30/11/2010

Bazar de Natal na Paróquia Sangue de Cristo

A Paróquia Sangue de Cristo realiza um Bazar de Natal nos dias 4 e 5 de dezembro. No dia 4, o evento começa às 16h e vai até 22h. Já no dia 5, haverá almoço com música. Os ingressos estão à venda na Secretaria da Paróquia. No domingo, o evento vai de
10h às 22h.
A Paróquia Sangue de Cristo fica à Rua Adalberto Aranha, 48, na Tijuca.

29/11/2010

Convide pessoas para a Novena de Natal em sua casa


Os grupos formados para a Novena de Natal poderão continuar como Círculos Bíblicos. Converse com a Coordenação dos CBs de sua paróquia.

3ª Forania do Vicariato Norte - Confissões para o Natal

Agenda:
Dia 13 - segunda-feira: Cosme e Damião - 19h.
Dia 14 - terça-feira: N. Sra. do Perpétuo Socorro - 19h.
Dia 15 - quarta-feira: S. José e N. Sra. das Dores - 18:30h.
Dia 16 - quinta-feira: N. Sra. de Lourdes - 19h.
Dia 17 - sexta-feira: Divino Espírito Santo e São João Batista: 19h.
Diácono Marcos Gayoso

28/11/2010

Procissão de Nª Sª das Graças, em Maria da Graça, Vicariato Norte

Foto: Reynaldo

Círculos Bíblicos e a Campanha da Fraternidade 2011

No dia 27/11/10, das 8h às 12h, na Paróquia Sagrados Corações, na Tijuca, os Círculos Bíblicos do Vicariato Norte reuniram-se para avaliar os trabalhos de 2010 e planejar as atividades para 2011, além de agendar a leitura do texto-base da Campanha da Fraternidade 2011.
Os coordenadores dos Círculos Bíblicos já se articulam para conscientizar toda a Igreja sobre um outro modelo de desenvolvimento fundado em valores éticos e ambientais. Eles estão assumindo a Campanha da Fraternidade de 2011 cujo tema é "Fraternidade e Vida no Planeta" e o lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).
A coordenadora vicarial dos Círculos Bíblicos, Carmem Silvia Swire, agora também coordenadora arquidiocesana da Campanha da Fraternidade, já fez o pré-anúncio em vários Vicariatos. No mês de janeiro, todos refletirão sobre o texto-base. Atitudes deverão ser tomadas a fim de acelerar, na prática, a melhoria da vida no Planeta. Elas dizem respeito ao REDUZIR (Desperdício zero), REUTILIZAR (Use até terminar) e RECICLAR (Quando não puder ser usado, fazer reciclagem).
A Novena de Natal da Arquidiocese do Rio de Janeiro 2010 nos prepara para transformar o mundo e o coração, começando por tomarmos uma atitude para a preservação da vida.
Representantes paroquiais atentos às metas dos Círculos Bíblicos em 2011
Carmem Swire, coordenadora vicarial dos Círculos Bíblicos, agora à frente da Campanha da Fraternidade 2011, em toda a Arquidiocese.
Texto/fotos Waldéa

