciou no dia 13 de janeiro a campanha “Apelo à solidariedade em favor das vítimas da catástrofe na Região Serrana do Rio de Janeiro”. Foi disponibilizada para tanto uma conta no Banco Itaú – agência 7657, conta 10.834-1.

Necessidades imediatas
Além de doações em espécie, essenciais para compra de materiais emergenciais, muitas são as necessidades da população atingida. Após visitarem as regiões mais atingidas, tanto o bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, quanto o bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Mattoso, afirmaram que a maior necessidade dos desabrigados ou desalojados são água mineral, remédios (em especial analgésicos), material de limpeza (principalmente água sanitária), material de higiene pessoal (sendo barbeador descartável, papel higiênico, absorvente, sabonete, pasta e escova de dentes, os mais necessários) e alimentos não-perecíveis. Também no setor de saúde são necessários doadores de sangue e profissionais de saúde voluntários.
Andréia Gripp
Renata Rodrigues

14/01/2011

Paróquia do Engenho de Dentro -V. Norte - recebe doações

Paróquia Imaculada Conceição e S. Sebastião está recolhendo doações:
Rua Catulo Cearense, 26 -Eng. de Dentro
água mineral
leite em pó ou em caixa
alimentos não perecíveis
produtos de higiene e limpeza
roupas (em bom estado - pense assim: será que eu usaria isso?)
agasalhos
roupas de cama, cobertores, colchonetes etc.
As doações serão retiradas pela marinha na próxima segunda-feira.
Para quem desejar fazer contribuições em dinheiro, a Cáritas Arquidiocesana disponibilizou a seguinte conta:
Banco Bradesco
Ag: 0814-1
C/C: 48500-4

13/01/2011

O comboio que acompanha a Trezena de S. Sebastião estará recebendo donativos para as vítimas das chuvas

Horários da saída do comboio:
Dia 14/01 (sexta-feira): Saída do Ed. João Paulo II - Rua Benjamin Constant, 23 - Glória, às 08h30min.
Dia 15/01 (sábado): Saída do Ed. João Paulo II - Rua Benjamin Constant, 23 - Glória, às 07h00min.
Dia 16/01 (domingo): Saída da Igreja de Santana - Praça Cardeal Leme, 11 - Centro (próximo ao "balança mais não cai"), às 05h30min.
Dia 17/01 (segunda): Saída da Praça XV. O deslocamento até Paquetá poderá ser feito ou com a barca de linha que sai às 07h00min e aguardar a chegada da imagem, ou (ainda vamos confirmar) se será disponibilizada uma barca para ladear a outra barca que conduzirá a imagem de São Sebastião. Estamos aguardando a confirmação da capitania dos portos.
Os agentes da Pascom (e quem quiser ir) devem ir direto tomar a barca das 7:00h. Passagem de ida e volta: R$9,00
Dia 18/01 (terça-feira): Saída da Catedral Metropolitana - Av. Chile, 245 - Centro, às 08h30min.
Dia 19/01 (quarta-feira): Saída da Catedral Metropolitana - Av. Chile, 245 - Centro, às 07h00min.
Dia 20/01 (quinta-feira): Todos deverão seguir diretamente para a Paróquia de São Sebastião na Tijuca e acompanhar a programação do dia. Recordando que a parte da tarde será a mais importante. Neste dia não está previsto alimentação.

Centro Loyola apresenta palestras sobre a Campanha da Fraternidade 2011

O Centro Loyola de Fé e Cultura / PUC-Rio apresenta no dia 15 de março de 2011, o evento anual com base no tema da Campanha da Fraternidade. Neste ano de 2011, a CF reflete a questão ecológica: desenvolvimento sustentável e gestão territorial.
O encontro tem como objetivo problematizar a conciliação entre proteção ambiental, produção agrícola e sustentabilidade, com foco, sobretudo, no aquecimento global e nas mudanças climáticas.
O evento será realizado em Botafogo, na Residência João XXIII (R. Bambina, 115), no horário das 19h às 21h. O investimento único é de R$10,00 (pode ser pago na hora e será conferido certificado de participação)
Palestrantes:
Pe. Josafá Siqueira, SJ – Biólogo e Reitor da PUC-Rio
Rosane Aguiar - Gerente Setorial de Programas Ambientais da Petrobrás - RJ
As inscrições devem ser realizadas previamente pelo telefone(21) 3527-2010, pelo e-mail sespiritualiloyola@puc-rio.br ou pelo site www.clfc.puc-rio.br .
Inscreva-se aqui: http://www.clfc.puc-rio.br/contato_espiritualidade.html

43º Acampamento Maanaim

Thiago Câmara

Curso de Acolhida

Curso de Acolhida - Formação do Vicariato Norte
Dia 02/04/11, das 8h às 16h
Investimento: R$15,00 (Almoço e material inclusos)
Paróquia São Cosme e S. Damião
Rua Leopoldo, 434 - Andaraí - Tel.: 2268-4088
Palestrante: Pe. José Carlos Pereira,cp
Inscrições até dia 20/3/11.

