23/12/2009

Feliz Natal!

A Pastoral da Comunicação do Vicariato Episcopal Norte
deseja a todos um Santo Natal e um abençoado Ano Novo!


Pascom

22/12/2009

21/12/2009

Natal do Coraçãozinho Novo

A Comunidade Coração Novo promoveu neste sábado, dia 19 de dezembro, o Natal do Coraçãozinho Novo. "Coraçãozinho Novo" é um projeto da comunidade que tem como meta evangelizar crianças carentes moradoras das redondezas do bairro do Engenho Novo, onde fica localizada a sua Sede de Evangelização. Este projeto tem 06 meses de existência e atende atualmente a mais ou menos 60 crianças, moradoras de uma comunidade carente do Engenho Novo.
O evento aconteceu na própria sede da Cominidade Coração Novo e teve inicio às 14 hs com a realização de brincadeiras e teatrinhos com tema voltado para o Natal e o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Às 17 horas houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe Charles da Paróquia Anunciação de Nossa Senhora, do bairro do Riachuelo. Fechando o evento foi distribuido presentes e servido um maravilhoso lanche as crianças e aos pais que ali também estiveram prestigiando o evento. Do evento participaram também membros da Comunidade Sal da Terra que levaram as crianças um conto de natal através de uma enquete realizada. Izaias Carneiro, fundador da Comunidade Coração Novo, agradeceu a presença das crianças e dos pais, agradecendo a confiança depositada na Comunidade e pedindo as suas ajudas para a manutenção dos ensinamentos cristãos que são passados às crianças. Izaias ressaltou que o projeto, embora com tão pouco tempo de iniciado, já apresenta bons frutos, tendo a criançada demonstrado que vem assimilando a educação religiosa que recebe.
Colaboração: José Augusto (Pascom P. Santo Antônio)

17/12/2009

Associação União Geral dos Cegos

A Associação cuida de idosos carentes cegos, desde 1º de maio de 1934. Fica na Travessa Teixeira, nº 21, Méier, Rio, RJ - Próximo à rodoviária, do lado do Jardim do Méier.
Tel. 21-3268-1311
Acesse o SITE: http://www.augec.org/
Se você puder, envie todo tipo de alimento (Neston, trigo para quibe, café, etc), produtos de higiene e perfumaria, fraldas descartáveis (M,G), produtos de limpeza (desinfetante, detergente, sabão em pedra e em pó, sacola de lixo, amaciante etc), produtos para cozinha (Bacia plástica, concha, escumadeira, escorredor de macarrão, panelas, talher, pratos (de sobremesa, fundos, rasos), tabuleiro, etc.
Para contribuição:
Unibanco: Ag. 0302 - C/C 300461-1
Dia 19/12, 12h, almoço com distribuição de presentes por Papai Noel. Cada assistido contou com uma madrinha.
Colaboração: Neila. (Coordenadora da equipe)

Anúncio da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 na Catedral Metropolitana

O Anúncio da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 será na Catedral de S. Sebastião do Rio de Janeiro, no dia 30/1/10, sábado, das 9h às 12h. (Não será no Colégio Zacarias).
Tema: Economia e Vida
Lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro"(Mt 6,24)
Objetivo geral:
"Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão".
O início da Campanha se dá na quarta-feira de Cinzas, em 2010: 17/02/10.
Fonte: texto-base

Dezembro: mês da economia solidária

O mês de dezembro registra, em todo Brasil, 19 feiras de economia solidária, seis delas em nível estadual. O próximo dia 15 é celebrado no País como o Dia da Economia Solidária.
O mês da Economia Solidária começou com a V Feira Estadual de Economia Solidária e Agricultura Familiar do Piauí, que teve início no dia 2 de dezembro em Teresina, na Praça Pedro II (Centro), e seguiu até o dia 4, com atividades culturais, de formação e de comercialização durante todo o dia.
No dia 4 também teve início o VI Festival de Economia Popular Solidária de Pernambuco, em Recife, reforçando o final de semana passado, que ainda contou com a realização das feiras microrregionais de Parnamirim (I Festival de Cultura Popular e Economia Solidária, no Rio Grande do Norte), Santana do Livramento (1ª Feira Regional ECOSOL da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e 2ª Feira Binacional de Economia Popular e Solidária, que reuniu os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Manaus (Feira Metropolitana de Economia Solidária, no Amazonas) e Canguçu (IV Feira Estadual de Sementes Criolas e Tecnologias Populares, também no Rio Grande do Sul).
Já no próximo dia 12 começa a Feira Estadual de Economia Solidária: Integrando pessoas e Socializando saberes, em João Pessoa, na Paraíba (PB). O encerramento acontece no dia 15 de dezembro. No mesmo dia, têm início dois outros eventos: a IV Feira Estadual em Rede de EES e Agricultura Familiar em Goiás (GO) e a I Feira de Economia Solidária Pantaneira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS).
As feiras de Economia Solidária são parte do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, ação promovida pelo Governo Federal e executada pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS) com o objetivo de construir um espaço de referência, de suporte, de integração e de fortalecimento para a comercialização em Economia Solidária no Brasil.