26/11/2010

Festival Santa Luzia: uma nova forma de evangelizar

Adriana Orzanelli *
Evangelizar de um modo diferente: esse foi o grande êxito na realização do 1º Festival Santa Luzia de Música Católica, na Paróquia Santa Luzia, em Gardênia Azul. O objetivo principal do festival foi descobrir novos talentos na música Católica, que, através de suas canções, pudessem transmitir a boa-nova de Jesus Cristo aos corações.
– Nosso objetivo foi alcançado, sem dúvida. Se Deus quiser, este terá sido apenas o primeiro. Esperamos trazer algo ainda melhor no próximo festival, daqui a dois anos – diz Alberto Dantas, coordenador do festival.
– Ficamos felizes porque tudo deu certo. Só tenho a agradecer a participação das bandas e, principalmente, o empenho da comunidade em realizar este evento de evangelização – agradece o pároco, pe. Robert Chrzaszcz.
Num processo que começou no mês de julho, houve um número grande de inscritos, de diversos lugares da cidade e da região metropolitana. Dentre essas canções, foram selecionadas vinte músicas para a fase eliminatória, nos dias 16 e 30 de outubro, com apresentações ao vivo na paróquia. As músicas foram avaliadas por uma comissão de jurados e as oito melhores seguiram para a fase final, no sábado passado, 20 de novembro.
Num evento que, desde o início, se propôs a trazer uma nova forma de evangelizar, a Internet teve uma importância fundamental:
– Sem a Internet, nosso evento não teria sido o mesmo: foi nosso principal meio de divulgação. Quase metade das inscrições foram por e-mail, nossas enquetes no portal do festival tiveram centenas de votos, e todas as noites de evento foram transmitidas ao vivo pela rede. E, através da própria Internet, tivemos um canal de retorno: recebemos sugestões, críticas e elogios das pessoas que viram todo esse trabalho– destaca Alberto Dantas.
A canção vencedora do festival foi “O Imaculado Coração”, da Banda Missão de Paz, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Nilópolis/RJ. A música, composta por André Mendes e Filipe Mendes, foi elogiada pelos jurados por ter “um arranjo bem estruturado e executado”, além de trazer “um animado convite para o ora et labora beneditino”. Como prêmio, a banda ganhou um violão elétrico, além de um troféu comemorativo e um convite do pe. Robert:
– A banda está convidada para um show especial no dia 11 de dezembro, durante as festividades de nossa padroeira. Queremos vê-los pela terceira vez aqui em Gardênia Azul.
Ganharam o prêmio de melhor intérprete os vocalistas do Ministério Eucaristia, da paróquia São Sebastião, em Olaria. Daniel Aquino, Isabela Lima e Raphael Marques surpreenderam os jurados com uma linda interpretação da canção “Sempre mais”, de Bruno Costa, que, pela avaliação dos jurados, “é bela em sua simplicidade”. A música do grupo conquistou o 2º lugar no festival.
A banda “da casa” também conquistou um prêmio: a música “Diante de Ti”, de Naudir Andrade, interpretada pela Banda Chão e Paz, da própria paróquia Santa Luzia, conquistou o 3º lugar.
Canções premiadas:
1º lugar: “O Imaculado Coração” – Banda Missão de Paz (http://www.youtube.com/watch?v=AMD8Fcafn0A)
2º lugar: “Sempre mais” – Ministério Eucaristia (http://www.youtube.com/watch?v=_JuECz8pSgs)
3º lugar: “Diante de Ti” – Banda Chão e Paz (http://www.youtube.com/watch?v=_3_n9C-xYBs)
Melhor Intérprete: Daniel Aquino / Isabela Lima / Raphael Marques (Ministério Eucaristia)
Confira todos os vídeos do 1º Festival Santa Luzia no YouTube: www.youtube.com/festivalsantaluzia
Colaboração: Jonathan

Vigília pela PAZ

No próximo sábado, dia 27, Dia de Nossa Senhora das Graças, das 22h às 00h, será realizada uma vigília do povo católico pela paz e segurança em nossa cidade.
O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá uma vigília pela paz com transmissão pela Rádio Catedral. Como será transmitida ao vivo, todos são convidados a se unir em oração e participar: em suas casas, nas capelas, nas comunidades ou nas paróquias. Para melhor acompanhar esse momento, a Arquidiocese disponibilizará o texto da vigília no Portal: www.arquidiocese.org.br . Ele também estará publicado no jornal “O Testemunho de Fé” dessa semana.
A Rádio Catedral, ao transmitir essa vigília, une a todos num mesmo sentimento, nos mais diversos pontos da cidade. Sintonize: 106,7 FM. Dom Orani também conclama todos os fiéis a, a partir de hoje, rezarem pela paz, individualmente e comunitariamente. Nas celebrações eucarísticas pode-se fazer, na oração dos fiéis, um pedido pela paz para a cidade e, no final das missas, uma oração especial pela paz.
Obs: Os irmãos de outras localidades podem sintonizar a Rádio Catedral através do site: www.radiocatedral.com.br .
Trecho da mensagem de Dom Orani que está no Portal da Arquidiocese:
"Meus irmãos, minhas irmãs, convido todos a rezarem e a se empenharem na busca da Paz verdadeira. Convoco a todas as paróquias a para organizarem neste sábado um tempo especial de orações pela paz e, durante as celebrações eucarísticas, a fazer especial pedido na oração dos féis. Que Deus ilumine a todos na busca da Paz para o nosso querido povo desta cidade maravilhosa, para que o seja ainda mais. Que o Senhor nos abençoe e nos guarde e faça reinar a paz em nossas fronteiras! Que a bênção de Deus penetre em todos os corações, todas as casas, todas as situações e traga a paz! Temos esperança e certeza de que, em unidade, tempos novos nascerão destes momentos e confiamos que o nosso povo, que é forte, saberá continuar testemunhando a sua fé com esperança e vivendo a caridade. Que todos sejam um