Inscrições para o Propedêutico da Escola Diaconal Santo Efrém

A Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes solicita que seja divulgado que estão abertas as inscrições para o Propedêutico da Escola Diaconal Santo Efrém.
As inscrições devem ser feitas na sede da CADIPERJ, à Rua Joaquim Palhares, 227, fundos, Estácio.
Além de ter o ensino médio completo, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:
1. Carta do próprio candidato falando das motivações que o levam a quere ser diácono permanente;
2. Carta do CPP, indicando o candidato, assinada pelo pároco e pelo vigário episcopal;
3. Carta, de próprio punho, da Esposa aceitando a indicação do candidato;
4. Curriculo profissional;
5. Curriculo eclesial, contendo as atividades pastorais do candidato.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de Fevereiro de 2011. Em seguida, será marcada uma entrevista.
Informações adicionais poderão ser obitidas através do e-mail: marcos.gayoso@gmail.com. Ou através do blog da cadiperj: www.cadiperj.blogspot.com.

12/01/2011

Veja como ajudar as vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio

Página do Jornal Nacional - Edição do dia 13/01/2011
12/01/2011 19h05 - Atualizado em 12/01/2011 19h05
Locais que já estão recebendo doações:
Cruz Vermelha - Praça da Cruz Vermelha, 10 – Centro do Rio.
Estão sendo arrecadados: água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama e banho e cobertores.

Prefeitura de Petrópolis
– Igreja Wesleyana; Igreja de Santa Luzia; Sede da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania.
Os três postos arrecadam doações de água, colchões e materiais de limpeza e higiene pessoal.
Prefeitura de Teresópolis – Ginásio Pedrão – Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea.
Estão sendo arrecadados: alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal.
Uma conta corrente também recebe doações para ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Nome da conta: "SOS Teresópolis - donativos".
Agência: 0741 (Banco do Brasil) – Conta: 110000-9.
Rodovia BR-040 - Concer - Praças de pedágio da BR-040 situadas em Duque de Caxias (km 104), Areal (km 45) e Simão Pereira (km 816), além da sede da empresa (km 110/JF, em Caxias).
A Concer pede que sejam doados, preferencialmente, água mineral, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas de cama, mesa e banho, além de colchonetes. Nas praças de pedágio, as doações podem ser entregues nos postos do serviço de informação ao usuário da rodovia, que funcionam de segunda a segunda, 24 horas por dia.

Hemorio – Rua Frei Caneca, 8 – Centro do Rio – Das 7h às 18h.
O Hemorio pede que as pessoas doem sangue para as vítimas das chuvas. Os estoques estão quase zerados. Friburgo e Teresópolis solicitaram 300 bolsas, mas o Hemorio não tem como atender.
Pode doar sangue quem tiver entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estiver bem de saúde. Basta levar um documento oficial de identidade com foto.
Informações e agendamento pelo disque sangue 0800-282-0708.
Supermercados – Grupo Pão de Açúcar
Postos de coleta foram montados pela empresa em todas as suas 100 lojas das redes Pão de Açúcar, ABC Comprebem, Sendas, Extra e Assaí, em todo o estado Rio de Janeiro para que os clientes possam cooperar com doações de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores. A ação acontece até o dia 26 de janeiro.
Locais que recebem doações a partir desta quinta-feira (13):
Polícia Rodoviária Federal - Ver postos abaixo.
Maior necessidade é por água, leite em pó, materiais de higiene e limpeza e colchões.
Postos da PRF que receberão doações:
BR-116: KM 133 (Doações 24 horas)
BR-101: KM 269 (Doações 24 horas)
BR-040: KM 109 (Doações das 8h às 17h)
BR-116: KM 227 (Doações das 8h às 17h)
Rodoviária Novo Rio - Avenida Francisco Bicalho, 1 - Santo Cristo.
A Rodoviária Novo Rio recebe doações para a Cruz Vermelha. Os donativos são recebidos no embarque inferior, das 9 às 17 horas.
Polícia Militar - Todos os batalhões da Polícia Militar do estado serão centros de recepção de doações.
Comandantes dos batalhões recomendam que sejam doados água mineral, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal.
G1/JN