Festa de apresentação do CD "Nossa Missão" da Pastoral Familiar da Paróquia Santo Afonso

Mais de 300 paroquianos com suas famílias estiveram presentes nesta noite de sexta-feira, dia 11 de dezembro, no Salão Nobre da Associação Atlética Banco do Brasil na Tijuca, para o lançamento inédito do CD “NOSSA MISSÃO” da Pastoral Familiar e da Paróquia Santo Afonso.
Por volta das 22 horas, iniciaram as atividades da noite com a participação do Padre Ferreira, Redentorista da Paróquia Santo Afonso, que realizou um momento de oração, agradecimento e com uma bênção especial a todos que participaram direta ou indiretamente na construção deste instrumento de evangelização. Ele ressaltou a importância das Famílias estarem juntas em Comunidade de Fé e agradeceu a Deus pela presença da Pastoral Familiar na Santo Afonso.
Colaboração: Marcio Panda

16/12/2009

Concertos de Natal - Paróquia S. João Batista da Lagoa

Colaboração: Maria Helena Gonçalves (Pascom Vicariato Sul)

14/12/2009

Peregrinação da urna de Dom Bosco. Dia 20/12/09 na Paróquia S. João Bosco, no Riachuelo

No dia 20/12/09, às 10h chega a urna de Dom bosco na Paróquia de S. João Bosco, Rua Luiz Zanchetta, 134, Riachuelo - Tel 2581-9899. Ela ficará até às 16h e seguirá para Niterói.
Em preparação ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015, a Congregação Salesiana está promovendo a peregrinação da urna com arelíquia do santo. No momento, a relíquia está na América Latina, após a primeira etapa realizada na Itália, em junho deste ano.
A etapa latino - americana ocorre na chamada Região Salesiana América Cone Sul, que abrange o Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil.
A seguir, o programa da peregrinação, que terminará no dia 31 de janeiro de 2014, contempla as regiões Interamérica, Ásia Leste - Oceania, Ásia Sul, África-Madagascar, Europa Oeste, Europa Norte e Itália - Oriente Médio.
Segue abaixo o cronograma da peregrinação no Estado do Rio de Janeiro
A urna
A base da urna representa uma ponte sustentada por quatro pilares, sobre os quais estão inscritas as datas que definem o bicentenário: 1815-2015. As laterais dos pilares apresentam rostos de jovens dos cinco continentes. O brasão da Congregação Salesiana, que celebra, em 2009, os 150 anos de fundação, e o lema adotado por Dom Bosco - "Da mihi animas, cetera tolle" ("Dai-me almas e ficai com o resto") – completam a decoração da peça.
A urna, incluindo a base, mede 2,53m de comprimento, 1m de largura e 1,32 de altura. Seu peso total é de 530 quilos. No interior, está colocada uma estátua de Dom Bosco semelhante a que existe na urna conservadaAuxiliadora, em na Basílica de Maria Turim, na Itália.
Colaboração de Francisco Ribeiro (Pascom da P. S. João Bosco)