24/11/2010

XI Fórum Social (2010) – O AGIR NA ORAÇÃO

Foi realizado, no sábado (13/11), na Igreja de Sant’Ana, no Centro, o XI Fórum Social da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
O programa incluiu palestras na parte da manhã e um painel na parte da tarde, do qual participaram os palestrantes, respondendo a dúvidas dos participantes, e foi encerrado com a Santa Missa.
Mons. Joel Portella nos conduziu por uma reflexão sobre o caminho das Pastorais Sociais nos dias de hoje, destacando e aprofundando os seguintes pontos:
1. Qual o caminho das Pastorais Sociais hoje?
2. Os cristãos sempre fizeram Pastoral Social.
3. Hoje: o mundo nos deixa perplexos.
4. O mundo vive uma época de passagem: mudança de época.
5. Essa mudança de época tem:
a. Pluralismo
b. Imediatismo
6. Ver / Julgar / Agir: o problema está no Julgar.
7. Aparecida: recomeçar a partir de Jesus Cristo (DA12 e DA41).
8. As Pastorais Sociais têm o dever de anunciar Jesus Cristo mais do que quaisquer outras. Caso contrário, vão para o Inferno!
9. Mt 7,21: “Nem todo que diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu.
10. Aparecida 391ss.
11. Espiritualidade.

B) Em seguida, Regina e Teresinha, da Arquidiocese, nos falaram sobre o Plano Nacional de Assistência Social – PNAS e de suas implicações para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em termos das ações necessárias para que seja mantido o seu caráter filantrópico.
A perda dessa condição acarretaria a perda de isenções tributárias que onerariam a Arquidiocese e as Paróquias em cerca de R$ 5 milhões por ano.
Haverá necessariamente mudanças na forma atual de trabalhar, já apresentadas ao clero de quase todos os Vicariatos, de forma a ser mantido o caráter filantrópico da Arquidiocese, o que vai requerer a cooperação de todos, pois a ação social da Igreja, hoje centrada, em especial, no acolhimento, deverá ter continuidade, através de um processo integrado ACOLHIMENTO > EDUCAÇÃO > GERAÇÃO DE RENDA.

C) A parte da manhã foi concluída com a palestra de Pe. Geraldo Marques, de Sepetiba, sobre O AGIR NA ORAÇÃO, na qual ele ressaltou que não deve haver ação sem oração, nem oração sem ação: nossa ação deve ser oração e nossa oração deve ser ativa. Se orar é falar com Deus, a vida (nossa vida cotidiana) deve ser o conteúdo dessa conversa, sempre em sintonia com a vontade do Pai, conforme fundamentação bíblica apresentada.
Colaboração: Carmem Swire

Paróquia Nª Sª do Líbano realiza terço de 24h

Terço de 24 h
Quartas-feiras
Recebemos pedidos de oração, especialmente pelos doentes.
Foto tirada da celebração da missa em comemoração da Independência do Líbano, celebrada no dia 21 de novembro , por Pe. Roger , pároco, e concelebrada pelos Padres Pedro e Piérre.
Paróquia Nª Sª do Líbano (Maronita)
Rua Conde de Bonfim, 638 - Tijuca
Tel: 2208-4846
Colaboraçaõ: Jacqueline Chamusca

23/11/2010

Bife à rolê na paróquia Nª Sª das Dores

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Rio Comprido, convida a todos para participarem do almoço de encerramento do ano pastoral.
Será no dia 28 de novembro, às 12h30.
Haverá sorteio de brindes e diversos prêmios. O 1º prêmio do bingo será um Netbook. O menu será bife à rolê, batata, farofa, arroz e feijão, as bebidas serão a parte. Leve sua família e amigos para esse momento de confraternização.
Os convites estão a disposição na secretaria da paróquia e custam R$ 10,00. A Paróquia Nossa Senhora das Dores fica na Av. Paulo de Frontin, 500 - Rio Comprido. Telefone: 2273-5143."
Andréa Vieira,
Pascom
Paróquia N. Srª das Dores
Rio Comprido.

Bingo beneficente na Paróquia Jesus, Divino Mestre - Cachambi

DIA 11 DE DEZEMBRO AS 19:00- BINGO BENEFICENTE
NO SALÃO PAROQUIAL DA PARÓQUIA JESUS DIVINO MESTRE
Rua Velinda Maurício da Fonseca, 166
PRÊMIOS:
1 TV LCD 32" SONY
1 MULTIFUNCIONAL
1 MICROONDAS
1 CÂMERA FOTOGRÁFICA DIGITAL
1 DVD OKÊ
VALOR DA CARTELA: R$ 15,00
Desde já agradecemos
Pe. Fernando e Lúcio Afonso
PASCOM - Paróquia Jesus Divino Mestre
e Capela São Sebastião.
Tel.: 2281-6344 / 8886-8549
www.paroquiajesusdmestre.blogspot.com

17/11/2010

Dia de Evangelização da Juventude

A Pastoral da Juventude da
Paróquia Nª Sª Conceição Aparecida - Cachambi
convida para o encontro:
JOVENS COM CRISTO
Louvor, adoração, testemunho, pregação e missão.
Data: 5/12/10, das 8.30h às 19h
Local: Instituto Francisca Paula
Rua Tenente Costa, 76 - Méier
Participação:
Com. Aliança de Misericórdia
Com. Toca de Assis
Irmãs Franciscanas do Senhor
Ministério Contemplai
Padres: Fábio, Jorge e Renato
Informações e inscrições na secretaria da Paróquia
Tel.: 2281-3545
Colaboração; Pe. Renato

Acamp'sRio2011

Acampamento de jovens SHALOM
Está chegando a hora! Estamos a pouco mais de dois meses para o início do Acamp's 2011, o acampamento de jovens mais esperado do ano! Serão seis dias de muito lazer, shows, oração, aprendizado, novas amizades e experiências, esportes e o mais importante: descobrir que para ser de Deus não é preciso deixar de ser jovem!
O Acamp's, promovido pela Comunidade Católica Shalom, vai acontecer nos dias 17 a 22 de janeiro de 2011, num sítio com infraestrutura capaz de garantir segurança e momentos inesquecíveis a todos os participantes. É um momento dedicado aos jovens que desejam descobrir o verdadeiro significado da liberdade, do amor e da felicidade.
Acesse: http://acampsrio2011.blogspot.com
Também no Orkut e twitter.

Habilitação para rádios comunitárias

O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União, aviso de habilitação para que 77 localidades, distribuídas em 18 estados brasileiros, possam receber novas rádios comunitárias. O prazo para que as associações interessadas em prestar o serviço realizem suas inscrições e apresentem toda a documentação exigida é de 45 dias contados a partir de sexta-feira 12 de novembro. Para outras informações sobre outorgas de Rádio Comunitária, entre em contato com a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, deste Ministério, pelo seguinte endereço eletrônico: ssce.atendimento@mc.gov.br ou nos telefones (61) 3311-6294 e (61) 3311-6592.

16/11/2010

Almoço dos jovens da Paróquia Nª Sª Conceição Aparecida - Cachambi

Paróquia Nª Sª da Conceição Aparecida
Pastoral da Juventude
Almoço Beneficente
Em prol da Evangelização da Juventude
Cardápio: Estrogonofe de Frango ou Carne (à escolha)
Preço: R$ 8,00
Data: 12 de dezembro
Das 12 às 14hs
Local do almoço: Centro Comunitário Nª Sª Aparecida (creche).
Rua Aristides Caire, 349, Cachambi
Venda: na secretaria paroquial ou com os membros do grupo jovem.
Colaboração: Pe. Renato (Vigário Paroquial)

15/11/2010

67 anos da data nacional do Líbano

1º FOCO: Fórum de Comunicação do Vicariato Sul. Inscreva-se!

Está quase chegando o 1ºFOCO. Estou anexando a programação atualizada em 14/nov.
Vai ser show, mas precisamos de você para que a troca de experiências aconteça.
Peço encarecidamente que façam o mais breve possível suas inscrições para que possamos dimensionar o evento, inclusive o lanche.
As Paulinas estarão lá e além do lançamento do livro da Irmã Joana Puntel, "Comunicação: diálogo dos saberes na cultura midiática" , levarão outros de nosso interesse.
A inscrição online pode ser feita pelo endereço.: http://app.questionar.com.br/TakeSurvey.asp?SurveyID=503n67KMmp31G

Palestra sobre o Ano Litúrgico

Colaboração: Pascom Vicariato Sul

14/11/2010

Encontro dos Institutos Seculares RJ

No dia 27/11/10, das 8h às 12h, no Santuário de Adoração Perpétua, Igreja de Sant'Ana, no centro do Rio, será realizado o encontro de D. Roberto Lopes com os membros dos doze Institutos Seculares do Rio de Janeiro.

"Os Institutos Seculares constituem-se de grupos de homens e/ou mulheres que se encontraram com Jesus Cristo e se apaixonaram por Ele. Querem viver e atualizar o mistério da vida e Ressurreição de Jesus. São chamados a uma plena e completa consagração a Deus vivida em pleno mundo, a partir de dentro do mundo e com os meios do mundo, como Jesus, em seus trinta primeiros anos, na família de Nazaré.
Sua consagração os impele a serem radicalmente fiéis ao Evangelho até as últimas conseqüências. Estar no mundo, como fermento e sal, com presença discreta, mas ativa e transformadora das pessoas e da realidade, constitui sua estratégia específica e privilegiada de evangelização".

Fonte: www.cnisbr.com
Colaboração: Marcia Fátima Braga (Coord. dos Institutos Seculares do Rio)

Audiência pública "População de Rua"

13/11/2010
Raquel Araujo
Plenário cheio, na tarde da última sexta-feira, 12 de novembro. Vereadores, promotores públicos e entidades de proteção à pessoa em situação de rua se encontraram na Câmara Municipal para a Audiência Pública “População de Rua”.

O encontro buscou dar um passo na busca e na conquista de um resgate à cidadania das pessoas que vivem nas ruas. O vereador Reymond presidiu a audiência, que contou também com a presença do Vigário Episcopal para a Caridade Social, Padre Manuel de Oliveira Manangão.

A discussão na Câmara teve como base o Decreto Presidencial 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que estabelece a Política Nacional para a População em Situação de Rua. Segundo o vereador Reymond, as políticas públicas devem ser preocupações de todas as secretarias do município.

- Devemos respeitar o Decreto Presidencial que buscar dar à população de rua o direito que ela devia ter. A importância desse momento é despertar a consciência de que essa política deve ser olhada por todos, disse em seu discurso de abertura da sessão. Entre as principais preocupações com os cuidados envolvendo a população de rua está a questão dos abrigos públicos. Para a representante do Fórum da População Adulta em Situação de Rua, Hilda Oliveira, há excesso de moradores nos abrigos.

- Defendemos que os abrigos destinados à população de rua tenham no máximo 50 pessoas. Com a redução no número de moradores desses abrigos, eles podem ter um melhor atendimento. Defendemos também um acesso ao lazer, explicou.

Citando Dom Helder Câmara, bispo reconhecido pela Igreja pelos seus trabalhos em defesa dos direitos humanos durante os tempos do regime militar, Padre Manangão reforçou que, para a Instituição Católica, a grande preocupação é a pessoa.

- Não queremos falar pelos moradores de rua, mas queremos, junto deles, ajudá-los a ter uma presença junto à sociedade.

O Vigário lembrou ainda do Banco da Providência e da Pastoral da Pessoa de Rua, iniciativas da Igreja que ajudam na reinserção pessoal.

- Nosso desenho é que sejam criadas políticas realmente públicas. Por isso foi criado o Banco da Providencia e a Pastoral da Pessoa de Rua. São iniciativas que inicialmente dão um suporte e depois buscam integrar o indivíduo à sociedade. O capitulo cinco de Lucas diz “vão mais longe, vão mais fundo”. Acho que precisamos ir mais fundo nessas políticas, disse.

Na tarde do evento, também foi assinado um termo de compromisso do município do Rio para criar um comitê intergestor, para direcionar as políticas públicas à população em situação de rua.

Conheça alguns programas de ajuda à população de rua

O Fórum da População Adulta em Situação de Rua é um movimento espontâneo de aglutinação, que tem o compromisso de integrar essas pessoas. O projeto inclui educadores, entidades da sociedade civil e pessoas com experiência de vida nas ruas.

- O fórum realiza seminários e faz reuniões mensais com os integrantes. Nosso objetivo é dar uma melhor perspectiva a essas pessoas, disse Hilda Oliveira, representante do Fórum.

O programa Saúde da Família é uma experiência nova da Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe interdisciplinar de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes comunitários dão atendimento às pessoas em situação de rua. Segundo o coordenador do projeto, Alexandre Primo, o atendimento aos moradores de rua ainda é novo e inicialmente só atende à demanda do centro da cidade.

- Há dois meses, dois grupos estão atendendo moradores de rua do centro e de alguns bairros do entorno, como Gamboa e Saúde. E assim vamos estabelecendo vínculos com essa população, garantindo esse atendimento primário.

Outro programa de integração dos moradores de rua é a Associação dos Catadores, que ensina o ofício, gerando trabalho e renda.
Fonte; www.arquidiocese.org.br

Círculos Bíblicos

No dia 27/11/10, das 8h às 12h, na Paróquia Sagrados Corações, Rua Conde de Bonfim, 474, haverá Reunião Vicarial dos Círculos Bíblicos do Vicariato Norte, esperando reunir, no mínimo, dois integrantes por paróquia, para avaliação dos trabalhos de 2010 e planejamento para 2011. Também será o dia de confraternização do movimento. O lanche será partilhado.

12/11/2010

2º texto para reflexão do PPC

Onde encontrar o 2º texto para reflexão sobre o 11º PPC:
Acesse o portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro:
www.arquidiocese.org.br
O link está bem no topo da página.

Cinevangelizar

Colaboração: Nestor Rangel

11/11/2010

Reunião da Pascom da 2ª Forania do Vicariato Norte

Agentes coordenadores da Pascom (ou um representante paroquial)
Dez paróquias da 2ª Forania
Reunião dia 1º de dezembro/10
Horário: 19h
Sala 207
Local: Paróquia Santo Afonso
Coordenadora da Pascom da 2ª Forania: Ana Galheigo

Pegadas WEBTV transmitirá missas dominicais

Cada domingo um horário de missa será transmitido ao vivo pela Pegadas WebTv.
Na 2ª feira anterior ao domingo, o horário da transmissão será avisado pelo site da Paróquia Sagrado Coração de Jesus , no Méier: www.iscj.com
Alfredo Miranda é responsável pela Revista Pegadas desta Paróquia e pretende ampliar o trabalho com a WEBTV. Ele é coordenador da Pascom da 4ª Forania do Vicariato Norte.

Assembleia Arquidiocesana da Iniciação Cristã

No dia 13/11, das 8h às 13h, acontece a 27ª Assembleia Arquidiocesana da Iniciação Cristã, no Colégio Imaculado Coração de Maria,no Méier. Tema: O Ministério da Coordenação, com Pe. Antônio José. O encontro se destina a todos os coordenadores paroquiais. Por gentileza confirmar a presença pelo tel:2292-3132 ramal 442, ou pelo e-mail: catequeserj@arquidiocese.or.br

Música Clássica e Festa do Cristo Rei na Paróquia Santo Antônio, Água Santa

Paróquia Santo Antônio
Rua Paraná, 1049- Água Santa
Tel. 2594-4588

1) Música clássica
Dia 20/11, 17h

2) Festa de Coroação de Cristo Rei
Dança Litúrgica da Catequese
Dia 21/11
Missa das 9h.
Pascom da Paróquia

10/11/2010

Show "Tudo Posso", na Ilha do Governador RJ

Paróquia S. Sebastião - Cocotá, Ilha do Governador
Grande show: "Tudo Posso"
Dia 20/11, 19h.
Local: Associação Atlética Portuguesa
Rua Humberto Lobo,400
Pe. Gleuson, Márcio Pacheco, Inspiração Divina, Miguel Ângelo e
Ministério Cristo Rei, Cantor Aguinaldo Silva, lançando CD "Homem Novo",
Celina Borges.
Além de festejar o Dia da Música, que acontece no dia 22/11, também será uma oportunidade de
conscientização das Pastorais Sociais: de Rua, da Aids, Caridade Social, da Criança, etc
Ingressos: Miguel tel. 3396-5144 e Aguinaldo: tel. 3586-3343

Paróquia S. Francisco Xavier festeja padroeiro


Festa de S. Francisco Xavier
Tríduo: 30/11, 1 e 2/12
Missas: 19.30h
3/12: Dia do Padroeiro
Procissão após a missa das 19.30h
Dia 4/12, 18h: festa no pátio da Paróquia

Feira da Providência comemora 50 edições

Entre os dias 24 e 28 de novembro a Feira da Providência, um dos mais importantes eventos sociais da Cidade, acontece no Riocentro, e, desta vez, em clima de celebração, pois são exatamente 50 edições, desde que Feira foi criada. Modernizada e ampliada com o passar dos anos, a Feira chega ao público com estandes de 35 países e 15 estados, e tem como tema “Uma Volta ao Mundo em Cinco Dias”.

- A melhor parte da Feira é o motivo pela qual ela existe: gerar renda para os trabalhos sociais do Banco da Providência. As pessoas fazem compras de natal e ainda ajudam outras diversas famílias, explicou a superintendente do Banco, Clarice Linhares.

A edição comemorativa dos 50 anos da Feira será inaugurada no dia 24, às 11 horas, com as presenças do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, do Governador Sérgio Cabral e esposa, do Prefeito Eduardo Paes e esposa, dos cônsules de vários países e da Banda da Polícia Militar. Ao meio-dia as portas do Riocentro serão abertas para o público. De acordo com a superintendente do Banco, este ano espera-se cerca de 300 mil visitantes.

Clarice adiantou que a Feira de 2010 terá a cenografia da entrada e a sinalização dos continentes assinada pelo Ateliê Brasil. Haverá ainda uma área de recreação, não só para crianças, como também para os adultos, e como novidade o cinema 4-D, que está sendo lançado no país. Para os jovens, foi criado o Espaço “InterAge Light”, onde poderão participar de games que utilizam tecnologia de ponta.

- A Feira sempre foi voltada para toda a família, mas nessa edição, em especial, haverá um espaço voltado para os jovens, com alta tecnologia. Queremos que essa geração também fique fiel à Feira, que além de entretenimento ajuda a enriquecer a cultura, já que temos vários países representados, disse Clarice.
Extrato da matéria de Leanna Scal -9/11/10

09/11/2010

Reunião dos coordenadores da Pascom do Vicariato Norte

A PASCOM do Vicariato Norte se reuniu no dia 8/11/10, às 19h, na Paróquia Divino Espírito Santo, no Maracanã. Estavam presentes todos os coordenadores e o atual animador, Diácono Marcos Gayoso.
Após o relato sobre as Foranias, os coordenadores receberam as datas de eventos de 2011, já marcados pela Arquidiocese e fornecidas pelo Vigário Episcopal, Mons. Gustavo Auler.
Houve explicações sobre o concurso da LOGOMARCA da Pascom cujas inscrições terminam dia 12/11 e foram orientados sobre a função do reporterCom e o fotografoCom, designação dada àqueles que vão orientar o repasse de fotos e matérias em cada Forania para os outros setores de comunicação. Quando todas as Foranias tiverem os seus representantes, haverá reuniões periódicas para cobertura dos eventos. A fase atual é de implantação do sistema. É preciso que todos os agentes paroquiais estejam a par desta inovações.
A participação da Pascom no Mutirão Nacional de Comunicação, a realizar-se em julho de 2011, será a realização de uma Oficina com o tema Liturgia e Comunicação. Cinthia, administradora do site do Vicariato Norte, pede a todos os agentes que enviem os horários das missas das paróquias e também o expediente das secretarias.
Com a imcumbência de rever os coordenadores paroquiais para a efetivação da rede de comunicação da Pascom, o grupo também fará uma reflexão sobre o livro da Ir. Élide Mª Fogolari e de Rosane da Silva Borges, intitulado Novas Fronteiras da Pastoral da Comunicação, Paulinas.
Na foto, da esquerda para a direita, Diácono Gayoso, Glória, Olga, Cinthia, Sonia, Alfredo, Ana e Geraldo.
Texto e foto: Waldéa.

Ordenação Diaconal

Colaboração: Diácono Marcos Gayoso

06/11/2010

Conselho Pastoral Vicarial - Vicariato Norte

O Conselho Vicarial de Pastoral do Vicariato Norte realizou a sua reunião no dia 3/11/10, às 19.30h, na sede do Vicariato, como acontece toda 1ª quarta-feira do mês. Nesta reunião, os Coordenadores Vicariais de Pastoral receberam o calendário de 2011, fornecido pela Arquidiocese do RJ. Esta informação ajudará as pastorais paroquiais a planejar as suas atividades para o ano que vem, observando o que prevê a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Párocos, Vigários Forâneos e leigos têm assim um subsídio muito útil. Cabe agora os coordenadores pastorais forâneos receberem este calendário e repassarem para os coordenadores paroquiais.
Já chegaram livros para a Campanha da Fraternidade de 2011, praticos e baratos. E, em breve, chegará a Novena de Natal para todos a realizarem nas casas. É uma boa ocasião para se começar um Círculo Bíblico, especialmente nos condomínios.
Os coordenadores vicariais também organizaram a Missa de Ação de Graças pelos trabalhos realizados no ano de 2010. Será no dia 15/12/10, às 19.30h, na Paróquia S. Francisco Xavier, na Tijuca, como acontece todos os anos. Todas as Pastorais do Vicariato Norte deverão estar presentes. Haverá confraternização após a missa. Teremos um bolo. Os salgadinhos serão partilhados. Cada pastoral contribuirá com um prato de salgados.
Waldéa

05/11/2010

Cinevangelizar no Edifício João Paulo II

Colaboração: Nestor Rangel

04/11/2010

2º texto do 11º PPC tem prazos para entrega das respostas

O 2º texto para reflexão sobre o 11º Plano Pastoral de Conjunto está disponível no portal da Arquidiocese. Clique aqui: www.arquidiocese.org.br
Preparação do Vicariato Norte para a Assembleia Arquidiocesana
sobre o 11º Plano de Pastoral de Conjunto


A reflexão sobre o 2º texto do 11° PPC caminha para síntese paroquial, forânea e vicarial nos meses de novembro e dezembro da seguinte forma no Vicariato Norte:
1. As paróquias devem fazer a síntese das respostas até final de novembro/10. Isto é, as pastorais respondem às 58 perguntas do livreto até dia 15/11 e a paróquia faz a síntese até 30/11.
2. As seis foranias do Vicariato Norte vão fazer a síntese no dia 17/12.
3. No dia 26/1/11, 19.30h, 4ª-feira: síntese vicarial. Dois representantes paroquiais e dois coordenadores pastorais fecharão o Relatório do Vicariato Norte.
No dia 25/2, dez Relatórios Vicariais deverão chegar à Arquidiocese.


Lembrando que o prazo dado foi de 14/8/10 a 25/2/11 para tudo estar pronto em todos os Vicariatos. Ainda há livretos na sede do Vicariato Norte, Rua S. Francisco Xavier, 75, Tijuca, telefone (21)2569-6312.
O importante é compreender que os relatórios precisam demonstrar uma reflexão amadurecida, ricos em detalhes, evitando as respostas sucintas.
Fonte: Conselho Pastoral Vicarial do V. Norte - 03/11/10

03/11/2010

A Pascom da Paróquia NS Auxiliadora do Jacarezinho em parceria com Pastoral Juvenil Salesiana promove a Missa da Juventude.
Dom Bosco dedicou sua vida em prol da Juventude e Celebrar com a Juventude é celebrar a vida nova que surge.
Pastoral Juvenil Salesiana é trazer o jovem e a sua família para a Espiritualidade da Igreja e a oportunidade de descobrir um recomeço com Dom Bosco.
Venha celebrar conosco.
Paróquia NS Auxiliadora do Jacarezinho
Rua Darcy Vargas, 12 Jacarezinho - RJ
Colaboração:Geraldo Paiva

01/11/2010

Festa de Nossa Senhora das Graças, em Maria da Graça RJ

Paróquia Nossa Senhora das Graças
Rua Fernando Esquerdo, 370
Bairro: Maria da Graça - Tel.: 2241-0723
Novena
De 18 a 26 de novembro/10
18/11: Maria, Porta do Céu - 19h
19/11: Maria, Mãe da Esperança - 19h
20/11: Maria, Grande Intercessora - 18h
21/11: Maria, Sede de Sabedoria - 18h
22/11: Maria, Consoladora dos Aflitos - 19h
23/11: Maria, Senhora das Graças - 19h
24/11: Maria, Mãe da Sagrada Família - 19h
25/11: Maria, Mãe do Bom Conselho- 19h
26/11: Maria, Rainha da Paz - 19h
Dia 22/11: chá às 16h.
27/11: Dia da Padroeira
Alvorada - 6h
Café com a comunidade - 7h
Almoço: 12h
Terço da Misericórdia com adoração- 15h
Procissão: 18h

Missas Solenes: 10h : Pároco, Pe. José Brito Terceiro (Pelos enfermos)
19h : Pe. Jorge André ( Em honra da Padroeira)
Festa social: barraquinhas e atrações, após as missas.
Dias 19, 20, 21, 26 e 27/11
Colaboração: Pascom da Paróquia