10/01/2011

S. Sebastião na Paróquia Cristo Redentor - Laranjeiras

Fotos: Renato Francisco S. Freitas (V. Sul)

09/01/2011

O povo diante da visita de S. Sebastião: um olhar poético

Fotos: Guilherme Silva (Vic. Norte)

Imagem passa pela Cruzada de S. Sebastião - Leblon

IMAGEM PEREGRINA DE “SÃO SEBASTIÃO: O MENSAGEIRO DA PAZ”.
Visita a Cruzada São Sebastião do Leblon.
Como parte da Trezena de São Sebastião, que começou na sexta-feira, 7 de janeiro de 2011, a Imagem Peregrina do Padroeiro da Cidade, hoje sábado dia 8 de Janeiro visitou a nossa comunidade, trazendo alegria, esperança e emoção a todos. O Arcebispo Dom Orani João Tempesta, Padre Marcos Belizário Ferreira, pároco da Paróquia dos Santos Anjos, Padre Manuel Moreira Vieira, pároco da Paróquia Nossa Senhora Paz e demais diáconos e vigários estiveram presentes com a Imagem Peregrina, de São Sebastião Santo Mártir e modelo de homem guerreiro da Fé. Trazendo força e fé aos moradores do Bairro do Leblon e da Cruzada São Sebastião.
Durante a oração da Trezena, após a leitura do Evangelho, houve momentos de muita devoção e emoção lembrando inclusive a obra realizada de Dom Helder Camara, quando D. Arlete, uma das primeiras moradoras transferidas da Favela da Praia do Pinto, cantou e lembrou o Hino Obrigado, Reverendo em dedicação e agradecimento a Dom Helder Camara “O Pastor da Paz”

Em nossa Paróquia a programação em louvor a São Sebastião será no dia 20 de Janeiro, quinta-feira com a concentração para a Procissão às 8:45h, ao lado do Bloco 1 na Cruzada São Sebastião do Leblon, com o início da procissão às 9:00h e Missa Solene às 9:30h manhã e às 18:00h noite
Glorioso mártir São Sebastião, rogai por nós!!!
Paróquia dos Santos Anjos e de São Sebastião
Av. Afrânio de Melo Franco, 300 – Leblon – RJ
Tels. 21 2239-1349/ 21 2239-8043
Acesse: http://paroquiadossantosanjosleblon.blogspot.com
Texto e fotos: Paula Brasil Texto e fotos: Paula Brasil (Pascom V. Sul)

Trezena de S. Sebastião no Hospital da Ordem Terceira do Carmo

Hoje, dia 09 de janeiro, às 9 horas da manhã, a carreata de São Sebastião saiu dos estúdios da TV Brasil na Avenida Gomes Freire, de onde aconteceu a Missa celebrada pelo Arcebispo Dom Orani, às 8 horas para a Rua do Riachuelo, mas precisamente no Hospital da Ordem Terceira do Carmo onde foi recebida a imagem peregrina do padroeiro carioca por dezenas de pessoas que lá estavam, não só do Hospital como também da Capela do Menino Deus.
Nosso Pároco, Padre Sérgio Marcos, entrou com a imagem pela porta principal acompanhado do Arcebispo Dom Orani, do Vigário Episcopal Padre José Laudares e de toda a comitiva da Guarda de São Sebastião.
Em seguida, acomodaram a imagem em frente ao chafariz da entrada principal do Hospital de onde realizaram as orações e o Arcebispo fez uma breve homilia rodeado pela comunidade paroquial e sendo observado da sacada do pátio pelas Irmãs Maria de Lourdes e Beatriz que cuidam e residem no Hospital.
Após a partida da imagem peregrina e sua comitiva, houve Missa na Capela de Nossa Senhora do Carmo no interior do Hospital, às 9:30. Lembramos a todos que todo domingo, às 9 horas, há missa na Capela do Hospital do Carmo.
Agradecemos à Arquidiocese por essa possibilidade tão bela de recebermos a visita do Padroeiro do Rio de Janeiro. Em especial agradecemos aos Padres, ao Arcebispo, a toda equipe de comunicação da Arquidiocese e da Guarda de São Sebastião que estavam lá presentes. Seguem em anexo as fotos da cerimônia feitas pelo Ariel Carvalho da PasCom da Capela do Menino Deus e Vicariato Urbano.
Abçs,
Ariel Carvalho.
Capela do Menino Deus
Visite o Blog da Capela: http://capeladomeninodeus.blogspot.com/
Fotos: Ariel Carvalho