13/12/2009

Um calendário para ajudar no planejamento pastoral 2010

Janeiro
31/12: Missas de Ação de Graças por 2009, esperança e paz para 2010. S. Silvestre
1º/1: Confraternização Universal
20/1: São Sebastião
30/1/10, 9h :Anúncio da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 Catedral Metropolitana
Ano Sacerdotal vai até junho/10
Roma: 11/6>Encontro Mundial Sacerdotal
11º Plano Pastoral de Conjunto - Leitura do 1º texto até março/10
Fevereiro
3 a 7/2 Mutirão de Comumunicação em Porto Alegre
17/2: Cinzas
21/2: Começa a Quaresma - Grupos de Reflexão nas casas.
Março
28/3: Ramos: Coleta para CF Ecumênica/10
Abril
2/4: Paixão
4/4: Ressurreição do Senhor
Maio
16/5: Dia Mundial das Comunicações Sociais.
1º/5: Dia do Trabalhador. Encontro Arquidiocesano das Pastorais Sociais
13-16/5: Congresso Eucarístico
Junho
3/6: Corpus Christi
Semana Eucarística- Pastorais em Adoração ao Santíssimo na Igreja de Sant'Ana
Festas juninas- Resgate das festas tradicionais.
Festas julinas
Julho
17/7: Congresso Arquidiocesano de Catequese
Agosto
Mês das Vocações
Semana da Família
28/8: Peregrinação ao Santuário de Aparecida
Setembro:
Mês da Bíblia
7/9: Encontro Arquidiocesano dos Círculos Bíblicos
Visita de NªSª de Nazaré
Outubro
8/10: Dia do Nascituro - Catedral
Celebração Arquidiocesana pela Vida
Novembro
2/11:Finados
21/11: Encontro Arquidiocesano dos Ministérios Leigos
(Dia de Cristo Rei) 8.30h
Dezembro
Campanha:Novena de Natal nas casas
Missa de Ação de Graças pelos trabalhos realizados
nos Vicariatos.

CNBB pede agilidade na aprovação do Projeto Ficha Limpa para barrar corrupção na política

A CNBB defendeu, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 11, a urgente aprovação do projeto Ficha Limpa como um dos caminhos para colocar fim à corrupção na política. O projeto, que já recolheu mais 1,5 milhão de assinaturas, impede a candidatura de pessoas condenadas em primeira instância por crimes graves. As assinaturas foram entregues ao presidente da Câmara, Michel Temer, no dia 29 de setembro e ainda não entrou na pauta da Casa.
“Acredito no alcance do projeto Ficha Limpa assim como a lei 9.840, que já cassou 630 políticos. O Ficha Limpa pode colaborar da mesma forma” disse o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. “O projeto já cumpriu sua parte de educar e mobilizar a população, falta agora o Congresso cumprir a sua parte”, acrescentou.
A CNBB falou também das denúncias de corrupção no Governo do Distrito Federal. “Queremos que haja apuração rigorosa, rápida e transparente”, disse o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. “Se as denúncias forem comprovadas, não haverá outra saída para o governador. As imagens são eloqüentes e o processo precisa seguir o ritual da justiça assegurando a todos o amplo direito de defesa”, observou.
Fonte; www.cnbb.org.br

Testemunho

Criança insiste e pais se casam em missa de domingo dedicada à Catequese. Isto aconteceu na Paróquia Nª Sª Conceição Aparecida.
Colaboração: Marcia Braga

11/12/2009

Caminhada pela Paz no Rio de Janeiro

A Caminhada pela Paz será realizada em Copacabana, dia 19/12/09, às 8h, com finalização , às 20h , no Cristo Redentor. Concentração em frente à rua Pinheiro Guimarães.

10/12/2009

Pastoral Familiar lança CD

Colaboração: Marcio Panda

Vamos à Missa na Praça Saens Peña?

Colaboração: Marcio Panda

Campanha de Natal

Colaboração: Célia Pavarato

09/12/2009

Comemoração dos aniversários: 35 anos de Ordenação de D. Orani e 17 anos da Rádio Catedral

No dia 7/12/09, às 15h, no Edifício João Paulo II, foram comemorados os aniversários de 35 anos de Ordenação de D. Orani João Tempesta e 17 anos da Rádio Catedral.
O terço da Misericórdia foi conduzido por Izaías Souza Carneiro, fundador da Comunidade Coração Novo.
A mesa estava composta por D. Orani, Cônego Abílio Soares,Pe. Marcos William, Vigário Episcopal para as Comunicações Sociais, Monsenhor Haroldo Ribeiro, Diretor da Rádio Catedral, Pe. José Brito Terceiro, diretor administrativo e financeiro da Rádio Catedral e do jornal "O testemunho de Fé".
Após as palavras de reconhecimento pelo profissionalismo dos que trabalham na Rádio, Izaías dirigiu a oração com bênção final de D. Orani.
Presenças entre outros de Monsenhor Gustavo Auler, Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Diácono Cezar Bahia, Pe. Silvio de Barros, Pe. Gleuson, Robson Alencar, Ricardo Franco, Gisllane Cantini, Soraya Moreno, membros da Comunidade Aliança de Misericórdia.
Colaboração de José Augusto Gomes (Conteúdo e Fotos)- Membro da Comunidade Coração Novo

07/12/2009

Conferência climática da ONU começa em Copenhague

Imagem:Reuters
Por AE, Agencia Estado, Última atualização: 7/12/2009 5:45
A conferência de 192 nações com a missão de alcançar um novo acordo para conter o aquecimento global começou hoje em Copenhague, na Dinamarca. Nos próximos 12 dias, membros da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas vão negociar a respeito da redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás causador da mudança climática. O encontro terá seu clímax em 18 de dezembro, quando será encerrado com uma cúpula de mais de cem chefes de Estado.
Os países também vão discutir a construção de um mecanismo para canalizar centenas de bilhões de dólares em ajuda para países pobres, ajudando essas nações a reduzir a emissão de gases de efeito estufa e aumentando as defesas contra enchentes, tempestades e elevação do nível dos oceanos.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou ontem estar otimista com os resultados da convenção. "Sou muito otimista sobre Copenhague. Chegaremos a um acordo e acredito que ele será assinado por todos os países membros da ONU, o que seria um fato histórico", disse. "Todos os líderes concordam que temos o mesmo objetivo, que é combater o aquecimento global." As informações são da Dow Jones.
Foto: AP- www.verde.br.msn.com/
Ativistas do Greenpeace usam banner gigante para enviar mensagem para o presidente Lula, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O banner, de 9 mil metros quadrados e 1,5 tonelada, diz: 'Lula, você pode fazer muito pelo clima. Desmatamento zero. Energias renováveis. Proteção dos oceanos.'

9 de dezembro - Dia Mundial de Combate à Corrupção

Olá, gente!
Vamos reagir? Dia 09 de dezembro é o dia de combate à corrupção. Mande mensagem aos parlamentares e peça aos amigos para mandarem também.
Veja e repasse as informações abaixo.
Abraços,
Maria José e Edmílson (Comitê Ficha Limpa RJ)
MCCE promove mobilização a favor da Ficha Limpa no Dia de Combate à Corrupção
Motivado em colocar o Projeto de Lei de iniciativa popular (PLP518/09), da Campanha Ficha Limpa, na pauta do Congresso Nacional, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) promove ações de mobilização no dia 09 de dezembro, Dia Mundial de Combate à Corrupção, a partir das 14h30, na Câmara dos Deputados. No ato, serão entregues mais de 200 mil assinaturas que continuam a chegar no MCCE, mesmo depois do dia 29 de setembro, quando a rede entregou 1,3 milhão de assinaturas ao presidente da Casa Michel Temer.
Os membros do MCCE se reunirão no Salão Verde e farão visitas aos gabinetes dos líderes partidários com o pedido para que o PLP 518/09 entre na pauta de apreciação dos parlamentares. Dois meses depois de ter sido protocolado na Câmara dos Deputados, e com a assinatura de 33 parlamentares, o Projeto ainda não iniciou de fato seu trâmite na Casa. A intenção do MCCE é que o PL seja pelo menos posto em discussão no plenário.
MANDE UM RECADO AOS PARLAMENTARES!
SUGESTÃO DE MENSAGEM:
Essa mensagem é uma sugestão do MCCE que todos/as podem utilizar. Lembrem-se de colocar seu nome ao final. Apesar disso, qualquer pessoa tem a opção de redigir seu próprio texto e enviar pelo mesmo procedimento. A mensagem pode ser coletiva.
Prezado(a) Parlamentar,
Como cidadão e participante ativo da vida política de nosso País e integrando-me ao clamor dos 1.300.000 cidadãos que assinaram o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos, projeto este que tramita sob o nº. 518/09 na Câmara Federal, venho solicitar-lhe que faça a sua parte na busca de uma rápida tramitação e a devida aprovação deste Projeto, que estabelece objetivamente critérios de inelegibilidade, com o intuito de moralizar o processo eleitoral e restabelecer a importância e seriedade das instituições políticas de nosso País.
Espero contar com sua nobre representação - assim cumprindo a missão para a qual V. Exa. foi eleito(a).
Atenciosamente,
Para deputados de outros Estados acesse:
http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado

http://www2.camara.gov.br/deputados/liderancas/relacaosimplificada.html

Cc: dep.antoniocarlosbiscaia@camara.gov.br ; dep.arnaldovianna@camara.gov.br ; dep.ayrtonxerez@camara.gov.br ; dep.brizolaneto@camara.gov.br ; dep.carlossantana@camara.gov.br ; dep.chicodangelo@camara.gov.br ; dep.cidadiogo@camara.gov.br ; dep.deley@camara.gov.br ; dep.dradilsonsoares.@camara.gov.br ; dep.edmilsonvalentim@camara.gov.br ; dep.eduardocunha@camara.gov.br ; dep.eduardolopes@camara.gov.br ; dep.felipebornier@camara.gov.br ; dep.fernandogabeira@camara.gov.br ; dep.filipepereira@camara.gov.br ; dep.geraldopudim@camara.gov.br ; dep.glauberbraga@camara.gov.br ; dep.hugoleal@camara.gov.br ; dep.indiodacosta@camara.gov.br ; dep.jairbolsonaro@camara.gov.br ; dep.leandrosampaio@camara.gov.br ; dep.leovivas@camara.gov.br ; dep.luizsergio@camara.gov.br ; dep.marceloitagiba@camara.gov.br ; dep.marialucia@camara.gov.br ; dep.marinamaggessi@camara.gov.br ; dep.miroteixeira@camara.gov.br ; dep.neiltonmulim@camara.gov.br ; dep.nelsonbornier@camara.gov.br ; dep.otavioleite@camara.gov.br ; dep.pastormanoelferreira@camara.gov.br ; dep.paulorattes@camara.gov.br ; dep.rodrigomaia@camara.gov.br ; dep.rogeriolisboa@camara.gov.br ; dep.sandromatos@camara.gov.br ; dep.silviiolopes@camara.gov.br ; dep.simaosessim@camara.gov.br ; dep.solangealmeida@camara.gov.br ; dep.solangeamaral@camara.gov.br ; dep.suely@camara.gov.br ; dep.viniciuscarvalho@camara.gov.br ; marcelo.crivella@senador.gov.br ; dep.cleberverde@camara.gov.br ; dep.carloswillian@camara.gov.br ; dep.fabiofaria@camara.gov.br ; dep.henriqueeduardoalves@camara.gov.br ; dep.marciofranca@camara.gov.br ; dep.miguelmartini@camara.gov.br ; dep.ronaldocaiado@camara.gov.br ; lid.govcamara@camara.gov.br ; lid.min@camara.gov.br ; lid.pcdob@camara.gov.br ; lid.pdt@camara.gov.br ; lid.pmdb@camara.gov.br ; lid.pp@camara.gov.br ; lid.pps@camara.gov.br ; lid.pr@camara.gov.br ; lid.psc@camara.gov.br ; lid.psdb@camara.gov.br ; lid.psol@camara.gov.br ; lid.pt@camara.gov.br ; lid.ptb@camara.gov.br ; lid.pv@camara.gov.br

06/12/2009

11º Plano Pastoral de Conjunto. Sua comunidade já está analisando a primeira parte do livreto?

Convocação de todos para participar do 11º Plano de Pastoral de Conjunto
1)De abril a 25/10/09 – Período de animação missionária com atividades específicas: Celebração do centenário do nascimento de Dom Hélder Câmara, Conferências de Segurança Pública, Missão de Paranatinga e Visitas Missionárias.
2)De 25/10/09 até 31/3/10 – Período de reflexão do primeiro texto pelas paróquias, movimentos e demais associações.
Período também para continuar as celebrações do centenário de nascimento de D. Hélder Câmara, em consonância com o Ano Sacerdotal e permanecer realizando as visitas missionárias.
3) De 3/6 até 30/10/10 - Período de reflexão do segundo texto pelas paróquias, movimentos e demais associações.
Continuam as visitas missionárias e acontecem as grandes celebrações em nível arquidiocesano
4) De 20/1/11 até a Assembleia Arquidiocesana
5) Dias 2 e 3/4/11- Assembleia Arquidiocesana
Com exceção da última etapa, que já será a Assembleia, as demais serão marcadas pelo estudo de um texto e por atividades em nível arquidiocesano ligadas diretamente a aspectos importantes no atual momento evangelizador no Rio de Janeiro. Todos devem, portanto, guardar bem as indicações a seguir, preparando-se desde já para cada um dos eventos.
1º de maio – Dia do Trabalhador – Celebração das Pastorais Sociais – 9h – Catedral
17 de julho – Reservado para o Congresso Arquidiocesano de Catequese
28 de agosto – Peregrinação Arquidiocesana a Aparecida
7 de setembro – Encontro Arquidiocesano dos Círculos Bíblicos
8 de outubro – Dia Nacional do Nascituro – Celebração Arquidiocesana pela Vida
21 de novembro – Cristo Rei – Encontro Arquidiocesano dos Ministérios – 8.30h às 12h - Catedral
Obs.: nos períodos de reflexão, reunir grupos para a leitura e análise do texto nas comunidades por livre iniciativa.
Fonte:11º Plano Pastoral de Conjunto - 1º Texto para Reflexão nas Comunidades
Administrador

Lançada a Campanha Papai Noel dos Correios 2009

“Voce não precisa acreditar em Papai noel, mais pode ser um”
O que é:
O Projeto Papai Noel dos Correios é uma ação corporativa, desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais, que tem como foco principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao “Papai Noel”. O objetivo central é manter a magia do Natal.
A quem se destina?
O destinatário do projeto é a criança que envia pelos Correios uma cartinha ao Papai Noel. As cartas que partem das comunidades carentes em todo o País são separadas e colocadas à disposição da sociedade para quem quiser adotá-las. Ou seja, nem todas as crianças carentes serão necessariamente atendidas.
Como é feita a triagem?
Inicialmente são descartadas as correspondências que não contêm remetentes ou as com endereços repetidos. Portanto, não adianta mandar mais de uma carta, pois não se tr ata de sorteio. Assim, é importante o correto preenchimento do nome e endereço do destinatário, com CEP. Cartas de adultos não são atendidas, bem como pedidos de medicamentos, celular, MP3, DVD, notebooks e afins. Os critérios de atendimento de pedidos são razoabilidade e possibilidade.
Cada Regional tem um método de trabalho para classificação e seleção das cartas destinadas para adoção, considerando diversos fatores, tais como: tamanho da área abrangida, número de correspondências, número de adoções, número de voluntários envolvidos, etc.
Em 1997, a iniciativa transformou-se em projeto corporativo, passando a ser desenvolvida em todas as 28 Diretorias Regionais da empresa.
Números:
Desde a criação do projeto o número de correspondências vem aumentando. Abaixo, os dados dos últimos quatro anos:
Ano Cartas recebidas Cartas respondidas Cartas adotadas
2005====395.183==========145. 474=======130.655
2006====501.605==========177.549=======226.934
2007====792.760==========231.552=======357.971
2008====1078.711=========365.446=======464.481
Quem pode colaborar?
Todas as pessoas da sociedade podem colaborar, tanto como voluntários para auxiliar na leitura e triagem das cartas, como para adotar um pedido. Para isso, basta entrar em contato com os Correios de sua região .
&n bsp; Nós, do Planeta Voluntários, convidamos você a servir e a apoiar os outros com Devoção e compaixão.
* Os interessados em adotar uma cartinha podem procurar, de 09 de novembro a 18 de dezembro, em uma unidade dos Correios mais próxima de sua casa.
Faça você também uma criança sorrir neste Natal.
Seja Voluntário você Também!
Planeta Voluntários -A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil !!!

05/12/2009

38º aniversário de fundação do Sodalício de Vida Cristã

Colaboração: Célia Pavarato

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 é anunciada no Vicariato Norte

O anúncio da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 para o Vicariato Episcopal Norte foi feito, no sábado passado, dia 05/12/09, das 8h às 12h, na Paróquia Sagrados Corações, na Tijuca. Monsenhor Gustavo Auler, Vigário Episcopal do Vicariato Norte, fez a abertura do encontro com a leitura e reflexão sobre o Evangelho do dia, quando Jesus envia os doze discípulos: "Jesus chama os discípulos para dar sinais de Deus e para que o Reino se concretize", disse. Agradeceu a acolhida do Pe. Geraldo e a presença da comissão arquidiocesana da campanha.
Carmem Swire, coordenadora dos Círculos Bíblicos, apresentou os coordenadores forâneos da CF 2010 do Vicariato Norte que iniciarão encontros nas foranias. São eles: 1ª Forania: Benedita e Ari Honório, 2ª Forania: André, 3ª Forania: Tadeu, 4ª Forania: Ana Maria, 5ª Forania: Edmilson e Maria José, 6ª Forania: Doracildes (Dora).Em seguida, expôs slides e explicou o conteúdo do texto-base da campanha que aproveita o momento específico da Quaresma para mudança de atitudes, objetivando um mundo mais justo e solidário. As cinco Igrejas Cristãs que compõem o CONIC participarão da campanha.
Sob o tema "Economia e Vida" e o lema:"Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro"Mt 6,24, a campanha visa maior responsabilidade diante da vida, enfrentando "com consciência crítica, os temas do desenvolvimento e da justiça , da economia e da vida humana" (Texto-base).
Grupos de reflexão destacaram os sinais de esperança e de morte contidos nas notícias de jornais e revistas nacionais.
Edmilson e Maria José, do Comitê Ficha Limpa RJ, distribuíram e-mails para que enviemos com urgência mensagens para que os parlamentares votem a favor da lei a ser votada.
A Pastoral da Comunicação do Vicariato Norte está à disposição para divulgar datas de encontros forâneos sobre a CF 2010 ou outros assuntos. Há representações em cada Forania.
Um estande foi colocado para quem quisesse adquirir o texto-base da CF 2010, o livreto (1ª parte) do 11º Plano Pastoral de nossa Diocese e cartazes.
Texto/fotos: Waldéa.

03/12/2009

Festa da Imaculada Conceição na Paróquia Nª Sª da Conceição e S. José

Novena da Padroeira: de 29/11 a 07/12/09, às 19.30h, sábados e domingos, às 18h
Dia 8/12/09 - Terça-feira - Dia da Padroeira
Dia Santo de Guarda
Missas: 6.30h, 8h, 10h, 16h (Missa da Saúde) e 19.30h
Solene Procissão Luminosa, às 18.30h
Festa externa com barraquinhas durante todo o dia
No dia 5/12, sábado: RODÍZIO DE PIZZA - A partir das 19.30h
Paróquia de Nª Sª da Conceição e S. José
Av. Amaro Cavalcante, 1761 - Engenho de Dentro
Tel. 2269-9595

Pastorais e Movimentos em Missa de Ação de Graças pelas realizações em 2009

Todas as Pastorais e Movimentos do Vicariato Episcopal Norte estão convidados para participar da Missa de Ação de Graças pelos trabalhos realizados no ano de 2009, na Paróquia S. Francisco Xavier,na Tijuca, no dia 9 de dezembro/09,quarta-feira, às 19.30h. Após a missa, haverá partilha e confraternização no salão paroquial.
Fonte: Vicariato Episcopal Norte

01/12/2009

Festa de Santa Luzia 2009, em Jacarepaguá

Programa: de 4 a 20/12/09
• 5/12, 20h: Encenação "Vida de Santa Luzia", segundo trabalho de nosso Grupo Teatral
• 12/12, 11h: Carreata pelas ruas de Jacarepaguá
• 12/12, 19h: Missa com Lucernário e Bênção das Velas
• 13/12: No dia da Padroeira, 4 missas solenes (7h, 9h, 12h, 17h), a Procissão da Luz (18h) e, logo após a Procissão, Missa Campal celebrada por D. Edson de Castro Homem
• 20/12, 8h: 2ª Corrida e Caminhada de Santa Luzia
A programação completa está no cartaz e no link: http://www.santaluziagardenia.org.br/eventos/161-festa-de-santa-luzia-2009
Paróquia Santa Luzia
Av. das Lagoas, 12 - Gardênia Azul (Jacarepaguá)
Tel.: (21) 2445-4941
Site: www.santaluziagardenia.org.br
E-mail: secretaria@santaluziagardenia.org.br
Twitter: @santaluziagard
Colaboração: Jonathan Augusto da Silva - Vicariato Jacarepaguá