27/03/2011

Mês da Bíblia 2011

Reunidos em São Paulo, nos dias 05 a 07 de março de 2010, o GREBIN (Grupo de Reflexão Bíblica Nacional), dentre as várias propostas apresentadas para estudo no mês da Bíblia 2011, analisando as vivências de nossas comunidades, achou por bem estudar, refletir e rezar sobre um trecho do livro do Êxodo (cap. 15,2-18,27).
Tema  “TRAVESSIA: passo a passo, o caminho se faz”.
Lema:  “Aproximai-vos do SENHOR “( Ex 16,9).
A sessão do livro do Êxodo que será trabalhada (Ex 15,22-18,27) poderia ser chamada de “CARTILHA DA CAMINHADA”. Ela reúne alguns episódios significativos da travessia feita pelo povo através do deserto, antes de fazer a aliança com Javé, no Sinai. Mostra algumas dificuldades, crises e dúvidas do povo em sua caminhada. Assim, sempre que essas mesmas dificuldades voltassem, a Cartilha ajudaria o povo a renovar o ardor e a reassumir, mais uma vez, a aliança com Deus.
Alguns pontos importantes da Cartilha:
Ex 15,22-27: As águas da provação ensinam seguir os mandamentos.
Ex 16,1-35: A fome que gera saudades da escravidão ensina a partilhar
Ex 17,1-7: As águas da dúvida: nunca duvidar da presença de Deus no meio do povo.
Ex 17,8-16: Sem a bênção de Deus não há futuro na luta do povo.
Ex 18,1-12: As famílias dispersas se reúnem num projeto comum.
Ex 18, 13-27: O caminho da participação passa pela descentralização.
Apesar de fazer a experiência de libertação, a sobrevivência do povo continuava difícil: sobrevivência material, de liderança e a saudade das seguranças.
Por que escolhemos esse texto? Para animar a vida das comunidades atuais e encorajá-las nessa travessia na certeza de que “Deus está no meio de nós”!
Nosso material está sendo preparado e estará disponível no início do próximo ano.
Desde já convidamos cada um e cada uma preparar-se para tal estudo que, não necessariamente tenha que ser apenas no mês de setembro, mas em qualquer outro momento.
Bom Trabalho!
biblia@cnbb.org.br

Nenhum comentário: